Você sabe o que é hidrolato? Ou melhor, você já ouviu falar a respeito deste produto, uma vez que ele não é tão conhecido quanto alguns tipos de óleos essenciais? Pois bem, no texto de hoje, a Atavie vai te ajudar a compreender de maneira prática, o que são os hidrolatos e como eles podem ser excelentes alternativas para quem busca por melhores resultados nos mais diferentes tipos de tratamentos para corpo e mente.

Vamos lá?

o que é hidrolato

O que é Hidrolato e para que ele serve em determinados tratamentos? É a mesma coisa que óleos essenciais?

Para entender o que é um hidrolato, precisamos dar alguns passos atrás e entender o que são os óleos essenciais. Estes, certamente você já ouviu falar, não é mesmo? Afinal, os óleos essenciais são produtos feitos a partir da extração de plantas, raízes e folhas das mais diferentes regiões do mundo, para os mais diferentes tipos de tratamento.

Eles são famosos por serem usados como matéria prima para um tratamento de aromaterapia ou tratamentos de psicoaromaterapia. Além, claro, de seus benefícios relacionados a tratamentos físicos, como feridas ou dores no corpo. Mas, o que os hidrolatos têm a ver com isso? Vamos entender agora.

O hidrolato pode ser considerado um sub-produto da extração feita para produzir os óleos essenciais. Ou seja, tudo aquilo que não é aproveitado para o óleo essencial, acaba tendo um excelente destino, sendo que o que sobra não são coisas “ruins”. Mas sim, substâncias extremamente potentes e que entregam muitos benefícios para o nosso corpo.

Então, o hidrolato é um tipo de óleo essencial, só que muito menos concentrado. E isto abre um leque incrível de possibilidades de uso, uma vez que os óleos essenciais devem ser manuseados por profissionais ou por pessoas que saibam o que estão fazendo. Os hidrolatos são muito mais fáceis de lidar. E por isso, vamos entender todos os benefícios que os hidrolatos podem nos proporcionar.

Acompanhe!

Benefícios dos Hidrolatos – Eles são melhores que os óleos essenciais ou são apenas diferentes?

Agora que já entendemos o que é hidrolato, vamos entender quais são seus benefícios para nosso corpo e vida. Por isso, não podemos simplesmente comparar o hidrolato com os óleos essenciais. Afinal, são produtos completamente diferentes – embora sua produção tenha algumas leves semelhanças.

Os benefícios do hidrolato estão ligados a tratamentos para a pele, corpo e mente. São ótimos para uma série de situações diferentes e a Atavie indica o seguinte:

  • Use os hidrolatos para hidratar a pele, tonificar e refrescar;
  • São ótimos para usar em conjunto com tratamentos faciais, como as famosas máscaras de argila;
  • Caso prefira usá-lo em banhos aromáticos, esta também é uma excelente ideia;
  • São ótimos aromatizadores de ambientes;
  • O hidrolato é bom para jovens, adultos, crianças e idosos – Não possui muitas limitações de uso por não ser tão concentrado quanto o óleo essencial;

Vamos entender melhor cada um dos tópicos acima a partir de agora. Continue lendo para não perder nada e, quem sabe, você ainda compra hoje o seu hidrolato preferido na nossa loja virtual. Acompanhe!

Use os hidrolatos para hidratar a pele, tonificar e refrescar

O hidrolato é um ótimo produto para ajudar você com tratamentos de pele. Ou seja, você poderá hidratá-la, tonificá-la e refrescá-la de maneira muito simples e prática, uma vez que o hidrolato é menos concentrado do que o óleo essencial. Isto faz com que a aplicação possa ser feita de maneira mais tranquila.

São ótimos para usar em conjunto com tratamentos faciais, como as famosas máscaras de argila

Se você adora fazer as famosas máscaras de argila, que inclusive você pode comprar aqui na Atavie, certamente vai gostar de potencializar ainda mais o tratamento. E isto pode ser feito com os hidrolatos, que ajudam a deixar a pele do rosto ainda mais suave e macia.

Afinal, unir dois produtos orgânicos em prol de um benefício maior pode, sim, ser uma ótima ideia, desde que feito da maneira certa e com os produtos certos.

Caso prefira usá-lo em banhos aromáticos, esta também é uma excelente ideia

Os banhos aromáticos também são ótimos destinos para a utilização dos hidrolatos dos mais diferentes aromas e benefícios. Eles podem ser combinados em banheiras com outros sais e produtos relaxantes e revigorantes.

Escolher o aroma que mais agrade seu olfato é uma dica importante. Afinal, você passará um bom tempo aproveitando seu banho – e os aromas precisam, obviamente, deixar o momento confortável.

São ótimos aromatizadores de ambientes

O hidrolato pode ser usado, ainda, como um “simples” aromatizador de ambientes. Caso você não queira combinar ele em tratamentos específicos para o corpo e pele, usar apenas como aromatizador pode, sim, ser uma ótima ideia. Afinal, ter um ambiente confortável e que faça você se sentir em casa é fundamental, não é mesmo?

O hidrolato é bom para jovens, adultos, crianças e idosos – Não possui muitas limitações de uso por não ser tão concentrado quanto o óleo essencial

E por fim, os hidrolatos ainda nos oferecem uma flexibilidade incrível de uso, sem tantas limitações. Ou seja, diversas pessoas podem usar, em diversos tipos de pele. Diferente dos óleos essenciais, por exemplo, que devem ser ponderados de maneira profissional. Afinal, poucas gotas já serão o suficiente para diversos tipos de tratamentos.

tipos de hidrolatos

Quais são os melhores hidrolatos para cada necessidade?

Tá, já entendemos o que é hidrolato e quais são os seus benefícios reais para o uso no dia a dia. Mas quais seriam os melhores hidrolatos para cada tipo de tratamento? Para te ajudar, separamos uma lista com alguns dos principais tipos de hidrolatos que podem ser incrivelmente úteis para as seguintes necessidades:

  • Energizante: Hidrolato de alecrim;
  • Deixar a casa com aroma floral: Hidrolato de alecrim, lavanda, gerânio (ou outras flores e essências);
  • Purificador de ambientes: Hidrolato de alecrim, lavanda e gerânio;
  • Para refrescar o corpo: Hidrolato de lavanda e gerânio;
  • Para peles mais sensíveis e ressecadas: Hidrolato de lavanda e gerânio;
  • Peles com acne e as oleosas: Hidrolato de alecrim, lavanda ou gerânio;
  • Aromatização do quarto do bebê: Hidrolato de lavanda;
  • Para o carro: Hidrolato de gerânio e alecrim;
  • Picadas de mosquitos: Hidrolato de gerânio, citronela e lavanda;

É claro que estes são apenas alguns exemplos. Afinal, hidrolatos possuem muito mais utilidades do que apenas estas. Combinações podem ser feitas e, claro, você pode optar por aromas que sejam do seu agrado para determinadas ocasiões. Clique aqui para conhecer os hidrolatos da Atavie.

Qual o preço e onde comprar hidrolatos de qualidade?

O preço dos hidrolatos geralmente são muito mais baratos do que os óleos essenciais. Afinal, os óleos são concentrados, enquanto os hidrolatos são muito menos. E isto é incrível, pois você consegue comprar um produto tão bom quanto um óleo essencial, por um preço muito mais acessível!

Compre hidrolatos em lojas que entendam do assunto para garantir uma compra segura e um produto de qualidade. A Atavie está aqui para lhe ajudar e, se restarem dúvidas sobre o tema, por favor, entre em contato pelo WhatsApp, e-mail ou telefone para que possamos resolvê-las.

Clique aqui e conheça a loja virtual da Atavie.