Nenhum produto foi encontrado para a sua seleção.

Maquiagem vegana e natural

Mulheres de todos os lugares tem sido cada vez mais adeptas ao veganismo, e isso não poderia excluir a maquiagem da equação, certo? Com um mundo que luta cada vez mais por um consumo consciente e sem maus tratos a animais, o veganismo tem revolucionado a nossa forma de consumir alimentos, roupas e produtos de beleza. Não seguem apenas a vertente vegana, como tem incentivado e estão se propondo cada vez mais a defender a produção e o uso da maquiagem natural, também. 

De acordo com pesquisas, 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, o que representa cerca de 30 milhões de pessoas. 55% de entrevistados pelo IBOPE, declarou que usaria mais produtos veganos se a sua especificação fosse explícita, ou se o seu custo fosse o mesmo ou similar ao custo dos produtos tradicionais.Nas capitais, esta porcentagem sobe para 65%.

Ou seja, estamos encontrando cada vez mais adeptos ao consumo de forma mais natural e orgânica., o que promove uma vida mais saudável para quem consome e para o planeta.

Conheça também: Cosméticos veganos

Maquiagem vegana e natural – Quais são as diferenças para as convencionais?

Maquiagem vegana, natural, cruelty free. São conceitos que se aproximam muito um do outro, mas, analisados de perto, tornam-se diferentes. Acontece que nem todo cosmético orgânico é vegano, assim como nem todo cosmético “cruelty free” é 100% natural. Mas, diferenças à parte, são estas iniciativas que têm levantado a bandeira de um consumo mais sustentável em relação à beleza e tudo o que ela agrega.

Para início de conversa, precisamos entender as diferenças entre maquiagem vegana e natural.

A maquiagem natural é produzida com componentes naturais como argilas e extratos vegetais. Elas não contêm parabenos, óleo mineral e outras substâncias tóxicas. Ou seja, são livres de qualquer ingrediente industrializado, ou químicos muito fortes. O que classifica um produto como natural é ter a sua fórmula com 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. Normalmente, marcas do nicho natural e conscientes não testam seus produtos em animais. Afinal, seria controverso investir na produção natural, mas continuar provocando sofrimento animal. Contudo, algumas marcas utilizam matéria-prima animal, como a cera de abelha, em sua fórmula. Por isso, é sempre importante conferir os rótulos dos produtos adquiridos.

A maquiagem vegana não contém ingrediente derivados de animais, como mel, leite e gordura bovina. No meio sustentável, é a que mais cresce no mercado, facilitando a compra e a pesquisa. Tem ganhado cada vez mais espaço entre os cosméticos ditos tradicionais.

Como sendo uma proposta que não utiliza meios animais para a produção, a maquiagem vegana é cruelty-free, ou seja, não é testada em animais, preservando a vida dos bichinhos. Entretanto, não significa que há apenas componentes naturais, podendo conter ingredientes sintéticos.

Veja também: Tratamentos veganos

Como saber se uma maquiagem é natural e vegana?

O mais importante na hora da avaliação do produto é analisar os ingredientes relatados no rótulo. Como sabemos não ser uma tarefa fácil e ágil, há maneiras mais fáceis de se identificar um produto como vegano, de verdade. O mais certeiro a se fazer é pesquisar a marca desejada no site do PETA.

Para que você saiba o que está consumindo em termos de cosméticos, segue abaixo uma listinha de produtos que não podem estar presentes na fórmula de uma maquiagem vegana:

  • Albumina
  • Cera de abelha
  • Colágeno
  • Gelatina
  • Gordura animal
  • Lanolina
  • Leite
  • Mel
  • Tutano
  • Caseína
  • Carmim ou ácido carmínico
  • Lanolina 
  • Tutano e placenta de boi 
  • Queratina 
  • Esqualeno 
  • Vitamina D3 

Ufa! A lista é grande, mas faz parte da maneira mais segura de se confirmar se o produto que você está consumindo é realmente natural ou vegano.

Conheça também: Batom vegano

Quais os benefícios das maquiagens veganas e naturais?

Apropriada para peles sensíveis e para saúde da sua pele

Tendo menos ingredientes artificiais e prejudiciais na sua composição, a maquiagem vegana favorece a peles mais sensíveis e propensas a desenvolver alergias. Os cosméticos veganos, por não serem manipulados com produtos industrializados, agridem menos do que os produtos tradicionais. Sendo um produto mais natural e leve, sua fórmula é compatível e benéfica para todos os tipos de pele; da mais seca para a mais oleosa, da mais sensível à pele mais resistente.

Você ajuda a natureza

Os cosméticos ditos tradicionais são prejudiciais à natureza. Isso porque geram resíduos tóxicos, que são poluentes na natureza.Suas embalagens, e até mesmo fórmula, prejudicam a vida aquática e a preservação dos oceanos. Uma vez que os produtos veganos são comprometidos com a sustentabilidade, seus fabricantes se atentam ao uso de materiais naturais e recicláveis, que são menos prejudiciais a todas as formas de vida.

Conheça também: Gloss vegano

Você pode fazer a sua própria maquiagem

É interessante que com os cosméticos veganos, você pode voltar um pouco à infância, na época de produção de suas próprias maquiagens. A proposta da maquiagem baseada em frutas e vegetais pode parecer inédita, mas já é um conceito milenar.

Tribos indígenas utilizavam as próprias flores e frutas para seu próprio embelezamento, Cleopatra utilizava os mesmos meios, também. É possível encontrar tutoriais fáceis e ágeis na internet para que você possa começar a se divertir criando uma linha exclusiva só sua.

Ir ao Topo