Hidrolatos
Você já ouviu falar nos hidrolatos? Se usados corretamente, eles podem ser grandes aliados da saúde e da beleza. Continue a leitura do artigo para descobrir como os hidrolatos podem fazer parte dos seus rituais de bem-estar e autocuidado.
Hidrolatos – O que são e para que servem?
Também conhecidos como hidrossóis, os hidrolatos são obtidos a partir do processo de destilação para obtenção dos óleos essenciais das plantas. São o subproduto desse processo, mantendo os elementos voláteis das plantas.
Em geral, possuem as mesmas propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, porém em concentração bem mais baixa. Também possuem o mesmo perfume das plantas, só que mais suave.
São produtos 100% naturais, ou seja, não existe hidrolato sintético. Os hidrolatos verdadeiros também são totalmente puros, já que não são acrescentadas substâncias como álcool ou conservantes.
Veja: óleos vegetais.
Hidrolatos x Óleos essenciais – Qual é a diferença entre eles?
Não há dúvidas de que os óleos essenciais são verdadeiras dádivas para a saúde e a beleza. Contudo, eles devem ser preferencialmente restritos aos profissionais de aromaterapia ou pessoas que possuem algum conhecimento na área. Isso porque são substâncias bastante complexas, e seu uso indiscriminado pode causar severos prejuízos à saúde.
Já os hidrolatos, por serem muito menos concentrados, podem ser usados por todos. Até mesmo crianças, bebês e pessoas de pele sensível podem se beneficiar de suas propriedades terapêuticas. Alguns hidrolatos podem ser aplicados mesmo em peles feridas ou irritadas, podendo ajudar na cicatrização e funcionar como calmante e refrescante.
Outra vantagem dos hidrolatos é que são bem mais acessíveis que os óleos essenciais.
Veja também todos os óleos essenciais da Atavie.
Para que servem os hidrolatos?
Os hidrolatos possuem diversas aplicações. Muito usados nos tratamentos para o rosto, podem funcionar como tônico facial, substituto da água termal, tratamento de manchas, rugas e acne, e também podem deixar as máscaras faciais ainda mais nutritivas.
Para fazer uma máscara totalmente natural, deve-se misturar o hidrolato mais adequado para o seu tipo de pele em argila branca ou verde, até formar uma pasta. Aplicar no rosto com um pincel. Deixar quinze minutos e enxaguar com água fria.
Para a saúde, os hidrolatos podem ajudar a promover relaxamento e combater a ansiedade, funcionando como auxiliares no tratamento de gripes e resfriados. Outro possibilidade é o uso dos hidrolatos como coadjuvantes da saúde bucal. Podem ser diluídos em água e utilizados em bochechos e gargarejos para proteger dentes e gengivas, combater a placa, além de refrescar o hálito.
Os hidrolatos também têm sua aplicação nos ambientes: em difusores, podem ser utilizados como aromatizador. Algumas borrifadas na roupa de cama podem ajudar a dormir melhor. Também pode ser borrifado no interior carro para dar um cheirinho especial.
Caso queira um perfume delicioso e sem adição de produtos químicos, basta escolher um hidrolato com um aroma que você goste e borrifar no corpo, logo depois do banho.
Principais hidrolatos e seus benefícios
Para aproveitar ao máximo o potencial dos hidrolatos, você deve conhecer suas especificidades e aplicações. A seguir, uma lista com os hidrolatos mais comuns e os diversos benefícios que podem trazer à saúde e a beleza:
Lavanda: o hidrolato de lavanda é muito versátil. Além de relaxante, serve para peles sensíveis e com acne. O hidrolato de lavanda é ótimo para ser usado no pós depilação, por ajudar a acalmar a pele e cicatrizar os tecidos mais rapidamente.
Rosa: ideal para tratamento de peles secas e maduras. Deve ser borrifado diretamente no rosto ou aplicado com um disco de algodão. Também funciona como um excelente perfume.
Melaleuca (também conhecido como tea tree): mais um hidrolato que possui diversas aplicações. É excelente para peles oleosas e com acne, atua como purificante, fungicida e bactericida. O hidrolato de melaleuca pode ser um cuidado a mais depois de cuidar das unhas dos pés, por ajudar a prevenir e tratar micoses na região.
Gerânio: com aroma encantador, é ótimo para revitalizar e equilibrar a pele. Pode ser aplicado diretamente na pele ou com um pedaço de algodão.
Alecrim: funciona como tônico capilar natural. Pode ser aplicado no couro cabeludo para combate a queda de cabelos, caspa e oleosidade em excesso. Também funciona como energizante, quando utilizado no aromatizador ou borrifado nos ambientes.
Hortelã-pimenta: energizante e refrescante, ideal para aliviar a coceira e queimaduras solares. Para potencializar o efeito, aplique gelado.
Patchouli: o hidrolato de patchouli é ótimo para regenerar a pele, podendo ser usado em eczemas e dermatites. Também pode ser usado no tratamento para peles secas e com rugas, na máscara facial de argila.
Citronela: quando borrifado na pele, funciona como um ótimo repelente natural de insetos.
Capim-limão (também conhecido como lemongrass): o hidrolato de lemongrass tem propriedades energizantes, quando usado como aromatizador de ambientes. Em tratamentos de beleza, é usado como adstringente e estimulante da circulação. Também é calmante e refrescante da pele.
Os hidrolatos são seguros, acessíveis e eficientes. São perfeitos para quem quer começar a adotar hábitos mais naturais e saudáveis também ao cuidar da beleza.
Veja também todos os óleos essenciais da Atavie.