Você já ouviu falar dos óleos vegetais? Pois bem, estes são artigos excelentes para uma série de situações no dia a dia com os cuidados do corpo. Afinal, como você sabe, cuidar do nosso corpo a partir de cosméticos corretos é tão importante quanto cuidar da nossa saúde do ponto de vista alimentar e prática de exercícios.

Mas, será que você sabe tudo sobre os óleos vegetais? Neste texto, a Atavie vai levar você para conhecer um pouco mais sobre este importante composto que está ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras caseiras. Afinal, os cuidados com a saúde estão cada vez mais “em alta” no dia a dia de todas as pessoas, não é mesmo?

Sendo assim, acompanhe o texto para entender mais sobre este item.

Óleos vegetais – O que são?

Os óleos vegetais são extratos naturais de sementes, plantas ou fibras selecionadas e que podem fornecer uma gordura rica em trigliceróis. Esta gordura, então, não dissolve facilmente em água e por isso o óleo é formado, podendo ser útil para uma série de situações do dia a dia.

Existem diversos tipos de óleos vegetais naturais e veganos, todos eles pensados para que você possa ter não só bem-estar, mas também, um cosmético livre de químicos ou compostos pesados, que fazem mais mal do que bem.

Benefícios dos óleos vegetais naturais e veganos

Agora que já entendemos o que são os óleos vegetais, é hora de começar a entender melhor quais os benefícios deles para o corpo. Afinal, conforme mencionamos, eles não são apenas mais um cosmético na prateleira do banheiro. Eles são verdadeiramente ricos em muitas frentes de cuidados.

Diferentemente de outros tipos de óleos industriais, o óleo vegetal natural e vegano não possui nenhum tipo de composto químico que possa causar danos no seu organismo. Afinal, como você sabe, hoje em dia existem inúmeros cosméticos que até são benéficos para determinada situação. Mas que podem ser muito maléficos para outras. Ou seja, a relação de custo-benefício é muito desequilibrada.

Então, vejamos tudo que você pode aproveitar utilizando um item natural e pensado para você.

Menos chances de irritação e alergia na pele

O primeiro critério que podemos levar em consideração para explorar os benefícios dos óleos vegetais, é a questão das irritações e alergias na pele. Alguns cosméticos podem apresentar este tipo de efeito colateral, principalmente aqueles que não possuem certificações adequadas. Neste caso, o barato pode sair muito caro.

No caso dos óleos vegetais da Atavie, você não precisa se preocupar com alergias ou irritações. Afinal, o organismo consegue reconhecer quando uma substância é ou não nociva para o sistema. E quanto menos ingredientes industrializados ou processados o cosmético tiver, mais bem aceito pelo seu corpo ele será. É o caso do óleo vegetal natural e vegano da Atavie.

Nutrição natural e saudável – Transportam vitaminas pelo corpo

Outro excelente benefício proporcionado pelo óleo vegetal, é a nutrição que ele pode oferecer para a pele. A gordura que entra em contato com nosso organismo é repleta de vitaminas variadas, o que é ótimo não só para repor algum tipo de nutriente perdido. Mas também, para manter e pele sempre saudável por muito tempo. Afinal, não é de qualquer forma que a pele pode absorver vitaminas e, muitas vezes, ela sequer absorve.

Por isso, quanto mais você conseguir encontrar produtos que ajudem seu corpo neste sentido, melhor. E quanto mais naturais forem estes produtos, como o óleo vegetal da Atavie, mais saudável sua vida será no médio e longo prazo.

Ótimos hidratantes naturais

O óleo vegetal é também um poderoso hidratante, pois garante que a pele continue sempre sedosa e macia, principalmente depois de atingirmos uma certa idade. Afinal, a partir dos 20 anos de idade a pele já começa a ter dificuldades para se manter hidratada como deveria. Basta compararmos nossa pele, com a pele de uma criança ou bebê. As diferenças serão muito grandes. E o quesito hidratação está muito ligado a isso.

Ajudam na cicatrização da pele e evitam lesões

O óleo vegetal é um ótimo cicatrizante e protetor de lesões. Ou seja, ele deixa a pele forte para que ela não sofra os desgastes do dia a dia, como simples arranhões ou cicatrizações demoradas.

Como você sabe, nosso corpo é uma máquina e, para tudo funcionar corretamente, é preciso manter tudo sempre limpo, energizado, equilibrado e saudável.

É bactericida e deixam os poros livres para respirar

Outro ótimo benefício proporcionado pelo óleo vegetal, é que ao usá-lo, você não bloqueia os poros da pele. Ou seja, não há obstrução para a troca de oxigênio. E isto é fundamental!

Além disso, o óleo é também bactericida, agindo diretamente no combate a bactérias que possam estar circulando pela nossa derme por diversos motivos e situações. Interessante, não é mesmo?

Qual a diferença entre óleo essencial e óleo vegetal?

E qual a diferença entre óleos vegetais e óleos essenciais? A Atavie te explica. Basicamente, o óleo vegetal é um composto muito mais grosso e com um cheiro não tão marcante. Já os óleos essenciais, são compostos mais líquidos, concentrados e que possuem a questão aromática entre suas principais características.