Hidrolatos: o que são e principais benefícios

Você já ouviu falar nos hidrolatos? Se usados corretamente, eles podem ser grandes aliados da saúde e da beleza. Continue a leitura do artigo para descobrir como os hidrolatos podem fazer parte dos seus rituais de bem-estar e autocuidado.

O que são hidrolatos?

Também conhecidos como hidrossóis, os hidrolatos são obtidos a partir do processo de destilação para obtenção dos óleos essenciais das plantas. São o subproduto desse processo, mantendo os elementos voláteis das plantas.

Em geral, possuem as mesmas propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, porém em concentração bem mais baixa. Também possuem o mesmo perfume das plantas, só que mais suave.

São produtos 100% naturais, ou seja, não existe hidrolato sintético. Os hidrolatos verdadeiros também são totalmente puros, já que não são acrescentadas substâncias como álcool ou conservantes.

Hidrolatos x Óleos essenciais

Não há dúvidas de que os óleos essenciais são verdadeiras dádivas para a saúde e a beleza. Contudo, eles devem ser preferencialmente restritos aos profissionais de aromaterapia ou pessoas que possuem algum conhecimento na área. Isso porque são substâncias bastante complexas, e seu uso indiscriminado pode causar severos prejuízos à saúde.

Já os hidrolatos, por serem muito menos concentrados, podem ser usados por todos. Até mesmo crianças, bebês e pessoas de pele sensível podem se beneficiar de suas propriedades terapêuticas. Alguns hidrolatos podem ser aplicados mesmo em peles feridas ou irritadas, podendo ajudar na cicatrização e funcionar como calmante e refrescante.

Outra vantagem dos hidrolatos é que são bem mais acessíveis que os óleos essenciais.

Para que servem os hidrolatos?

Os hidrolatos possuem diversas aplicações. Muito usados nos tratamentos para o rosto, podem funcionar como tônico facial, substituto da água termal, tratamento de manchas, rugas e acne, e também podem deixar as máscaras faciais ainda mais nutritivas.

Para fazer uma máscara totalmente natural, deve-se misturar o hidrolato mais adequado para o seu tipo de pele em argila branca ou verde, até formar uma pasta. Aplicar no rosto com um pincel. Deixar quinze minutos e enxaguar com água fria.

Para a saúde, os hidrolatos podem ajudar a promover relaxamento e combater a ansiedade, funcionando como auxiliares no tratamento de gripes e resfriados. Outro possibilidade é o uso dos hidrolatos como coadjuvantes da saúde bucal. Podem ser diluídos em água e utilizados em bochechos e gargarejos para proteger dentes e gengivas, combater a placa, além de refrescar o hálito.

Os hidrolatos também têm sua aplicação nos ambientes: em difusores, podem ser utilizados como aromatizador. Algumas borrifadas na roupa de cama podem ajudar a dormir melhor. Também pode ser borrifado no interior carro para dar um cheirinho especial.

Caso queira um perfume delicioso e sem adição de produtos químicos, basta escolher um hidrolato com um aroma que você goste e borrifar no corpo, logo depois do banho.

Principais hidrolatos e seus benefícios

Para aproveitar ao máximo o potencial dos hidrolatos, você deve conhecer suas especificidades e aplicações. A seguir, uma lista com os hidrolatos mais comuns e os diversos benefícios que podem trazer à saúde e a beleza:

Lavanda: o hidrolato de lavanda é muito versátil. Além de relaxante, serve para peles sensíveis e com acne. O hidrolato de lavanda é ótimo para ser usado no pós depilação, por ajudar a acalmar a pele e cicatrizar os tecidos mais rapidamente.

Rosa: ideal para tratamento de peles secas e maduras. Deve ser borrifado diretamente no rosto ou aplicado com um disco de algodão. Também funciona como um excelente perfume.

Melaleuca (também conhecido como tea tree): mais um hidrolato que possui diversas aplicações. É excelente para peles oleosas e com acne, atua como purificante, fungicida e bactericida. O hidrolato de melaleuca pode ser um cuidado a mais depois de cuidar das unhas dos pés, por ajudar a prevenir e tratar micoses na região.

Gerânio: com aroma encantador, é ótimo para revitalizar e equilibrar a pele. Pode ser aplicado diretamente na pele ou com um pedaço de algodão.

Alecrim: funciona como tônico capilar natural. Pode ser aplicado no couro cabeludo para combate a queda de cabelos, caspa e oleosidade em excesso. Também funciona como energizante, quando utilizado no aromatizador ou borrifado nos ambientes.

Hortelã-pimenta: energizante e refrescante, ideal para aliviar a coceira e queimaduras solares. Para potencializar o efeito, aplique gelado.

Patchouli: o hidrolato de patchouli é ótimo para regenerar a pele, podendo ser usado em eczemas e dermatites. Também pode ser usado no tratamento para peles secas e com rugas, na máscara facial de argila.

Citronela: quando borrifado na pele, funciona como um ótimo repelente natural de insetos.

Capim-limão (também conhecido como lemongrass): o hidrolato de lemongrass tem propriedades energizantes, quando usado como aromatizador de ambientes. Em tratamentos de beleza, é usado como adstringente e estimulante da circulação. Também é calmante e refrescante da pele.

Os hidrolatos são seguros, acessíveis e eficientes. São perfeitos para quem quer começar a adotar hábitos mais naturais e saudáveis também ao cuidar da beleza.