Os óleos essenciais estão ganhando cada vez mais notoriedade e popularidade entre as pessoas que não abrem mão de um tratamento natural, orgânico e vegano. Afinal, a gente sabe: o nosso corpo prefere muito mais tudo aquilo que possui traços naturais e orgânicos, de maneira geral. E quanto menos produtos industrializados você consumir, mais saúde no médio e longo prazo.

Mas, e onde entram os óleos essenciais neste aspecto? Este tipo de produto pode oferecer uma série de tratamentos exclusivos e benéficos para uma série de situações. Você poderá tratar desde acnes profundas, até simplesmente aromatizar um ambiente de maneira orgânica e natural. O poder dos óleos essenciais é realmente muito grande.

No texto de hoje, vamos entender tudo sobre alguns dos principais tipos de óleos essenciais, quais seus benefícios e como você poderá começar a usá-los de forma consciente. Vamos lá?

óleos essenciais

Óleos essenciais – Por que são chamados assim? O que é um óleo essencial?

Antes de mais nada, precisamos entender o que são os óleos essenciais e porque eles são chamados assim. De maneira básica, este tipo de óleo é extraído dos mais diversos tipos de plantas, folhas e flores. Porém, esta extração em si não acontece de qualquer forma. Ela é feita para aproveitar ao máximo todos os benefícios que o óleo essencial pode oferecer ao fim do processo.

Existem diversas formas de extrair o óleo da matéria prima, como: destilação a vapor, prensagem a frio, hidrodestilação, extração por solventes, entre outras. A forma como o óleo será extraído, dependerá muito da sua utilização final e, claro, do tipo de superfície que a extração ocorrerá. Cada planta necessitará de um método de extração.

Após este processo, o produto é envasado e chega para você de maneira líquida, em uma concentração extremamente rica e potente, podendo ajudar nos mais diversos tipos de tratamentos. Devido a sua alta concentração, falaremos durante este guia também sobre as formas de usar o produto. Afinal, há diversas restrições e indicações que precisam ser levadas a sério para não acontecer acidentes ou incidentes.

Principais usos do óleo essencial na nossa vida – Tratamentos físicos, emocionais e cosméticos

Os óleos essenciais podem nos oferecer diversos tipos de benefícios relacionados a uma série de situações. Conforme mencionamos anteriormente, você encontrará benefícios desde tratamentos para infecções, saúde mental ou uma “simples” aromatização (estratégia) do ambiente.

Há óleos essenciais que são ótimos para tratamentos emocionais, como o combate ao estresse e a ansiedade. Seus aromas são capazes de eliminar energias negativas e fazer os seus dias serem, de fato, mais leves. Além disso, algumas concentrações são ótimas para tratamentos das vias aéreas ou alguns tipos de problemas circulatórios.

E esta quantidade de tratamentos diferentes somente é viável devido a variedade de tipos de óleos essenciais que você encontra, por exemplo, aqui na Atavie. Os mais diversos blends e extrações podem proporcionar os mais diversos tipos de resultados positivos para aquilo que você esteja tentando melhorar.

óleos essenciais

Quais são os principais e tipos de óleos essenciais? Veja a lista abaixo

Nós preparamos uma lista de óleos essenciais populares, que podem ajudar no seu dia a dia de maneiras diversas. É importante entender que estes são apenas alguns dos mais variados tipos de óleos. Ou seja, não são os únicos. Para conferir mais tipos e essências, você pode consultar a nossa página com todos os produtos disponíveis, ok?

Desta forma, você gostará de saber mais a respeito destes itens a seguir:

Falaremos sobre cada um de forma individual a partir de agora. Acompanhe!

Óleo essencial de lavanda – Reduz estresse, ansiedade e melhora o sono

Podemos começar pelo óleo essencial de lavanda. Este talvez seja um dos modelos mais tradicionais e conhecidos. Talvez você até já tenha ouvido falar. Afinal, ele é ótimo para reduzir o estresse, a ansiedade e ajuda de maneira considerável a recuperação da saúde do seu sono. O que, convenhamos, é fundamental para ter dias produtivos e enérgicos, não é mesmo?

Além disso, ele possui características calmantes e relaxantes, o que pode ajudar nas mais diversas situações do dia a dia. As notas florais são ótimas para deixar os ambientes mais tranquilos e aconchegantes. A partir disso, ele poderá ser usado de diversas maneiras diferentes: massagens, aromatizante, banhos, etc.

Clique aqui para saber mais sobre o óleo essencial de lavanda.

óleos essenciais

Óleo essencial de alecrim – Antioxidante e anti-inflamatório

Já o óleo essencial de alecrim, por sua vez, vai trazer muitos benefícios para a aromaterapia. Afinal, suas notas herbais são ótimas para revitalizar e energizar. Ele atua fortemente como antioxidante e como anti-inflamatório. Ou seja, possui um forte poder de precaução, uma vez que nosso corpo está exposto o tempo inteiro a poluição e sujeiras da rua.

O alecrim já foi uma planta considerada sagrada para uma série de etnias diferentes. Afinal, seu aroma marcante é um ótimo candidato a tratamentos a base de aromas. Mas, claro, sempre com supervisão de um profissional. O uso errado pode levar a problemas sérios de saúde, uma vez que se trata de um produto altamente concentrado.

Saiba mais sobre o óleo essencial de alecrim clicando aqui.

Óleo essencial de melaleuca – Alivia a caspa, acalma a pele e ajuda no tratamento contra acne

A melaleuca é também uma substância absolutamente popular. E deveria, mesmo. Afinal, seus benefícios são incríveis. Este tipo de óleo essencial vai ajudar você a aliviar a caspa, diversos problemas com a pele (como alergias) e é uma alternativa para tratamento de acne, caso esteja sofrendo deste problema.

Ele possui um aroma herbal, como o óleo de alecrim. Porém, com notas diferentes. Este óleo é ótimo para refrescar e muito procurado para os mais diversos tipos de condicionamentos da pele. Ele purifica e acalma.

Entenda mais sobre o óleo essencial de melaleuca clicando aqui.

Óleo essencial de laranja sanguínea – Antidepressivo, antioxidante e antisséptico

E por fim, não poderíamos deixar de mencionar o óleo essencial de laranja sanguínea. A laranja, como você sabe, é uma fruta fresca, cítrica e muito adocicada. E você não precisa esperar menos do que isso deste tipo de óleo essencial. Afinal, os benefícios da laranja podem, sim, ser usados de formas alternativas.

Ele possui muitos benefícios relacionados a saúde mental, uma vez que é antidepressivo. Além disso, é um ótimo antioxidante e antisséptico, garantido a eliminação de diversos tipos de bactérias que estariam ponderando a possibilidade de usar o seu corpo como uma “hospedagem” gratuita.

Veja mais sobre o óleo de laranja sanguínea clicando aqui.

óleos essenciais

Como usar os óleos essenciais corretamente

Até aqui, já entendemos quais são os principais tipos de óleos essenciais, como eles são feitos e porque são chamados assim. E, como estes produtos são altamente concentrados, o modo de usar também precisa ser levado em consideração. Desta forma, a Atavie recomenda que você sempre busque um profissional capacitado e especializado em aromaterapia e manejo de óleos essenciais. Será preciso entender de dosagens e, claro, tomar todos os cuidados para que acidentes não ocorram.

De maneira geral, você nunca poderá usar os óleos essenciais diretamente na pele. Isto pode ser um problema muito grave. Portanto, use sempre em diluições naturais e orgânicas. Pode ser em um banho aromático, pode ser através de algum creme ou pode ser em uma sessão de massagem. O importante é sempre diluir da maneira certa.

Manter os óleos essenciais longe de crianças e animais de estimação é a nossa dica número três. Este produto pode machucar quando entra em contato da maneira errada com o nosso corpo. E, junto a isso, armazene o produto sempre em locais frescos e sem umidade.

Difusor de óleo essencial – É possível usar óleos essenciais sem ser diretamente aplicado no nosso corpo?

Sim. Os difusores são ótimas opções para que você aproveite os óleos essenciais para além de tratamentos da pele. Você terá o poder de deixar a sua casa verdadeiramente perfumada (de forma natural), comprando os óleos corretos para aromatizações equilibradas. O excesso, claro, poderá mais incomodar do que ajudar. Aromas muito potentes não são indicados para difusores.

O óleo essenccial de melaleuca, por exemplo, é uma ótima opção para aromatizar ambientes. O óleo de alecrim, também. Inclusive, você poderá pingar algumas gotinhas em almofadas, colchões ou cortinas, de modo que o cheiro se espalhe pelo ambiente de maneira linear. Nunca use demais, ok? E se você tiver animais de estimação, evite as gotas em locais que eles possam entrar em contato.

Conte com a Atavie para comprar seus óleos essenciais

Agora que já entendemos tudo sobre os óleos essenciais, conte com a Atavie para comprar os seus. Contamos com uma linha completa de aromas e sensações. Basta você escolher e fazer seu pedido para que possamos embalar e enviar para sua casa o quanto antes.

Para qualquer dúvida, basta entrar em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. Por um mundo mais natural, orgânico e saudável, conte com a Atavie.