Neste artigo, a Atavie vai te levar para descobrir o poder dos óleos essenciais através de perguntas e respostas sobre óleos essenciais. Portanto, continue por aqui e veja quais são as principais dúvidas a respeito desse produto tão importante e benéfico para a saúde e usos no dia a dia.

Acompanhe!

perguntas e respostas sobre óleos essenciais

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são produtos líquidos concentrados, que são extraídos de plantas, folhas, flores ou raízes. Esse extrato é feito a partir de processos ultra rigorosos, que visam extrair apenas a essência das plantas. Ou seja, não há misturas ou composições: o que vem dentro do vidrinho de óleo essencial, é apenas o óleo natural das plantas.

Como são extraídos os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são extraídos de várias formas. Mas a maneira mais comum, é a extração por vapor. Ou seja, a planta, raiz ou folha é submetida a uma temperatura alta. O vapor que é gerado nessa condição, contém os óleos das plantas, que são extraídos pela temperatura. Esse óleo, por sua vez, é levado até um condensador e vira o óleo essencial que você conhece.

Para que serve óleo essencial?

O óleo essencial serve para um montão de coisas. Ele é ótimo para a pele, para os cabelos, para o corpo em geral, para tratar problemas de saúde e até para tratar a saúde mental. No entanto, para que sua eficácia seja atingida, é fundamental buscar ajuda de um profissional de aromaterapia. É ele quem poderá te ajudar a extrair as melhores condições do óleo essencial.

Se você não sabe o que é aromaterapia, veja este artigo: O que é Aromaterapia?

Óleos essenciais são veganos e orgânicos?

Sim, óleos essenciais são veganos e orgânicos. Afinal, são extraídos de plantas, flores e demais situações naturais no ambiente. Por isso, é bem importante que você busque sempre por marcas confiáveis, como as que você encontra aqui na Atavie. Isso garante que seus óleos essenciais sejam veganos, orgânicos, puros e naturais.

Óleos essenciais são bons para quê?

Os óleos essenciais são bons para tratar problemas de saúde e também para aromatizar o ambiente. Afinal, esse é um produto que pode ser usado para aromaterapia. Ou seja, terapia por aromas. No entanto, você deve sempre buscar um profissional de aromaterapia para te ajudar a usá-lo da forma correta. Os OEs podem ser bons para:

  • Tratar dor de cabeça;
  • Desequilíbrios emocionais;
  • Problemas gástricos;
  • Dores musculares;
  • Etc.

perguntas e respostas sobre óleos essenciais

Óleo essencial e essência é a mesma coisa?

Não, são coisas completamente diferentes. Enquanto que o óleo essencial é concentrado e extraído de plantas e demais substâncias naturais, as essências não são concentradas. As essências são ótimas para fazer a aromatização do ambiente. Enquanto que os óleos essenciais são ótimos para tratamentos de aromaterapia.

Veja toda a nossa linha de essências e compre online.

Óleo essencial e óleo vegetal é a mesma coisa?

Não, também são coisas completamente diferentes. O óleo essencial, como você sabe, é a extração do óleo das plantas. Enquanto que o óleo vegetal, leva um processo diferente para sua produção e, por isso, ele é mais gorduroso e não é concentrado. Serve muito bem para ser usado como um óleo carreador (para misturar com óleos essenciais).

Compre óleos vegetais online clicando aqui.

Os óleos essenciais são puros?

Sim, são puros. Não existe óleo essencial “não puro”. O que se aproxima dos óleos essenciais, são as essências. Porém, elas não são concentradas e servem apenas para aromatizar o ambiente. Enquanto que os OEs são indicados para tratamentos de aromaterapia.

Óleo essencial pode ser aplicado na pele?

Pode. Porém, você precisa fazer isso sempre de maneira planejada e com um óleo vegetal junto. Usar óleos essenciais diretamente na pele, pode trazer muitos problemas de alergias. Afinal, é um produto muito concentrado. Use diretamente na pele somente com supervisão e indicação de um profissional de aromaterapia.

Pode usar óleo essencial no cabelo?

Pode. O óleo essencial é um ótimo produto para trazer benefícios de saúde para o seu cabelo. Usá-lo no shampoo vegano, no condicionador vegano ou outro óleo vegetal, pode ser uma boa ideia.

Pode usar óleo essencial no aromatizador elétrico?

Pode. E não só pode, como essa é uma das principais indicações de uso da Atavie. Nós recomendamos que você use óleo essencial no aromatizador elétrico, pois é uma excelente forma de deixar o ambiente calmo, tranquilo e muito agradável. Clique aqui para comprar um aromatizador elétrico e começar a usar ele no ambiente com óleos essenciais.

Óleo essencial é um óleo carreador?

Não. O óleo essencial é um óleo concentrado, extraído de plantas. Os óleos carreadores não são concentrados e eles servem justamente para serem usados em conjunto com o óleo essencial. Por exemplo, o óleo vegetal de semente de uva é um ótimo óleo carreador.

perguntas e respostas sobre óleos essenciais

Pode ingerir óleo essencial?

Alguns, sim. Porém, essa indicação é estritamente recomendada por especialistas e profissionais em aromaterapia. Jamais ingira óleos essenciais sem supervisão profissional. Afinal, isso pode trazer problemas muito graves para sua saúde e organismo.

Crianças podem usar óleos essenciais?

Podem. Existem óleos essenciais, inclusive, feitos para serem usados com crianças pequenas. Porém, você precisa se atentar para os laudos e entender exatamente para quem é destinado o óleo essencial. Caso contrário, as crianças podem se intoxicar.

Pode usar óleo essencial na gravidez?

De preferência, não. Alguns óleos essenciais são muito fortes e podem fazer com que a grávida tenha sangramentos e desconfortos. Não use óleos essenciais durante a gravidez, principalmente se não houver uma supervisão médica.

Pode usar óleo essencial em animais?

Sim, alguns óleos essenciais são bons para animais. No entanto, é fundamental fazer o uso com acompanhamento veterinário. Nunca use óleos essenciais com seu bichinho de estimação sem saber exatamente quais são os efeitos colaterais do produto, ok?

Como guardar o seu óleo essencial corretamente?

O ideal é guardá-los em temperaturas de no máximo 18˚C. De preferência, em vidrinhos bem fechados e na cor âmbar, o que previne a ação da luminosidade na fórmula natural do produto. Guarde os óleos longe de crianças e pets. Afinal, eles são concentrados e podem fazer muito mal ao organismo quando usados de maneira acidental.

A marca do óleo essencial é importante?

Sim, muito importante. Confie apenas em marcas renomadas e profissionais. Isso garante que você não compre “gato por lebre”. Procure sempre por lojas especializadas no assunto, como a Atavie. Isso será garantia de compra segura.

Como saber se um óleo essencial é puro?

Para saber se o óleo essencial é puro, basta pingar algumas gotinhas em uma folha branca. Ele precisa evaporar rapidamente e a folha não pode ficar manchada. Isso garante a pureza do óleo. Porém, alguns OEs de cores muito vivas e cítricas, podem deixar manchas no papel. O que não significa que o óleo não é puro.

Leia mais sobre o assunto: Como saber se o óleo essencial é puro? Faça o teste HOJE!

Como usar óleo essencial no ambiente?

Para usar o óleo essencial no ambiente, tudo que você precisa fazer é pingar algumas gotinhas em um aromatizador elétrico. O aromatizador faz o trabalho “pesado” de aromatizar o ambiente. Use cerca de uma gotinha por metro quadrado do ambiente e misture sempre com água ou óleo vegetal. Isso garante que o aromatizador dure por mais tempo.

Onde comprar óleos essenciais?

Compre óleos essenciais na Atavie. Somos uma loja online especializada em produtos naturais, orgânicos e veganos. Compre online as melhores marcas de óleos essenciais e receba o seu produto em casa. Entregamos para todo Brasil.

Clique aqui para conhecer todas as opções de óleos essenciais para comprar online.

Qualquer dúvida, por favor, entre em contato por e-mail, WhatsApp ou redes sociais.