Se você chegou agora no ramo da aromaterapia ou mesmo busca entender um pouco mais sobre o assunto, precisa descobrir como saber se o óleo essencial é puro. Afinal, pode ser muito comum encontrar produtos bastante inseguros e duvidosos no mercado. Portanto, quanto mais você acertar na compra, mais certeza terá de que seu óleo é 100% puro.

Para entender o passo a passo, continue lendo!

Como saber se o óleo essencial é puro? Lavanda, olíbano, alecrim e outros

Como saber se o óleo essencial é puro

Vários óleos essenciais sobre a mesa.

Antes de entender como saber se o óleo essencial é puro, precisamos considerar alguns aspectos importantes. Primeiramente, este artigo não vai falar especificamente de um tipo de OE. Ou seja, serve para todos eles: óleo essencial de lavanda, olíbano, alecrim e todos os mais populares, ok?

Faça o seguinte para descobrir a pureza:

  • Pingue algumas gotinhas do óleo essencial em uma folha totalmente branca;
  • Deixe o óleo essencial evaporar durante um dia inteiro;
  • No dia seguinte, verifique se a folha ficou manchada ou não;

É claro que existem outras formas de você identificar a pureza e a procedência do produto. Entre elas, a escolha de marcas confiáveis e renomadas no mercado. No entanto, com este simples passo a passo você já vai ter uma boa ideia da qualidade dos ingredientes do seu OE.

Para se aprofundar mais neste teste, continue lendo. Vamos falar sobre cada um dos pontos mencionados acima.

Pingue algumas gotinhas do óleo essencial em uma folha totalmente branca

O primeiro passo de como saber se o óleo essencial é puro ou não, é pegar o seu frasquinho, abrir e pingar uma gota de OE em uma folha branca. A folha pode ser sulfite, desde que não tenha nenhuma estampa ou cor. Isto é importante, pois a folha branca vai nos ajudar a entender a densidade do óleo nos passos seguintes.

Pode pingar mais de uma gotinha? Poder, pode. Mas, recomendamos que pingue apenas uma. Pois ela será mais do que suficiente para apresentar os resultados do teste que a gente quer fazer. Afinal, óleos essenciais são altamente concentrados e, por isso, cada gotinha tem muito poder em sua composição – desde que seja 100% puro.

Deixe o óleo essencial evaporar durante um dia inteiro

Depois que você pingou a gotinha de óleo essencial na folha, deixe a folha parada por até um dia inteiro. Deixe em um local comum, com ventilação convencional e sem incidência do sol. Em alguns casos, um dia inteiro não será necessário, pois o óleo vai evaporar muito antes – principalmente os mais cítricos, como o óleo essencial de laranja doce.

No dia seguinte, verifique se a folha ficou manchada ou não

E agora que você deixou o óleo essencial por um dia inteiro na folha, é hora da verdade. Tudo que você precisa fazer para descobrir se ele é 100% puro ou não, é observar a folha de papel e buscar por vestígios do produto. Neste caso, duas situações comuns podem acontecer. Vamos explicá-las abaixo:

teste de pureza óleo essencial

Óleos essenciais puros.

O papel ficou manchado – O que isso significa?

Se você deixou o óleo essencial agindo no papel branco por até 24h e, depois do teste, verificou que o papel ficou manchado, pode ser que o seu produto não seja 100% puro. Para que o óleo essencial seja 100%, o papel não pode ficar com nenhum vestígio do produto – como manchas ou umidade.

Os óleos essenciais que não tem pureza 100%, vão deixar uma grande mancha, como se você tivesse pingado algum outro tipo de óleo – como um óleo vegetal, por exemplo. O papel vai parecer engordurado na região que o OE foi pingado, caso ele não seja totalmente puro.

O papel ficou com a cor do óleo essencial – O que isso significa?

Em algumas situações bem específicas em que o papel branco ficar manchado após o teste, pode indicar uma falsa impressão de que o óleo essencial não é puro. Ou seja, se você fez o teste e verificou que o papel ficou manchado, mas ele não tem aspecto de engordurado, pode ser que mesmo assim seu óleo seja 100% puro.

Por que isso acontece? Porque alguns óleos essenciais possuem uma cor muito forte e concentrada, como é o caso do OE de laranja, por exemplo. Neste caso, a folha branca pode ficar com aparência amarelada – e mesmo assim o seu óleo essencial pode ser 100% puro. Portanto, é bom olhar atentamente para não confundir, ok?

Como garantir que você está comprando um óleo essencial original

oleo essencial 100% puro como descobrir

Óleos essenciais 100% puros.

Depois de todos estes testes, ainda podem restar dúvidas sobre a qualidade e pureza do óleo essencial. Por mais que este seja um teste bem confiável, é bom garantir que seus produtos sejam de procedência, não é mesmo?

Para isso, é muito importante comprar produtos originais e que sejam de empresas renomadas no mercado. Aqui na Atavie, por exemplo, você só vai encontrar produtos com procedência. Marcas como Via Aroma e Cativa são muito recomendadas, visto que produzem óleos essenciais de altíssima qualidade.

Veja algumas outras dicas de como garantir a compra de um óleo essencial 100% puro e original:

  • Encontre lojas de procedência e especializadas, como a Atavie;
  • Opte por marcas reconhecidas no mercado e que tenham selos de qualidade;
  • Produtos naturais, veganos e orgânicos vão trazer mais benefícios para suas práticas;
  • Desconfie de produtos muito baratos;

Por isso, clique aqui e veja nossa loja de óleos essenciais agora mesmo. Qualquer outra dúvida, por favor, basta entrar em contato com a gente, tá bem?

Até a próxima!