O óleo essencial de lavanda é um dos tipos de óleos essenciais mais cobiçados e mais benéficos que você pode encontrar. Ele é, talvez, um dos mais populares e um daqueles que os profissionais de aromaterapia não abrem mão. E por isso, você já deve estar imaginando que este é um produto que entrega muitos benefícios para o corpo e para a mente, não é mesmo? Se você pensa isso, acertou. Afinal, este óleo essencial é verdadeiramente incrível.

No artigo de hoje, a Atavie vai te levar para conhecer um pouco mais as propriedades, benefícios, recomendações de uso e passo a passo de como usar o óleo essencial de lavanda. Acompanhe!

óleo essencial de lavanda

Óleo essencial de lavanda – Quais são os principais benefícios?

O óleo essencial de lavanda possui muitos, mas muitos benefícios para o corpo e para a mente. Ele é considerado um dos óleos essenciais mais importantes e abrangentes dentro de um tratamento de aromaterapia. Profissionais que manuseiam óleos essenciais não podem abrir mão da capacidade que este produto tem de tratar diversos problemas físicos e mentais.

Dentre alguns dos principais benefícios, separamos alguns. Veja:

  • Ideal para tratar situações de estresse e relaxar;
  • Bom para tratar problemas na pele como acne e dermatites;
  • Pode ser usado com crianças – Diferente de outros tipos de óleos essenciais;

Falaremos especificamente sobre cada um dos itens acima, para que você possa entender mais sobre o óleo essencial de lavanda. Continue sua leitura.

Veja depois: Como saber se o óleo essencial é puro?

Ideal para tratar situações de estresse e relaxar

Se você já ouviu falar de óleos essenciais ou mesmo já usou algum, sabe que estes são produtos altamente concentrados e capazes de realizar uma série de ações no nosso corpo de fora para dentro. A lavanda, por si só, já é uma planta extremamente benéfica para o nosso corpo. E o extrato concentrado pode potencializar tudo isso de uma maneira bastante assertiva.

Para aquelas pessoas que sofrem de estresse ou de ansiedade, o óleo essencial de lavanda é fantástico, pois ele ajuda a reduzir os níveis de estresse, deixando o seu dia a dia muito mais leve e tranquilo. É claro que o óleo não substitui nenhum tipo de tratamento psicológico para entender o porque você está estressado. Mas ele é um bom ponto de partida para aliviar tensões e deixar o ambiente mais calmo.

óleo essencial de lavanda

Bom para tratar problemas na pele como acne e dermatites

Além dos cuidados mentais, o óleo essencial de lavanda é muito bom, também, para tratamentos físicos. Neste caso, você poderá usar o óleo essencial como fonte de um tratamento eficiente para acnes e dermatites. É bem importante que, para estes tratamentos, você busque informações com um profissional especialista em manuseio de óleos essenciais. Afinal, este é um produto concentrado e que requer um administração bem cuidadosa.

Por mais que o óleo essencial de lavanda seja uma boa opção para tratar estes problemas, você não poderá usá-lo diretamente na sua pele. Alguns problemas graves podem surgir a partir do momento que você aplica o óleo diretamente na sua pele, como alergias e inflamações (para o caso de peles já machucadas).

Leia também: Para que serve o Óleo Essencial de Melaleuca?

Pode ser usado com crianças – Diferente de outros tipos de óleos essenciais

Este é um dos benefícios mais legais do óleo essencial de lavanda, pois ele pode ser usado, inclusive, com crianças. Quem tem filhos e quer realizar um tratamento alternativo e diferenciado, sabe o quão é importante fazer isso de maneira consciente e racional. Só que os óleos essenciais, por mais que tragam muitos benefícios, nem sempre podem ser usados com crianças. Mas o óleo de lavanda, sim!

O óleo de lavanda, para crianças, é uma excelente alternativa para uma série de tratamentos físicos e mentais: ele ajuda a relaxar, a acalmar, a criar serenidade, conforto no ambiente e sensação de amplitude. É ótimo para uma série de tratamentos indicados por especialistas em aromaterapia.

óleo essencial de lavanda

Passo a passo de como usar o óleo essencial de lavanda diluído em outras substâncias

Os óleos essenciais (não só o óleo de lavanda) precisam ser administrados de uma forma bem consciente e racional. Trata-se de um produto extremamente concentrado e repleto composições que ajudam o nosso corpo de muitas formas. Só que isto somente será notado, quando o uso for feito de forma correta.

Nunca use óleos essenciais diretamente na pele ou em grandes quantidades por vias aéreas ou orais. Estes produtos são feitos para serem diluídos, sempre, em outra composição ou superfície. Poucas gotinhas de óleo essencial já são mais do que suficientes para trazer retornos expressivos para qualquer tipo de tratamento. E por isso, manusear os produtos da forma certa é o que fará tudo dar certo.

Separamos uma lista de locais que você pode diluir ou usar o óleo essencial de lavanda. Veja abaixo:

  • Óleos vegetais;
  • Extratos oleosos;
  • Inalações;
  • Banhos;
  • Massagens;
  • Compressas;
  • Pode ser usado no travesseiro;
  • Aromatizadores;
  • Difusores;

Cuidados básicos e onde não usar o óleo essencial de lavanda

Como este é um produto altamente concentrado, requer um manuseio e uma administração também bastante assertiva. Por isso, nossa principal dica, é: sempre busque um profissional de aromaterapia para te ajudar a manusear o óleo essencial, independente do tipo ou marca que você comprar aqui na Atavie.

Além disso, o óleo de lavanda especificamente deve ser evitado em algumas situações comuns e precisa ser manuseado de algumas formas específicas. Fizemos uma lista, veja:

  • Durante a gravidez;
  • Em casos de epilepsia;
  • Sensibilidades;
  • Mantenha fora do alcance de crianças e pets;
  • Mantenha em local seco e arejado;

A Atavie quer que você aproveite o máximo possível dos óleos essenciais. Eles são extremamente benéficos para a sua vida, tanto para questões emocionais, como para questões físicas. Só que eles só vão ser definitivamente positivos, caso você os use de maneira adequada e respeitando sempre o poder que eles têm. Caso contrário, os efeitos poderão ser mais negativos do que positivos.

Conte com a Atavie para comprar seus óleos essenciais. Nós entregamos em BH em um prazo de até 24h e para todo Brasil em um prazo um pouco maior. Clique aqui, conheça nossa linha completa de óleos essenciais e, qualquer dúvida, basta entrar em contato.