Entender para que serve o óleo essencial de melaleuca é o passo número zero para quem quer usufruir de todos os benefícios deste óleo essencial. Afinal, este é um produto que pode ser usado para as mais diferentes situações, de modo que ele possa ajudar a combater e evitar vários problemas e dores.

No entanto, antes mesmo de prosseguir com este artigo, é muito importante que você entenda o seguinte: óleos essenciais não são medicamentos. Por mais que eles tenham muitos benefícios relacionados a saúde, você não deve substituí-los em algum tratamento e tampouco usá-lo como remédio, ok?

A partir do entendimento deste ponto, podemos continuar a explorar tudo sobre o óleo essencial de melaleuca!

Para que serve o óleo essencial de melaleuca?

para que serve oleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é fantástico para diversos tratamentos de aromaterapia.

Basicamente, o óleo essencial de melaleuca serve para diversos tipos de tratamentos de aromaterapia, que incluem os seguintes benefícios:

  • Tem poder curativo;
  • É antisséptico (elimina e evita bactérias);
  • Ajuda a aliviar dores (analgésico);
  • Um poderoso anti-inflamatório;

Entre as pessoas que usam óleos essenciais como um tratamento alternativo, o óleo essencial de melaleuca certamente está entre os preferidos. Afinal, é um produto altamente concentrado e capaz de gerar diversos tipos de reações positivas, quando usado da maneira correta e manuseado por um profissional de aromaterapia.

Além disso, o óleo essencial de melaleuca é também extremamente útil para melhorar questões emocionais, como o clareamento das ideias, por exemplo! Vamos entender melhor a seguir.

Aspectos emocionais

O óleo essencial de melaleuca serve para pessoas que buscam resolver algum tipo de conflito sexual e também para quem quer prover um melhor clareamento das ideias. Ou seja, se você busca por algum tratamento natural para momentos de tensão ou de estresse no trabalho ou em casa, o óleo essencial de melaleuca serve para isso!

No entanto, obviamente, os resultados não vão aparecer do dia para a noite. Para que o OE consiga render bons frutos para a sua vida, é fundamental considerar o poder do longo prazo e um tratamento adequado com quem entenda do assunto. Usar óleos essenciais do jeito errado pode fazer mais mal do que bem. Lembre-se disso, ok?

Aspectos farmacológicos

Do ponto de vista fármaco, o óleo essencial de melaleuca serve para tratar fungos e bactérias. Ou seja, é um excelente antisséptico para os mais diferentes níveis. Além disso, ajuda muito no tratamento de micoses e também é um excelente aliado para remover acne e caspa (ajudando, inclusive, na prevenção).

Se você tem gengivite ou aftas na boca, a melaleuca (em composto de óleo essencial) também pode te ajudar.

Mas afinal, o que é a melaleuca e como é feito o seu óleo essencial?

o que é melaleuca

Melaleuca é uma planta muito utilizada para tratamentos.

A melaleuca (também conhecida por tea tree) é um planta originária da Austrália e possui uma série de benefícios relacionados a tratamentos naturais. Ainda no início de sua descoberta, ela foi muito utilizada por aborígenes para aliviar dores e fazer tratamentos em feridas causadas pelas atividades do dia-a-dia.

Hoje em dia, a melaleuca não é cultivada apenas na Austrália. Mas também, pode crescer em diversos países da Europa e Américas, justamente pelo seu alto poder de adaptação – desde que seja cultivada em ambientes favoráveis, obviamente. É uma planta com poder antifúngico, anti-viral, anti-inflamatório e analgésico. E a sua composição fica ainda mais potente em óleos essenciais.

Mas, e como são feitos os óleos essenciais de melaleuca? Algumas pessoas chamam este produto de óleo de melaleuca, quando na verdade, este nome está incorreto – justamente pelo modo que o produto é feito. A palavra “essencial” é, literalmente, essencial para a nomenclatura do óleo, pois a sua extração é feita para que o produto fique 100% puro.

Como é feita a extração:

  • Parte da planta da melaleuca (galhos, folhas ou flores) são separadas;
  • Depois, coloca-se estas partes da planta em contato com um vapor;
  • Este vapor, vai extrair moléculas do óleo da melaleuca;
  • Este óleo será transportado pelo vapor até um condensador;
  • O condensador vai sugar o óleo e transformá-lo em um produto 100% puro, natural e orgânico;

É justamente por este processo de extração que o óleo essencial é tão concentrado e poderosos. Afinal, uma ou duas gotas do produto, muitas vezes, são mais do que suficientes para vários tipos de tratamento de aromaterapia. E por isso, é muito importante você entender, também, como usar o óleo essencial corretamente, não é mesmo?

Acompanhe a seguir.

Como usar o óleo essencial de melaleuca?

como usar óleo essencial de melaleuca

Passo a passo de como usar seu óleo essencial de melaleuca.

Para usar seus óleos essenciais corretamente (inclusive o de melaleuca), você precisará contar com a ajuda de um profissional de aromaterapia. Afinal, este profissional estará capacitado para elaborar receitas e tratamentos individuais, de modo que o óleo seja útil para a sua necessidade.

De maneira caseira, você pode usar o óleo essencial em aromatizadores elétricos. Estes, por sua vez, são muito fáceis de manusear e você poderá pingar até uma gotinha de óleo essencial por metro quadrado do ambiente. Para uma evaporação mais lenta, você pode usar uma composição com algum óleo vegetal – como semente de uva ou até mesmo de coco.

Nunca use óleos essenciais diretamente na pele. Eles sempre devem ser usados com um óleo veículo, que vai diluir a concentração do óleo essencial e, assim, evitar acidentes como alergias e até inflamações. Todo cuidado é pouco!

Onde encontrar óleo essencial de melaleuca

Agora que você já descobriu para que serve o óleo essencial de melaleuca, que tal comprar o seu? Clique aqui e compre em nossa loja online. Entregamos para todo Brasil e, se você estiver em BH, seu produto vai chegar ainda mais rápido!

Leia também: