Hidratante Corporal Natural: como escolher e principais benefícios  

Hidratar é repor a água no organismo, elemento que é muito importante para todo o funcionamento do seu corpo, tanto interno quanto externo. Além de beber água, é preciso também usar hidratantes corporais e cuidar da camada externa do corpo. 

Esses hidratantes penetram diretamente na pele e vão atuar repondo o equilíbrio de água e nutrientes, relaxando a musculatura e garantindo a saúde e evitando o envelhecimento precoce da sua pele, sem contar os benefícios que pode trazer para a sua auto estima! 

Saiba mais sobre a importância de hidratar a sua pele, os tipos de hidratantes e o porquê optar por hidratantes corporais naturais é a sua melhor opção!

Por que hidratar a sua pele?

O nosso organismo é composto majoritariamente de água e é muito importante repor essa água para garantir que ele continue funcionando de maneira adequada e também para garantir a boa aparência da sua pele. 

A perda de água pela pele acontece de maneira natural, como pela evaporação e pela exposição ao sol ou ao frio intenso, por exemplo, ou por conta do uso em excesso de sabonetes e banhos muito quentes, estes também acabam por diminuir a quantidade de sebo na pele, que é também um importante protetor e evita a perda de água. Outra possibilidade de perda de água é o próprio envelhecimento ou a presença de alguma doença como dermatite e psoríase.

Dessa forma, é necessário repor a gordura natural e a água perdida, sendo os cremes hidratantes uma excelente maneira de se fazer isso, uma vez que são aplicados e atuam diretamente na pele. Assim, é possível, por exemplo, manter a integridade dessa barreira cutânea, evitar a descamação, evitar o surgimento de áreas opacas, o envelhecimento precoce e uma série de outros possíveis problemas. 

Por que usar um hidratante corporal natural ao invés dos tradicionais?

A grande maioria dos hidratantes tradicionais possuem óleo mineral na sua composição, um derivado do petróleo que causa o fechamento dos poros e não é absorvido pela pele, o que leva a uma falsa sensação de lubrificação e ao acúmulo de toxinas. Como consequência, podemos citar um aumento na acne e o envelhecimento precoce, por exemplo. 

Já os hidratantes corporais naturais possuem em sua composição óleos essenciais, que são extraídos de plantas, e possuem uma série de benefícios, sendo alguns deles:

  • Menos chances de causar irritações;
  • Melhor absorção pela pele;
  • Não causam o fechamento dos poros;
  • Não favorecem o surgimento de acne e cravos;
  • Propriedades cicatrizantes e regenerativas, atuando contra o envelhecimento precoce;
  • Propriedades bactericidas. 

Além disso, os hidratantes naturais, por serem extraídos de diversos tipos e partes de plantas, são cruelty-free e colaboram para o meio ambiente! Eles também não possuem corantes artificiais, fragrâncias sintéticas ou outros derivados de petróleo, não causando alergias ou outros efeitos adversos. 

Inclusive, os hidratantes naturais também são uma excelente opção como pós sol, por terem princípios ativos que reforçam e equilibram a estrutura da pele. 

Cada tipo de hidratante corporal natural pode ter também diferentes princípios ativos, entre eles: uréia, vitamina C, ácido hialurônico e outros óleos, que podem conferir uma série de outros benefícios, devendo ser usados conforme cada caso e necessidade. 

Como escolher um hidratante para a sua pele?

Para cada tipo de pele é necessário usar um hidratante específico, de forma a aproveitar melhor os benefícios e garantir a saúde cutânea. Além disso, existem também diferentes tipos de hidratantes, entre eles: cremes, óleos, loções e géis.

Peles secas devem usar cremes com maior consistência e concentração, e de preferência com óleos e tônicos específicos. É preciso evitar produtos à base de álcool ou adstringentes e sabonetes comuns, que causam um ressecamento ainda maior. Para peles mistas, é preciso procurar por produtos de ação dupla, que hidratam e controlam a oleosidade ao mesmo tempo.

Já para peles oleosas, recomenda-se géis, séruns e loções mais leves e fluidas, sem óleos. E por fim, as peles normais precisam apenas de produtos que ajudem a manter esse equilíbrio, como géis e séruns. 

O uso dos cremes hidratantes naturais deve ser incluído na rotina do dia a dia, preferencialmente após o banho e deve estar associado também com o uso de protetores solares e sabonetes adequados. Também é importante não tomar banhos muito quentes e manter o interior do seu organismo hidratado, bebendo a quantidade recomendada de água. Além disso, se possível, procure também um médico especialista para obter mais informações e orientações sobre a melhor opção para o seu tipo de pele. .