A diferença de óleo vegetal e essencial é bem grande. Porém, se você não entende muito do assunto ou está conhecendo esses produtos agora, não se preocupe. É normal achar que ambos os produtos são parecidos ou possuem os mesmos usos e indicações. Porém, não é bem por aí.

Por isso, neste artigo, a Atavie vai te levar para conhecer alguns dos principais usos de cada um desses óleos. Além disso, você vai entender, também, onde eles mais se diferenciam e como você pode fazer para descobrir se um óleo é essencial ou vegetal.

As principais diferenças, são:

  • Óleo vegetal é denso;
  • Óleo essencial é mais fino;
  • Óleo vegetal é gorduroso;
  • Óleo essencial evapora rápido;
  • Óleo vegetal não tem muito cheiro;
  • Óleo essencial tem cheiro forte;
  • Óleo vegetal pode ser usado na comida;
  • Óleo essencial deve ser usado sempre em conjunto com óleo vegetal;

Continue lendo e aprenda tudo sobre o tema.

Diferença de óleo vegetal e essencial – Aromaterapia

Diferença de óleo vegetal e essencial

A principal diferença de óleo vegetal e essencial se dá pelo uso em aromaterapia. Se você ainda não ouviu falar sobre isso, leia este artigo aqui: O que é Aromaterapia? Quais são os benefícios?

As diferenças para os usos em aromaterapia se dão a partir da composição dos produtos. Enquanto que o óleo vegetal é mais gorduroso, o óleo essencial é mais fino e extremamente concentrado.

Para usar esses produtos na aromaterapia, geralmente você deverá combiná-los. Afinal, os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele, visto que são concentrados. E por isso, o óleo vegetal acaba entrando como uma opção importante para diluir o óleo essencial.

É como se um fosse complemento do outro. O óleo essencial serve para trazer aromas e tratamentos, e o óleo vegetal serve para diluição e melhor absorção da pele e do corpo.

Diferença de óleo vegetal e essencial – Aromatização de ambientes

Já a diferença de óleo vegetal e essencial na hora de aromatizar ambientes, se dá também pela composição dos produtos.

O óleo vegetal geralmente não tem um cheiro forte e, por isso, ele não é indicado para aromatizar espaços. Porém, ele é ótimo para servir de mistura com o óleo essencial. Esse sim, é ótimo para aromatizar ambientes.

Inclusive, os óleos essenciais têm um poder muito grande para as aromatizações, pois eles têm propriedades terapêuticas. E isso, claro, é ótimo para quem procura por tratamentos de aromaterapia.

O óleo vegetal, inclusive, ajuda o aromatizador durar mais tempo. Afinal, o óleo vegetal não evapora tão rápido. Enquanto que o óleo essencial, sim. Por isso, a mistura dos dois garante mais tempo de aromatização.

Clique aqui para comprar aromatizadores de ambientes.

para que serve óleo essencial e vegetal

Diferença de óleo vegetal e essencial – Banhos e massagens

E por fim, há ainda a possibilidade de usar óleos essenciais e óleos vegetais em conjunto na hora do banho e das massagens. Nesse caso, novamente, a principal diferença está na composição: óleos vegetais são mais gordurosos e ajudam a carregar o óleo essencial pelo corpo.

É muito importante que você use ambos os óleos em conjunto para que o óleo essencial não traga alergias para a pele. Afinal, ele é concentrado e pode fazer muito mal quando usado incorretamente.

Se você quer comprar óleos essenciais e vegetais, conte com a Atavie. Você pode comprar através da nossa loja online e nós entregamos para todo Brasil.