Saiba mais sobre o óleo essencial de orégano para que serve através da leitura deste artigo que a Atavie preparou pra você!

Se você busca um óleo essencial com grandes benefícios para sua saúde, saiba que o óleo essencial de orégano possui propriedades terapêuticas.

Além disso, é rico em nutrientes como zinco, ferro, potássio, magnésio, manganês e diversas outras vitaminas.

Esse é um óleo que combate às infecções na pele, nas vias respiratórias, melhora a inflamação e as dores moderadas ou agudas. Veja mais quais os efeitos do óleo essencial de orégano para que serve.

Óleo essencial de orégano para que serve

como usar óleo essencial de orégano

Quando falamos de óleo essencial de orégano para que serve, temos que considerar suas principais propriedades terapêuticas. Entre elas estão as ações analgésicas, anti-inflamatórias, antissépticas, bactericida, antiviral, diurética leve e efeito antioxidante.

O orégano é extraído da folha da erva Origanum vulgare L. É usada na culinária, bem como aromatizante, no tratamento e alívios de sintomas que afetam o corpo humano.

Esse é um óleo essencial encontrado em lojas de essenciais, produtos naturais e farmácias de manipulação. Seu preço pode variar conforme sua pureza.

Compre online, aqui na Atavie.

Óleo essencial de orégano para que serve?

Mas afinal, o óleo essencial de orégano para que serve? Destacamos abaixo seus principais benefícios para a saúde humana. Confira!

Indicado para problemas respiratórios 

Uma das principais indicações do óleo essencial de orégano é para tratamento de problemas respiratórios. Como por exemplo, gripes, resfriados, inflamações na garganta e também no pulmão.

Esse óleo age como anti-inflamatório interno através da inalação. E externo, como óleo de massagem, sendo aplicado externamente para aliviar as dores.

No caso, para tratamento interno para gripes e resfriados, ele precisa passar por uma produção destinada à finalidade de ingestão em gotas.

Tratamento contra dores e inflamações

O óleo essencial de orégano serve para tratamento contra dores e inflamações, combatendo as cólicas menstruais, reumatismo e as dores musculares.

Nestes casos, é indicado que o óleo seja aplicado diretamente na pele. Porém, necessita ser diluído para não ocasionar um efeito colateral. Como por exemplo, alergia na pele.

benefícios óleo essencial de orégano

Protege e melhora a imunidade do corpo

Um outro efeito para saúde, é que o óleo essencial de orégano protege e melhora a imunidade do corpo. Agindo contra bactérias, fungos e protozoários que tentam ultrapassar as barreiras de proteção do organismo.

Por conta disso, o óleo essencial de orégano serve como um protetor contra vírus, fungos e bactérias que tentam penetrar nosso corpo resultando em uma doença autoimune.

Além disso, tem ação antibiótica contra alergias e ataque de bactérias.

Contribui para o rejuvenescimento da pele

Mais uma vantagem do óleo essencial de orégano é que ele contribui para o rejuvenescimento da pele. Isso ocorre por conta da sua ação antioxidante.

Pode ser usado para tratamento contra o envelhecimento da pele, combate às rugas e indesejáveis acnes no rosto

Possui benefícios intestinais 

Mais um benefício do óleo essencial de orégano é que ele possui benefícios intestinais. Ajuda a equilibrar o trato intestinal, melhora a digestão e ajuda quem quer emagrecer.

Existe uma substância chamada de carvacrol encontrada no óleo de orégano. É ela que ajuda na diminuição do colesterol e também na perda de peso por causa dos efeitos que melhoram o funcionamento digestivo.

Ótimo conservante natural de alimentos

Por causa de sua ação antimicrobiana, o orégano é muito usado como conservante natural de alimentos. 

Além de todos esses benefícios para a saúde, o orégano é um dos temperos mais utilizados na culinária em todo o mundo.

Melhora a saúde mental

Quando usado em aromaterapia, o óleo essencial de orégano serve de revigorante e antidepressivo natural. É indicado principalmente para quem está precisando de um “up” de energia no seu dia.

Ele combate a fadiga emocional e muitos relatos de terapeutas trazem que o óleo essencial de orégano incentiva o bom humor, criatividade e positividade.

óleo essencial de orégano para que serve

Como usar o óleo essencial de orégano?

Após falarmos do óleo essencial de orégano para que serve, vamos conhecer as formas de aplicar o óleo na pele, diluindo suas gotas e muito mais. 

Inalações com óleo essencial de orégano 

Uma das formas de usar o óleo essencial de orégano é através das inalações. Esse modo de usar ajuda a tratar problemas respiratórios como bactérias na garganta, gripe e resfriados comuns no inverno.

Para essas finalidades, o óleo essencial é super indicado, pois tem ação antiviral, antibacteriana e antifúngica.

Pegue uma bacia com água quente e acrescente algumas gotas de óleo essencial de orégano e depois cubra a cabeça com um pano para realizar a inalação.

Colocado em difusores e aromatizadores de ambiente 

Outra forma de usar o óleo essencial de orégano é adicionando algumas gotas nos difusores e aromatizantes de ambientes.

Esse óleo também pode ser combinado com outros tipos de óleos essenciais, resultando em um ambiente mais cheiroso e com propriedades de tratamento para a saúde em geral.

No caso de óleo essencial de orégano puro/concentrado, o indicado é diluir a substância com uso de óleo vegetal.

Massagem com óleo essencial de orégano

A massagem com óleo essencial de orégano é indicada para dores moderadas, como as cólicas leves durante o ciclo menstrual, reumatismo e dores musculares.

Para aplicar o óleo na pele, dilua o conteúdo com óleo essencial vegetal. Depois aplique na região, massageando com delicadeza.

Outra dica é fazer uma compressa com água quente e gotas de óleo essencial de orégano. Aplique na região da pelve para combater a cólica.

Quando o óleo essencial de orégano é contraindicado?

O óleo essencial de orégano tem bastantes benefícios, mas seu uso deve ser feito com cautela. Principalmente em casos de óleos concentrados.

A aplicação do óleo essencial concentrado direto na pele pode causar irritações e alergias. Por isso, é sugerido que ele seja diluído.

Quando usado para inalar ou no próprio difusor, do mesmo modo, precisa ser diluído para garantir maiores seguranças e efeitos benéficos no organismo.

Mas saiba que o óleo essencial de orégano é contraindicado para quem tem alergia às propriedades e família da planta.

As mulheres grávidas também devem evitar o uso, pois o óleo essencial de orégano serve para estimular a menstruação e pode causar aborto espontâneo ou parto prematuro.