Você sabe como utilizar óleo essencial de alecrim? Esse é um óleo essencial aliado da sua saúde e também bastante usado nos tratamentos de beleza.

Não é à toa que este é um óleo usado desde os povos antigos, sendo um dos óleos mais ricos, promovendo benefícios para a gastronomia, rituais religiosos e claro, positivo para a medicina natural.

Como os óleos essenciais são concentrados e puros, alguns cuidados são importantes para obter o seu efeito. É importante, antes de usar, ler as contraindicações. Pois existem componentes na fórmula que podem prejudicar a saúde de determinados grupos.

Veja aqui neste artigo da Atavie como utilizar óleo essencial de alecrim, um poderoso óleo com diversos efeitos positivos para sua saúde e beleza.

Como utilizar óleo essencial de alecrim

para que serve óleo essencial de alecrim

Para quem tem dúvidas de como utilizar óleo essencial de alecrim, saiba que esse óleo é rico em benefícios e uma excelente fonte de antioxidante para o seu organismo, corpo, cabelos e pele.

Ele contribui para a saúde como um todo, combatendo doenças, prevenindo infecções e melhorando a aparência. Além disso, também age como tratamento de beleza para o corpo e melhora a saúde mental. 

Confira todos os benefícios e dicas para como utilizar óleo essencial de alecrim.

Óleo essencial de alecrim para estimular o cérebro 

O óleo essencial de alecrim é bastante usado na aromaterapia, sendo um importante aliado na hora de estimular o cérebro.

Ajuda na memorização e também apresenta benefícios que trazem uma clareza mental que resulta em uma melhora da concentração. É um óleo essencial ideal para as práticas de meditação.

Você pode utilizar o óleo essencial de alecrim no aromatizador de ambientes ou fazendo a inalação de algumas gotas do óleo misturado com água quente.

Previna celulite usando óleo de alecrim

Outra forma de como utilizar óleo essencial de alecrim é na prevenção de celulite, já que um dos seus efeitos é o melhoramento da circulação sanguínea.

Também pode ajudar a combater as dores musculares e as cãibras que causam um grande desconforto.

Para usar o óleo de alecrim para o aumento da circulação sanguínea, basta misturar algumas gotinhas com um óleo vegetal e aplicar na região fazendo uma massagem delicada. 

Tratamentos rejuvenescedores com óleo de alecrim 

Um dos grandes benefícios deste óleo é para os tratamentos rejuvenescedores como hidratação da pele, combate aos radicais livres e aumento da produção de colágeno.

Como o óleo essencial de alecrim é rico em antioxidantes, eles neutralizam os radicais livres que causam rugas, manchas, flacidez e envelhecimento da pele.

É um óleo que age como neurotransmissor que ajuda a relaxar as terminações nervosas da pele e estimula a produção de substâncias que aumentam a defesa da derme.

O resultado é uma pele lisinha, jovem e forte contra as agressões do dia a dia como poluição, exposição solar e estresse.

Faça a diluição do óleo essencial de alecrim em um óleo base, aplique no rosto e deixe agir por alguns minutos. Depois remova todo o excesso de óleo no rosto usando um algodão limpo em água morna.

óleo essencial de alecrim

Fortaleça o sistema imunológico 

O óleo essencial de alecrim possui propriedades antifúngicas e anti bactericida que fortalecem o sistema imunológico. 

Por isso, pode ser usado em tratamentos de problemas respiratórios como alergias, gripes e resfriados.

Para o descongestionamento na garganta e demais canais, a melhor forma de utilizar o óleo de alecrim é inalando. Pegue uma xícara de água quente, pingue umas gotas de inale o conteúdo durante várias partes do seu dia.

Em casos de alívio da respiração, a dica é diluir o óleo e aplicar algumas gotinhas sobre o peito massageando a região  antes de dormir.

Melhore as suas dores de cabeça com óleo essencial de alecrim 

Mais uma dica de como utilizar óleo essencial de alecrim é para melhorar as suas dores de cabeça. Como este é um óleo bastante aromático, pode funcionar nos tratamentos de cefaléia.

A inalação do óleo essencial de alecrim é a melhor maneira de aproveitar seus benefícios para as dores de cabeça. Por isso, pingue uma gota em cada mão, friccione e faça a inalação.

Utilize o óleo em massagens relaxantes corporais 

Aproveite e utilize o óleo de alecrim em massagem relaxantes corporais, aproveite as propriedades hidratantes e refresque sua pele com este óleo perfumado.

Uma dica é usar o óleo essencial de alecrim diluído em óleo de base vegetal. Aplique uma quantidade em poucas gotas sobre a pele e massageie a região de forma suave.

Utilize após o banho e em combinação com outros óleos essenciais para a pele.

Ótimo para tratamentos dos cabelos 

Além de trazer grandes benefícios para a pele, o óleo essencial de alecrim também é ótimo para o tratamento dos cabelos, principalmente, os fios sem vida, opacos e com caspas.

Suas propriedades são anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, melhorando o aspecto danificado dos fios, combatendo a oleosidade e estimulando a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Para aproveitar os benefícios do óleo essencial de alecrim nos cabelos, dilua algumas gotas em um óleo vegetal e depois aplique no couro cabeludo minutos antes de lavar os fios.

Em seguida aplique shampoo e condicionador de sua preferência.

Utilize o óleo de alecrim nos cabelos uma vez por semana ou a cada 15 dias, massageie com delicadeza e aproveite os resultados.

Elimine o mau hálito com óleo de alecrim

Como o óleo de alecrim tem propriedades antibactericidas, ele pode ser utilizado para eliminar o mau hálito, protegendo de contaminação por bactérias que causam cáries e outros problemas bucais que causam o mau hálito.

Pegue uma xícara de água e misture 20 gotas de óleo essencial de alecrim, faça o bochecho e cuspa fora o conteúdo. Use essa receita diariamente para obter bons resultados.

como usar óleo essencial de alecrim

Contraindicações ao utilizar óleo essencial de alecrim 

Agora que você já sabe como utilizar óleo essencial de alecrim, confira as contraindicações e cuidados ao usar este óleo rico em benefícios.

  • Sempre dilua o óleo essencial com água ou óleo base vegetal para não queimar a pele;
  • Mulheres grávidas e crianças devem evitar o uso de óleo essencial de alecrim;
  • Procure por uma marca de confiança para adquirir o óleo essencial e siga as instruções de uso do fabricante.
  • Busque sempre um profissional de aromaterapia para indicar as melhores receitas.

Compre óleo essencial de alecrim na nossa loja virtual. Entregamos para todo Brasil!