Para entender como evitar o estresse no trabalho, você precisa considerar algumas dicas práticas e também “filosóficas”. Ou seja, nem sempre vai existir uma “receita” para não se estressar no trabalho.

Muitas vezes, o estresse é sinônimo de um estilo de vida ou até mesmo de determinadas ações que você tomou ou deixou de tomar ao longo do dia ou da semana.

Para melhorar e se sentir menos estressado no trabalho, não basta fazer isso ou aquilo. É preciso entender todo o contexto e, só depois, agir.

Neste artigo, a Atavie vai te ajudar com algumas dicas.

Continue lendo!

Como evitar o estresse no trabalho – Veja 7 dicas!

amenizar estresse

O estresse no trabalho acontece por inúmeros motivos diferentes. Mas principalmente a partir de algumas ações que você toma ou deixa de tomar durante o dia, semana ou mês.

O acumulado de funções, a falta de conhecimento sobre o poder do “não” e várias outras questões estão embarcadas em um dia estressante. Mas além disso, a sua rotina diária, problemas pessoais e outros critérios também fazem parte da “bola de neve”.

Assim sendo, veja algumas dicas de como evitar o estresse no trabalho:

  1. Entenda a causa desse estresse.
  2. Todo mundo tem um limite – não vá até ele com frequência.
  3. Entenda as prioridades do dia e abrace-as.
  4. Não deixe as pessoas desorganizarem o seu dia.
  5. Entenda que não existe trabalho 100% feliz e alegre o tempo inteiro.
  6. Escolha com o que você quer se estressar.
  7. Aproveite o poder dos óleos essenciais para criar ambientes confortáveis.

A seguir, acompanhe essas dicas na prática e veja como aproveitá-las.

Entenda a causa desse estresse

A causa do estresse é o fator “número zero” que você precisa colocar na sua equação para tentar ter dias menos estressantes. Afinal de contas, é o motivo que vai causar o estresse e, por isso, o trabalho vai ser para melhorar essa condição.

Ou seja, se algo não dá certo no trabalho e você se estresse por isso, pode ser que esse estresse não é sobre o que deu errado. Mas sim, sobre outras questões do seu dia que eventualmente estão desorganizadas.

A questão de “separar” o profissional do pessoal dificilmente existe. Na prática, isso é algo utópico, mas muito difícil de chegar. Afinal, a vida é uma só: é você!

dicas para aliviar estresse

Todo mundo tem um limite – não vá até ele com frequência

O limite existe. Independentemente do tipo de atividade que você faz ou não. No entanto, o ideal é que você não chegue nesse limite com muita frequência. O ideal, é entender onde é o limite e então saber manusear dentro dele.

O estresse pode acontecer por inúmeros fatores no dia a dia. Não é apenas um ou outro fator que causa estresse. No entanto, fatores ligados a falta de controle ou excesso de insights sobre os mais variados temas, pode deixar a pessoa sobrecarregada.

No longo prazo, o estresse vai se instalar na rotina, pois o limite está sempre ali, perto de ser atingido. Seja pelo excesso ou falta de situações no dia a dia.

Entenda as prioridades do dia e abrace-as

Se você não trabalha com prioridades no dia, é preciso considerar uma mudança urgente. Afinal, definir prioridades é um fator fundamental para encontrar organização e conseguir superar todos os dias.

Ou seja, você não pode abraçar o mundo em um instante. É preciso definir metas para andar um passo por vez. E no escritório, o mesmo acontece.

Se você tem uma lista de coisas para fazer, faça uma de cada vez. Nunca atropele o trabalho, mesmo que isso pareça “normal” para o seu colega de trabalho.

Ser multifunção é a “moda” da vez. Mas ninguém faz uma atividade tão bem feita, se não houver foco e disciplina.

Não deixe as pessoas desorganizarem o seu dia

Muitas vezes a sua desorganização que gera estresse está totalmente ligada a outras pessoas que proporcionam a desorganização da sua rotina. Ou seja, pessoas pedindo várias coisas ao mesmo tempo e a todo momento.

Isso não funciona. Não deixe com que as pessoas desorganizem a sua agenda com aquele e-mail “urgente” ou com uma necessidade “apagar um incêndio rápido”.

Esse tipo de coisa só existe porque sempre há alguém para agir de bate-pronto ou resolver o problema na hora. Aprenda a dizer não e o seu trabalho será muito mais satisfatório e produtivo.

Saber dizer “não” de maneira que não seja arrogante é libertador!

como evitar o estresse no trabalho

Entenda que não existe trabalho 100% feliz e alegre o tempo inteiro

Uma das melhores coisas que você pode levar para a sua rotina de trabalho é considerar que não existe trabalho 100% feliz, alegre e saltitante o tempo inteiro.

O “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar” é uma frase que desperta ansiedade e estresse nas pessoas.

Afinal, muitas vezes a pessoa ama fazer o que ela faz. Mas quando tem um dia ruim, pensa que “não está fazendo o que ama” porque o dia foi ruim.

Dias ruins existem e aprender a lidar com eles vai gerar uma maturidade sensacional para a sua jornada.

Escolha com o que você quer se estressar

Essa é uma dica muito legal para entender como evitar o estresse no trabalho: escolha com o que você quer se estressar! Ou seja, tente encontrar uma maneira de se estressar com aquilo que você se propôs a se estressar.

Afinal, já que a maioria dos trabalhos vai gerar algum tipo de ansiedade ou estresse, que pelo menos seja em algo que você goste.

Mas cuidado para não romantizar isso, ok?

como evitar o estresse no trabalho

Aproveite o poder dos óleos essenciais para criar ambientes confortáveis

E por fim, aproveite o poder dos óleos essenciais para aliviar o estresse no trabalho. Alguns bons óleos essenciais têm o poder de deixar o ambiente mais confortável para o dia de trabalho, como o óleo essencial para dor de cabeça.

Eles devem ser manuseados com ajuda de profissionais de aromaterapia para você encontrar a melhor solução.

Mas de maneira geral, os óleos essenciais têm poderes incríveis para construir um ambiente promissor para o trabalho.

Eles ajudam a relaxar, levam a mente para estágios de conforto, etc.

Conheça os óleos essenciais da Atavie e encontre ótimas alternativas para criar situações mais promissoras de trabalho.