O óleo essencial para vícios é uma alternativa natural de tratamento. Isto é, podem ser encontrados diferentes tipos para ajudar as pessoas que sofrem com algum vício. Seja por tabaco ou álcool.

As substâncias lícitas como cigarro e álcool são um dos primeiros contatos dos adolescentes com as drogas. Sendo uma fase de experimentos, muitos jovens começam a consumir desde cedo esses tipos de substância.

Para se tornar um vício, as bebidas e o cigarro não estão atrelados a uma quantidade. Bastam os efeitos da síndrome de abstinência para considerar o consumo dessas substâncias como um vício.

Além disso, o vício em si também está ligado à saúde mental. Algumas vezes, associadas a doenças e transtornos como depressão, ansiedade e esquizofrenia.

É neste sentido que a aromaterapia se torna uma aliada no quesito tratamento, ajudando a aliviar os sintomas dos vícios como ansiedade, estresse, abstinência e a desesperança através o uso de óleo essencial para vícios.

Veja este artigo da Atavie e saiba mais sobre o assunto.

tratamento de vícios com óleo essencial

Óleo essencial para vícios

O consumo de cigarros e bebidas em excesso é uma realidade de muitas comunidades. Muitas vezes, se tornando um escape para problemas psicológicos e busca de precedentes que geram um bem-estar ilusório.

Um exemplo é o cigarro, que apresenta uma sensação falsa de tranquilidade, fazendo com que a pessoa dependa daquela substância (nicotina) para sentir prazer. 

Do mesmo modo, as bebidas alcoólicas também geram efeitos ilusórios de bem-estar, deixando a pessoa mais inibida em situações onde apresenta dificuldades para se relacionar com as pessoas e compartilhar suas opiniões.

O resultado do uso abusivo de substâncias reflete a que chamamos de vício. Seja em qualquer quantidade que gera uma dependência.

Pensando nisso, destacamos uma lista com opções de óleo essencial para vícios e veja também como a aromaterapia pode servir de tratamento e complemento de um recurso com plantas naturais para a sua saúde.

1- Óleo essencial de Hortelã

Um excelente óleo essencial para vícios é o de Hortelã. Afinal, ele possui em sua composição o mentol, considerado um analgésico natural.

Seu aspecto refrescante melhora a condição das vias respiratórias, deixando um alívio com frescor e que gera uma maior satisfação ao cérebro.

Ele pode ser usado para desintoxicar o pulmão. É principalmente indicado para os tratamentos de pessoas que desejam parar de fumar, já que ele abre o pulmão para melhorar a sensação de alívio.

Compre aqui.

melhor óleo essencial para tratar vícios

2- Óleo essencial de Bergamota

O óleo essencial de Bergamota promove uma sensação de bem-estar e conforto quando utilizado na aromaterapia para controle de vícios.

Ele ajuda a regular o apetite, já que muitas pessoas fumantes perdem, com o tempo, a vontade de comer. 

Além disso, esse óleo essencial é bastante usado para controle da ansiedade, ajuda a promover sentimentos otimistas, autoconfiança e de entusiasmo.

Outro efeito do óleo de Bergamota é que ele ajuda a controlar os pensamentos obsessivos e vitimistas contribuindo com tratamento para vícios.

Compre aqui.

3- Óleo essencial de Limão

O óleo essencial de limão é outro aliado no tratamento natural contra os vícios. Ele possui uma composição que aumenta a produção de glutationa, um antioxidante que atua como desintoxicador do organismo afetado pelo abuso de substância.

Esse antioxidante também ajuda a aumentar a produção de hormônios como a serotonina e dopamina que geram bem-estar físico e mental.

Como muitas pessoas usam cigarro e bebidas alcoólicas como geradores de “bem-estar”, o uso desse óleo essencial substitui essas substâncias.

Compre aqui.

4- Óleo essencial de Lavanda

O óleo essencial de Lavanda tem propriedades relaxantes que combinam com o controle dos vícios, ajudam a manter a calma, tranquilidade e aumentam a concentração.

Esse é um dos óleos mais potentes contra a ansiedade, trazendo efeitos terapêuticos que ajudam a combater os vícios. 

Além de acalmar e ajudar no combate dos vícios, o óleo essencial de Lavanda é indicado para tratamento da insônia, que pode muitas vezes levar ao consumo abusivo de substâncias. 

Compre aqui.

óleo essencial para acabar com vícios

5- Óleo essencial de pimenta preta

O quinto óleo essencial para vícios da nossa lista é o óleo essencial de pimenta preta. Ele possui benefícios, como: excelente fonte de fibra, potássio, ferro, vitaminas e antibiótico natural.

No caso dos vícios, na composição do óleo essencial de pimenta preta há Piperina, que tem ação antidepressiva e regulação de humor.

Esse óleo também ajuda a reduzir a quantidade de cigarros consumidos, pois gera uma sensação de “enjoo” ao ser utilizado em complemento aos tratamentos de vícios.  

Compre aqui.

Como utilizar o óleo essencial para tratamento de vícios?

O uso de óleo essencial para vícios está diretamente ligado às emoções e sentimentos. Por isso, podem ser usados como alternativa natural para controle dos vícios. 

A inalação é uma das formas mais eficazes de chegar a substância ao cérebro. Além de outras formas de como utilizar o óleo essencial para tratamento de vícios que você vai conhecer com as dicas abaixo.

Continue lendo.

Borrife óleo essencial para vícios no ambiente 

Uma das formas de usar óleos essenciais para vícios é borrifando o conteúdo no ambiente como a sua casa e local de trabalho. 

Como a maioria dos óleos essenciais para tratamento dos vícios têm um aroma agradável, fica mais fácil escolher o perfume de sua preferência.

Portanto, misture algumas gotas do óleo essencial para vícios com água no difusor, aromatizador ou borrifador de sua preferência. 

Óleo essencial para vícios

Faça a inalação do óleo essencial 

Outra maneira de usar o óleo essencial para vícios é inalando. Por isso, pingue uma gota do óleo escolhido em cada uma das mãos, esfregue e inale com uma certa frequência.

Você também pode pegar uma bacia com 1 litro de água quente, aplicar cerca 15 gotas do óleo essencial e inalar cobrindo a cabeça com uma toalha.

Use o óleo essencial escolhido pingando na fronha do travesseiro e tenha uma noite tranquila, já que muitos óleos para vícios promovem uma sensação de relaxamento muscular e mental.

Use o óleo essencial para vício no difusor pessoal 

Se você é praticante de meditação ou prefere usar o óleo essencial para vícios no seu dia a dia, use o óleo no seu difusor pessoal. Aqueles colares difusores que podem ser combinados com looks bem diversos.

Utilize de 2 a 5 gotinhas no compartimento do difusor colar e aproveite os benefícios do óleo essencial para vícios.