O óleo essencial para unhas é indicado para prevenir e tratar problemas que possam afetar a saúde das unhas. Por isso, é comum encontrar algumas substâncias presentes nos óleos essenciais e também nos esmaltes e produtos para as unhas. 

Unhas fracas e quebradiças é um problema enfrentado por muitas pessoas, podendo ser resultado por diversas causalidades como baixa imunidade, falta de vitaminas no organismo, má circulação do sangue e até efeitos colaterais das medicações.

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são problemas que afetam o metabolismo. O primeiro corresponde a condição mais lenta e o segundo a aceleração.

Ambos os casos afetam as unhas e, consequentemente, deixam elas sem nutrição para seu crescimento saudável.

Além disso, unhas fracas também é resultado de dietas severas com cardápios que levam a perda rápida de peso. Porém, prejudicam as unhas tornando mais quebradiças e com efeito escamado.

O óleo essencial para unhas, por sua vez, é uma alternativa natural para tratamento e prevenção de problemas com as unhas e alguns tipos têm se mostrado benéfico para quem enfrenta problemas de crescimento, por exemplo.

Óleo essencial para unhas – Conheça os melhores

óleo essencial para unhas

Com princípios ativos que ajudam a tratar a doença da raiz, o tratamento com óleo essencial para unhas tem se mostrado bastante positivo, podendo ser aplicados diretamente na unha, ou processo de tratamento pelo organismo.

Muitos óleos essenciais possuem ação antisséptica, antimicrobiana, antifúngica,  antimicótica e fortalecedora para o sistema imunológico.

Em muitos casos, as unhas quebradiças estão relacionadas a problemas do organismo como falta de nutrientes e vitaminas, principalmente do complexo D rico em cálcio.

Outros problemas relacionados à saúde mental como ansiedade e estresse também podem causar a fragilidade das unhas. Principalmente por causa de comportamentos como esfregar as mãos com frequência e mania de roer as unhas.

Por isso, os óleos essenciais para as unhas podem ser usados tanto no tratamento quanto na prevenção, pois muitos deles possuem propriedades vitamínicas, geram bem-estar físico e mental.

Se você está procurando um óleo essencial para unhas, listamos algumas opções poderosas para você usar.

Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca contribui para o fortalecimento das unhas, reforçando o sistema imunológico e consequentemente a aparência das unhas.

Esse óleo essencial tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti séptica, servindo também como um protetor contra invasores que causam micoses e enfraquecimento das unhas por condições do ambiente.  

Além de usar óleo essencial de melaleuca nas unhas, uma dica é não tirar toda a cutícula da unha, pois é ela quem protege de invasores também.

Óleo essencial de orégano

O óleo essencial de orégano é um ótimo aliado quando o assunto é micoses na pele. Suas propriedades têm como componente químico em destaque o carvacrol.

Com função fungicida, o carvacrol consegue combater as infecções nas unhas a partir de fungos. Resultando em uma unha mais saudável e bonita pronta para receber uma bela esmaltação.

melhores óleos essenciais para unhas

Óleo essencial de cravo

O óleo de cravo é um dos melhores óleos essenciais para tratamento das unhas, além de ser indicado para os cabelos e a pele.

No caso das unhas, o óleo essencial de cravo tem ação anti fúngica, antisséptica, antimicrobiana, antiviral e anti-inflamatória.

Portanto, ele ajuda a melhorar as condições do sistema imunológico, combate às infecções nas unhas e protege de invasões de microorganismos. 

Para as cutículas o óleo age como um protetor agindo contra os fungos, restaurando e fortalecendo o tecido da cutícula.

Óleo essencial de lavanda 

Já o óleo essencial de lavanda, este é conhecido por suas propriedades relaxantes e calmantes, muito utilizado para tratar casos de ansiedade e estresse.

Assim como o óleo essencial de cravo, a lavanda é bastante usada em produtos cosméticos para os cabelos e unhas por causa de suas propriedades eficazes contra a proliferação de funções

Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim também é uma opção para tratamento natural para as unhas, agindo ativamente no crescimento e desenvolvimento das unhas.

Se você tem problemas como unhas fragilizadas, quebradas e de difícil crescimento, o óleo essencial de alecrim é uma ótima opção para você usar.

Como usar o óleo essencial para unhas?

onde comprar óleo essencial para unhas

Existem diversas formas de usar o óleo essencial para unhas, já que a aromaterapia oferece uma maneira natural para prevenir e tratar doenças no corpo e mente. 

Abaixo selecionamos 5 dicas para você aprender como usar os óleos essenciais nas unhas. Veja o melhor método para você fazer e obter bons resultados para uma unha saudável.

Use um frasco de vidro de esmalte vazio 

Uma das formas mais práticas de usar o óleo essencial para unhas é usando um frasco vazio de esmalte. 

Primeiro, será preciso limpar bem o frasco de esmalte vazio antes de colocar o óleo essencial escolhido. 

Depois adicione algumas gotas de óleo no frasco e misture com um diluidor de óleo essencial ou óleo vegetal, por exemplo. Use o pincel de esmalte para depositar o óleo sobre as unhas.

Massageie com algumas gotinhas na unha 

Outra forma de usar óleo essencial para as unhas é pingando de 4 a 6 gotas sobre as unhas, depois é só massagear a região com bastante delicadeza.

Uma dica é diluir o óleo essencial puro com um óleo vegetal para evitar irritações na pele.

Faça inalação com óleo essencial 

Outra maneira de usar o óleo essencial nas unhas é pela via nasal. Isso mesmo, de dentro para fora do corpo.

Como vimos, muitos óleos essenciais são indicados para melhora do sistema imunológico que afeta as unhas e cabelos. Por isso, fazer inalação com óleo essencial apresenta benefícios externos.

Pingue 2 gotinhas de óleo essencial na mão, esfregue e inale de 30 a 60 segundos.

Use difusores e aromatizantes no ambiente 

O modo tradicional de uso em difusores e aromatizantes no ambiente também podem funcionar quando o assunto é saúde das unhas. E ainda você garante outros benefícios do óleo essencial para a sua saúde.

Compressas com óleo essencial para unhas

O uso de compressas com óleo essencial para unhas costuma ser benéfico, principalmente para o tratamento de micoses nos pés.

Aqui nesta dica de uso você vai precisar encher uma bacia com água quente ou fria, pingar de 3 a 5 gotas de óleo essencial para unhas na água e fazer uma compressa de toalha para colocar no local.

Conte com a Atavie para comprar seus óleos essenciais online. Entregamos para todo Brasil.