O óleo essencial para rejuvenescimento se torna uma alternativa natural e com um resultado incrível.

Inclusive, até a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, é uma das adeptas ao óleo de rosa mosqueta para clarear a pele e rejuvenescer.

Entre os óleos essenciais de flores, existem outras opções naturais para remover manchas, hidratar a pele e prevenir o envelhecimento precoce. Afinal, ter uma pele bonita e saudável é o sonho de muita gente, não é mesmo?

Portanto, se você quer conhecer quais são os óleos essenciais para rejuvenescimento da pele, continue a leitura deste artigo da Atavie e veja como usar esse poderoso aliado da pele jovial saudável.

Óleo essencial para rejuvenescimento – Veja os melhores

rejuvenescimento da pele com óleo essencial

Basicamente, os óleos essenciais para pele trazem grandes benefícios. Como por exemplo, a preservação da sua elasticidade; deixam um aspecto mais iluminado; melhoram a textura e ajudam a prevenir o envelhecimento.

Alguns tipos de óleos essenciais são responsáveis por reduzir as manchas, diminuir as linhas de expressão e uniformizar o tom de pele. O resultado do uso de um óleo essencial para rejuvenescimento é uma pele bonita e conservada.

Portanto, se você assim como a duquesa de Cambridge procura por alternativas mais naturais para cuidar da sua pele, conheça uma lista com 7 tipos de óleos essenciais para rejuvenescimento.

1- Óleo essencial de Lavanda

O óleo essencial de Lavanda é um ótimo aliado no rejuvenescimento da pele. Possui propriedades calmantes, anti-inflamatória, cicatrizante, adstringente e ainda tonifica a pele. É indicado em casos de pele com acnes, queimaduras e com psoríase. 

Além do efeito cicatrizante para espinhas e tonificante para peles oleosas ou secas, o óleo essencial de lavanda protege a pele contra os radicais livres, pois contém propriedades antioxidantes contra raios danosos como o ultravioleta.

2- Óleo essencial de Gerânio

Outro óleo essencial para rejuvenescimento é o de Gerânio, muito usado para reduzir manchas, uniformizar e rejuvenescer a pele.

Pelos seus efeitos rejuvenescedores, o óleo essencial de gerânio é bastante encontrado em cosméticos. Quando usado puro, também produz bons resultados.

Esse óleo é indicado, principalmente, para pele seca, com efeito áspero, sem vitalidade e aspecto envelhecido. Sua fórmula contém antioxidantes que melhoram a elasticidade, diminuindo e prevenindo as rugas, marcas de expressão e sinais da idade madura.

Outro fator é que o óleo essencial de Gerânio também ativa a circulação sanguínea, melhorando o aspecto da pele, deixando-a mais viçosa. 

3- Óleo essencial de Patchouli

O óleo essencial de Patchouli é um excelente hidratante, combate as inflamações e regenerados tecidos, por isso se torna um importante óleo natural muito usado no tratamento de acnes e na prevenção de linhas de expressão. 

Ele trata a pele rachada, eczemas e com rugas, melhorando o aspecto da pele que gera o rejuvenescimento da mesma.

4- Óleo essencial de Sândalo

Com propriedades adstringentes, anti-inflamatória e antisséptica, o óleo essencial de sândalo é mais um óleo essencial indicado para rejuvenescimento.

Ao mesmo tempo que hidrata, o Sândalo acalma a pele, diminuindo a irritação da pele com acne, por exemplo.

Outro benefício deste óleo essencial é que ele melhora a luminosidade do rosto. Isso ocorre devido às propriedades antibacterianas, antifúngica e antisséptica presentes na planta. O resultado é uma pele macia e viçosa.

5- Óleo essencial de Palmarosa

Mais uma dica de óleo essencial para rejuvenescimento indicado para pele seca é o óleo essencial de Palmarosa, uma planta também conhecida como “Gerânio da Índia”.

Sua função regeneradora das células ajuda a clarear manchas, tratar peles flácidas, dermatites e curar feridas. Esse óleo essencial também é indicado no tratamento de estrias por causa das suas propriedades rejuvenescedoras.

6- Óleo essencial de Mirra

O óleo essencial de Mirra tem componentes naturais que agem como antimicrobianas, anti-inflamatório e adstringente que limpa e elimina as imperfeições da pele como as rugas.

Ao utilizar o óleo essencial de Mirra em sua rotina de skincare você previne o aparecimento das rugas, acnes e manchas. Diminuindo também o aspecto envelhecido da pele, ideal para peles mais secas.  

No caso de cicatrizes de acne, a mirra age regenerando as células, melhorando o aspecto enrugado e deixa a pele mais suavizada.

7- Óleo essencial de Ylang Ylang

Este óleo essencial para rejuvenescimento combate os microrganismos e as infecções. Principalmente aquelas causadas pelas acnes.

Os efeitos do óleo essencial de Ylang Ylang também ajudam a cicatrizar a pele, deixando mais uniforme e macia. Por isso, é indicado em casos de tratamento natural para acne, combate às rugas e linhas de expressão. 

O óleo essencial de Ylang Ylang também ajuda a tratar a secura da pele, deixando mais hidratada e iluminada graças ao aumento da produção de colágeno.

como usar óleo essencial para rejuvenescer a pele

Dicas de como usar os óleos essenciais para rejuvenescimento

Os óleos essenciais para pele ajudam a combater e prevenir os efeitos do envelhecimento. Por isso, podem ser combinados em blends de óleos essenciais e vegetais. 

Abaixo selecionamos algumas dicas de como usar os óleos essenciais para rejuvenescimento. Seja aplicado em um creme facial ou através da inalação, já que muitos desses óleos têm outros benefícios para a saúde.

Faça massagem com óleos essenciais

Uma das dicas de como usar o óleo essencial para rejuvenescimento é através de massagem, utilizando blends do óleo puro com vegetal.

Para saber a quantidade exata para diluir óleo essencial com vegetal, faça a seguinte conta: para cada 1 gota de óleo essencial, aplique 3 gotas de óleo vegetal.

Os melhores óleos vegetais para a pele são o óleo de coco, rosa mosqueta e o argan que também possuem benefícios para os cabelos.

Faça massagem com óleos essenciais diluídos e deixe agir na pele por no máximo 10 minutos.

óleo essencial para rejuvenescimento

Misture com creme ou máscara faciais

Outra forma de usar o óleo essencial para rejuvenescimento é misturando com creme ou máscaras de uso diário.

Nada de aplicar o óleo essencial rejuvenescedor direto no pote de creme! Primeiro separe 20g do conteúdo em outro pote com tampa, acrescente 5 gotas de óleo essencial e misture. 

Coloque em uma embalagem escura, conserve em um local arejado e seco, depois aplique na região de tratamento.  

No caso de mistura de óleo essencial rejuvenescedor com máscaras de argila, aplique duas gotinhas do óleo na mistura e passe o conteúdo usando um pincel. Deixe agir por no máximo 15 minutos e finalize enxaguando o local.