O óleo essencial para queimaduras é uma alternativa natural para aliviar as dores de queimaduras e demais sintomas. É indicado em casos emergenciais, onde ocorrem as queimaduras de sol e pequenos acidentes que não demandam ir à emergência.

Como os óleos essenciais são concentrados, a melhor forma de usá-los é diluindo em óleo vegetais ou água. Pois alguns óleos em contato com a pele podem causar queimaduras.

Quando falamos em óleo essencial para queimaduras estamos citando opções com propriedades cicatrizantes e calmantes para a pele.

Assim sendo, continue lendo este artigo da Atavie e saiba tudo sobre o tema.

Óleo Essencial para Queimaduras

Óleo essencial para queimaduras

Se você busca um tratamento na aromaterapia, destacamos abaixo 9 opções de tratamentos com óleo essencial para queimaduras que ajudam a aliviar a irritação, acalmam a região e ajudam a acelerar o processo de regeneração da pele.

Continue lendo.

1- Óleo essencial de rosa 

O óleo essencial de rosa é ideal para tratar queimaduras na pele. Suas propriedades terapêuticas ajudam a hidratar, cicatrizar e regenerar a pele.

Além disso, esse óleo essencial para queimaduras também atua contra feridas na pele. Principalmente, causadas por cortes na derme. 

Modo de usar: Utilize de 2 a 3 gotas do óleo essencial de rosa misturado com água e aplique na região com um algodão limpo. Repita esse processo todos os dias até a cicatrização da pele.

2- Óleo essencial de Aloe Vera

Outro óleo com propriedades curativas para queimaduras é o óleo essência de Aloe Vera, a famosa Babosa. Ela é muito usada nos tratamentos capilares e na própria pele.

Seus principais efeitos estão relacionados à regeneração da região afetada pela queimadura, promovendo uma sensação de bem-estar contra a ardência e poder adstringente contra a bolhas na derme causada pela queimadura.

Esse óleo essencial para queimaduras pode ser usado tanto em casos de queimadura de sol quanto por acidentes com panela quente, por exemplo.

Modo de usar: Aplique 5 gotas do óleo essencial de Aloe Vera em 500 ml de água, mexa bem a mistura e pulverize na região queimada da pele.

melhores óleos essenciais para queimadura

3- Óleo essencial de Lavanda

Um dos óleos essenciais mais eficazes para tratamento de pele é o óleo essencial de Lavanda, muito usado para acalmar a pele e a mente.

Sua composição possui componentes que são verdadeiros aliados no tratamento de queimadura, agindo como antisséptico, antibiótico e analgésico.

É um óleo que alivia as dores, protege de infecção, reduz a inflamação e ajuda na regeneração da pele.

Modo de usar: Mergulhe uma toalha limpa em uma água morna, torça a toalha para eliminar o excesso de água e pingue de 3 a 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Aplique no local e deixe agir por alguns minutos.

Compre aqui.

4- Óleo essencial de Camomila

O óleo essencial de Camomila é um excelente calmante natural. E no caso de queimaduras na pele causadas pelo sol, não seria diferente. 

Quando falamos de queimaduras e feridas na pele, o óleo essencial de Camomila serve como potente substância natural curativa. Isso acontece devido suas propriedades antioxidantes, antinflamatória e claro, calmante da pele.

Modo de usar: Coloque em uma vasilha grande 500 ml de água morna, adicione 3 gotas de óleo de camomila e com uma toalha limpa faça uma compressa no local.

Compre aqui.

5- Óleo essencial de Calêndula

Em casos de queimaduras causadas pelo excesso de sol ou acidentes com panela quente, o óleo essencial de calêndula é uma excelente opção de tratamento natural.

É um óleo essencial com propriedades terapêuticas antifúngicas, antinflamatóras e antibactericidas indicada para cicatrização da pele e alívio das irritações por queimaduras.

Pode ser usado como antisséptico e no alívio dos desconfortos por assadura de fraldas e absorventes.

Modo de usar:  Derrame de 2 a 3 gotas de óleo essencial de Calêndula em um copo de água, adicione uma colher de chá de Aloe Vera e aplique com uma toalha limpa na região afetada.

aliviar queimadura com óleo essencial

6- Óleo essencial de Melaleuca

O óleo essencial de Melaleuca, ou “tea tree” como também é conhecido, possui propriedades terapêuticas para tratar os casos de queimaduras na pele.

Seus efeitos antissépticos, antinflamatórios, antibacteriano e germicida são excelentes quando o assunto é queimaduras na pele.

Esse óleo essencial ajuda a eliminar bactérias que possam causar inflamações na área queimada. É uma opção de óleo que acelera a produção de glóbulos brancos, acelerando consequentemente o processo de renovação da pele. 

Modo de usar: Misture 500ml de água com 5 gotas de óleo essencial de Melaleuca, coloque em um borrifador e use na região queimada.

Compre aqui.

7- Óleo essencial de Sândalo

Já o óleo essencial de Sândalo, este contribui para diminuição da irritação da pele, causada pelo contato excessivo com o sol.

Seu efeito refrescante é ideal em casos de queimaduras do sol, acalmando a derme de modo que a pessoa possa se sentir relaxada.

É um óleo que contribui para a eliminação dos germes, que podem aparecer em infecções depois da pele estar exposta ao sol. Ajuda também a evitar os bronzeamentos irregulares na pele.

Modo de usar: Coloque 2 gotas de óleo essencial de Sândalo, 1 gota de óleo essencial de açafrão e 30g de óleo de coco em uma vasilha de vidro. Misture o conteúdo na vasilha e depois aplique no local. 

Compre aqui.

8- Óleo essencial de Hortelã-pimenta

Outro óleo essencial para queimaduras é o de Hortelã-pimenta. Em sua composição possui mentol que alivia a sensação de quente na pele.

O resultado é uma sensação mais refrescante e com efeitos que podem ajudar a diminuir a ardência da região da pele queimada.

Mais um benefício para a pele é que o óleo essencial de Hortelã-pimenta também ajuda a hidratar a região e renovar a aparência da pele queimada de sol.

Modo de usar: Dilua de 2 a 3 gotinhas de óleo essencial de Hortelã-pimenta em um copo com água e aplique no local com auxílio de um algodão limpo.

Compre aqui.

Óleo Essencial para Queimaduras

9- Óleo essencial de Eucalipto

Assim como o óleo essencial de Lavanda é uma excelente opção para acalmar a pele, não poderíamos deixar de falar de outro óleo essencial para queimaduras bastante eficiente: o óleo essencial de Eucalipto.

Em suas propriedades estão as funções anti-inflamatórias, antibactericida e efeito refrescante como a menta.

Por isso, sua aplicação é indicada para pele queimada de sol, promovendo um alívio da dor, calmante e protegendo sua sensibilidade contra infecções.

Modo de usar: Adicione em um copo de água fria e 2 a 3 gotas de óleo essencial de Eucalipto misturado com uma colher de chá de gel de babosa (Aloe Vera). Depois aplique no local borrifando a mistura.

Compre aqui.