O óleo essencial para pulgas em gatos é uma alternativa natural de tratamento contra pragas. Principalmente as pulgas e carrapatos que se alojam no corpo do bichano.

Neste artigo da Atavie, confira as receitas naturais usando óleos essenciais para pulgas e veja dicas de cuidados na aplicação.

Os gatos e cachorros estão propensos a serem contaminados com pragas. Por isso, manter o local onde eles dormem sempre limpo é essencial para evitar infestações.

Alguns cuidados com a higiene do animal também garantem a prevenção desses insetos.

Além dos remédios receitados pelo veterinário, existe a alternativa mais natural de tratamento e prevenção: os óleos essenciais para pulgas em gatos. 

Assim sendo, continue lendo e saiba mais.

Óleo essencial para pulgas em gatos – Veja os óleos indicados

Óleo essencial para pulgas em gatos

Quando se fala em uma alternativa natural para tratamento de problemas que afetam os animais, os óleos essenciais possuem ótimos resultados. Principalmente, eliminando e prevenindo infestações como das pulgas em gatos.

Mas nem todo tipo de óleo essencial é indicado para usar no bichano. Afinal, alguns podem causar alergias e desconfortos para o seu gatinho.

Assim sendo, veja qual o óleo essencial para pulgas em gatos, indicado para tratar essas infestações.

Óleo essencial de cedro

O óleo essencial de cedro é um excelente inseticida natural. Por isso, é indicado para eliminar as pulgas em gatos. 

As pulgas também não gostam do cheiro do cedro, sendo esta uma opção benéfica e atóxica para seu peludinho. 

Óleo essencial de lavanda

A lavanda é uma planta que ajuda a acalmar e tranquilizar o animal, também funciona como inseticida afastando pulgas e carrapatos do gatinho.

Como o cheiro da lavanda pode ser forte para o olfato sensível dos felinos, a dica é usar o óleo essencial de lavanda misturado com óleo de coco, por exemplo.

Óleo essencial de limão

Outro inseticida natural contra as pulgas em gatos é o óleo essencial de limão, ideal para eliminar as pulgas do pelo e do próprio ambiente onde vive o felino.

Com ação desinfetante, o óleo essencial de limão também é um excelente produto para limpar superfícies, aplicar no chão e manter os insetos longe do local onde vive o gato.

gato pode óleo essencial

Óleo essencial de eucalipto

Além de limpar e purificar o ar do ambiente, o óleo essencial de eucalipto também age como inseticida natural, principalmente em casas com gatos.

Esse óleo essencial também combate o mofo e previne a proliferação de carrapatos no ambiente, já que permite a circulação melhor do ar e se torna um produto natural para limpar a casa com segurança.

Óleo essencial de erva-cidreira

O óleo essencial de capim-limão ou erva-cidreira é indicado para tratamento de pulgas em gatos, sendo esta uma erva indicada para eliminar carrapatos.

Com propriedades que funcionam como repelente de inseto, o óleo essencial de erva-cidreira possui componentes como citral e geraniol, ideais para afastar insetos.

Óleo essencial de neem

O óleo essencial de neem é um extrato retirado de uma árvore da Índia, com o nome de Neem ou Nim.

Esse óleo é feito a partir das sementes e folhas dessa árvore se tornando um ótimo anti-inflamatório e repelente natural contra insetos, como as pulgas e carrapatos.

Ele age eliminando as pulgas e carrapatos do ambiente, bem como, age como um protetor dessas infestações no seu pet.

óleo essencial para usar em gatos

Como usar o óleo essencial para pulgas em gatos

O óleo essencial para pulgas em gato não deve ser usado de qualquer forma no pet. Por isso, selecionamos algumas dicas seguras de como aplicar óleo essencial para combate e prevenção das terríveis pulgas.

Receita de colar antipulgas com óleos essenciais

Uma das formas mais eficazes de eliminar as infestações de pragas é com uma receita para colar antipulgas com óleos essenciais.

Aqui nesta dica podem ser usados óleos como de cedro, lavanda, limão, eucalipto, erva-cidreira e neem. Mas atenção: eles precisam ser diluídos em óleo vegetal. Como por exemplo, o de óleo coco, que inibe o cheiro forte das ervas e plantas.

Para fazer essa receita, utilize uma fralda de algodão, adicione algumas gotinhas do óleo essencial para pulgas em gatos de sua preferência e amarre no pescoço do animal. 

É aconselhável ver a reação do felino para que ele não se sinta tão incomodado com o colar, ou até mesmo para evitar que ele lamba o óleo essencial da fralda.

Loção repelente com óleos essenciais

A loção repelente com óleo essencial de neem é ideal para eliminar pulgas e carrapatos no gato, visto que o neem é uma planta não tóxica para o felino.

Basta aplicar em um borrifador a mistura de 2 a 3 gotas para uma colher de vinagre de sopa, depois preencha com um copo de água para fazer a diluição do conteúdo.

Aplique no gato e no ambiente como na caminha, perto da caixa de areia e demais locais que ele gosta de estar.

Limpeza do local com óleos essenciais

A limpeza do local com óleos essenciais vai ajudar a prevenir a presença de ninhos de pulgas no ambiente, aproveitando os benefícios dos óleos essenciais para desinfetar as superfícies.

Aposte em uma misturinha de óleo essencial de limão com água e aplique nas superfícies onde o gato costuma estar, inclusive, pode ser aplicado na caminha do bichano e caixa de areia. 

gatinhos

Cuidados ao usar óleo essencial para pulgas em gatos

O uso de óleos essenciais para gatos deve ser feito com bastante cautela para não prejudicar a saúde do felino. Por isso, selecionamos uma lista de cuidados ao usar óleo essencial para pulgas em gato.

Confira!

  • Um ponto bem importante é que os óleos essenciais não podem ser ingeridos, devem ser diluídos em óleo vegetal ou água;
  • Quando usados em aromatizador de ambientes, deve manter o local bem arejado com janelas e portas abertas;
  • Ao administrar óleo essencial para pulgas e carrapatos em gatos, perceba a reação do felino, caso fique irritado, com náuseas e desconfortável, suspenda o uso;
  • Jamais aplique óleo essencial em regiões do gato como olhos, nariz, boca, ouvidos e áreas das genitálias;
  • Os filhotes com menos de 10 semanas de idade, não devem usar o óleo essencial para pulgas e carrapatos;
  • O uso de óleo essencial em gatas prenhes e que estão amamentando, deve ser orientado pelo veterinário;
  • Escolha óleos essenciais 100% puros, com certificado terapêutico e livre de aditivos que possam causar reações no pet;
  • Utilize sempre uma pequena quantidade de óleo essencial puro diluído em óleo transportador como o óleo de coco fracionado que não irrita o animal;
  • Ao verificar uma reação negativa do gatinho ao uso de óleo essencial para pulgas em gato, suspenda o uso.

Sempre use o óleo essencial para pulgas em gato com precaução e em pequenas quantidades. Use só óleo essencial indicado para essa finalidade. Faça pequenos testes e considere sempre a reação do bichano.