Já pensou usar um óleo essencial para dor fibromialgia? No artigo de hoje a Atavie vai trazer 10 opções de óleos para tratar fibromialgia, uma doença que afeta o físico e o psicológico.

A fibromialgia afeta muitas pessoas no mundo, sendo este um distúrbio que causa dores generalizadas e cansaço intenso.

É uma doença de difícil diagnóstico, pois a causa das dores intensas, muitas vezes, não aparecem em exames de imagem como o raio x.

As pessoas com fibromialgia podem sentir rigidez nos músculos e dores nas articulações, além do cansaço mental.

Por isso, a aromaterapia se torna um importante aliado combatendo dores através de óleos essenciais com efeito analgésico e óleos que agem diretamente no psicológico.

tratamento fibromialgia

Óleo essencial para dor fibromialgia

Acredita-se que a rigidez muscular ocorre devido a uma alteração na comunicação entre medula óssea e cérebro, causando o desconforto nos músculos. 

Algumas pessoas com diagnóstico de fibromialgia relatam sintomas como alterações no sono, depressão, ansiedade e alterações cognitivas como a falta de memória.

Diante disso, usar um óleo essencial para dor fibromialgia pode ser uma alternativa natural para alinhar com o tratamento do distúrbio. 

Confira as opções de óleos essenciais e quando usar para tratar as dores da fibromialgia, bem como seus efeitos físicos e psicológicos.

1- Bergamota alivia o estresse

O óleo essencial de bergamota é um ótimo aliado para aliviar o estresse, isso ocorre devido à sua função de diminuir as atividades do Sistema Nervoso Simpático (SNS), responsável pelo sistema de alerta.

Por isso, esse óleo é bastante usado na aromaterapia para acalmar o ambiente e trazer uma melhora no humor.

Utilize esse óleo essencial em massagens diluído com um óleo vegetal de andiroba, por exemplo, que é um excelente anti-inflamatório.

2- Óleo de gengibre fonte analgésica

O óleo essencial de gengibre é uma ótima fonte analgésica, age contra dores musculares e nas articulações que são os principais sintomas da fibromialgia.

Esse óleo pode ser usado na aromaterapia em difusores, aromatizantes elétricos e colares aromatizadores pessoais.

Outra dica é fazer massagem no local, basta diluir com um óleo de base vegetal e aplicar no local antes de dormir ou quando despertar.

3- Capim-limão diminui a pressão sanguínea

O óleo essencial de capim-limão diminui a pressão sanguínea e aumenta a circulação, promovendo um efeito analgésico e de relaxamento emocional.

Saiba que o capim-limão também age contra palpitações e inquietações no sistema nervoso.

Esse óleo também combate as dores de cabeça e a fadiga mental, bastante comum em casos de FM (fibromialgia).

Use o óleo essencial de capim-limão em banhos relaxantes, inalação através de bacias e aplicado na mão (diluído) para inalar quando quiser.

óleo essencial fibromialgia

4- Ylang ylang para conforto emocional

Já o óleo essencial de ylang ylang é responsável por trazer um conforto emocional para as pessoas com o diagnóstico de FM.

Ele é um importante aliado na cura do medo pela aromaterapia, sendo este um grande fator emocional para desencadear a doença.

Use o óleo para melhorar a sua autoestima e bloqueios psicológicos que podem gerar dores. 

Os difusores de aroma diluídos em água são sugestões para usar o óleo essencial no ambiente.

5- Manjericão para combater insônia

O óleo essencial de manjericão é indicado para combater a insônia causada por dores e cansaço mental da fibromialgia.

Além de muito cheiroso, o manjericão age como uma excelente fonte relaxante e calmante. Ajuda a equilibrar as emoções e o humor instável.

Em casos de depressão e ansiedade esse óleo essencial também é usado, principalmente na aromaterapia que permite melhorar as condições do ambiente.

No sistema digestivo, o óleo essencial de manjericão melhora a flatulência, cólicas e dores abdominais.

6- Eucalipto globulus para dores crônicas

Outro óleo essencial para dor fibromialgia é o eucalipto globulus, indicado para tratar dores musculares crônicas como da FM.

Com efeito analgésico, o óleo essencial de eucalipto globulus também age melhorando as dores nas articulações.

Esse óleo também relaxa a mente trazendo uma melhora nas emoções e cognitivo, aumentando a concentração.

7- Alecrim um ótimo estimulante

O óleo essencial de alecrim é um ótimo estimulante físico e mental. Entre as suas principais funções estão ativar o sistema circulatório e vascular.

No caso de um estimulante natural mental, ele age como antidepressivo, ativa a memória e combate a fadiga mental (física também).

Além das propriedades estimulantes, o óleo essencial de alecrim é um importante analgésico natural que diminui as dores da fibromialgia.

8- Pimenta preta para as articulações doloridas

Um dos sintomas mais desagradáveis da fibromialgia são as articulações doloridas, como joelhos e cotovelos.

Para tratar esse sintoma desconfortante, o óleo essencial de pimenta preta é o mais indicado.

Com propriedades que ativam a circulação sanguínea e com efeitos analgésicos, esse óleo é um importante aliado na hora de aliviar as dores causadas pela rigidez da musculatura.

Uma dica é fazer uma compressa com 6 a 10 gotas de óleo essencial de pimenta preta em uma bacia com 1 litro de água quente. Aplique nas articulações doloridas antes de dormir.

9- Lavanda francesa ansiolítico natural

O óleo de lavanda francesa é considerado um ansiolítico natural composto na espécie lavandula angustifolia.

Seus benefícios envolvem o alívio da tensão nervosa que contrai os músculos, deixando-os mais rígidos.

Quando usado antes de dormir ajuda a acalmar o ambiente trazendo relaxamento e bem-estar para a pessoa com muitas preocupações.

Em nossa lista com óleo essencial para dor fibromialgia, a lavanda francesa não pode faltar por causa de seus grandes benefícios quando usada como aromatizante e em massagens.

10- Cipreste para dores nas pernas

O óleo essencial de cipreste é indicado para as dores nas pernas e sensação de pernas pesadas.

O alívio dessas dores ocorre devido às suas propriedades anti-reumáticas e estimulantes para combater a ansiedade e o nervosismo.

Em caso de muitas dores nas pernas aplique o óleo essencial de cipreste diluído para massagem no local, ou também aplicado em uma compressa de água quente.

Sempre quando for usar o óleo essencial para dor fibromialgia na pele ou em sinergia invista em uma fórmula pura e segura, dilua o conteúdo em um óleo vegetal carreador em 2 a 5 % de concentração.

Lembre-se que óleo essencial para dor fibromialgia não é um medicamento. Por isso, nunca abra mão de tratamentos médicos ou substituia remédios por óleos essenciais sem ajuda profissional.

Cuide-se!

compre pelo whatsapp