O óleo essencial para dente nascendo é uma ótima alternativa para aliviar as dores na gengiva que fazem os bebês sofrerem.

A maioria dos bebês começam ganhar os primeiros dentinhos após os seis meses. Mas existem casos em que os dentes começam a nascer nos primeiros três meses.

Até os dois anos e meio, a criança poderá formar um conjunto de até 20 dentes de leite e toda mãe e pai que passou por esse processo sabe as dificuldades.

Nos períodos de dentição do bebê ele possui uma gengiva mais fina, podendo ocorrer inchaços e dores. 

É comum os pequenos colocarem as mãos na boca, bem como outros objetos. Pois o nascimento dos dentes coça bastante.

Portanto, para aliviar os desconfortos, as massagens na gengiva se tornam alternativas seguras pela Academia Americana de Pediatria, trazendo grandes benefícios para os bebês.

A seguir a Atavie destacou uma lista com descrição de óleo essencial para dente nascendo, todos liberados para usar no bebê, dependendo da idade.

Óleo essencial para dente nascendo

Óleo essencial para dente nascendo – Veja as melhores opções

A aromaterapia é uma importante aliada da saúde dos bebês, por isso existem opções de tratamento com óleo essencial para dente nascendo para aliviar os sintomas da dentição.

Esses sintomas são acompanhados por coceira, inchaço, vermelhidão, perda do sono, aumento de saliva e agitação.

Sendo assim, os remédios naturais como óleos essenciais estão na lista de opções para aliviar as dores do nascer do dente no bebê.

Uma das opções de óleo essencial para dente nascendo é uma planta bastante conhecida. Inclusive, composta por um remédio natural muito usado para eliminar os desconfortos dessa fase.

Confira!

Óleo essencial de camomila

O óleo essencial de camomila é um grande aliado na dentição precoce. Isso porque o óleo essencial, assim como o óleo essencial de lavanda, podem ser usados nessa faixa etária.

A camomila das espécies Matricaria chamomilla ou Chamaemelum nobile é uma ótima planta medicinal sedativa.

Ela pode ser usada em bebês a partir de 3 meses quando ocorre a dentição em casos mais precoces.

Para usar o óleo essencial de camomila dilua duas gotas em um difusor com água ou misture camomila com 0,5% de um óleo base vegetal e massageie a região do queixo e mandíbula do bebê.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda da espécie lavandula angustifolia é outra opção atóxica para aliviar os sintomas desconfortantes da dentição do bebê.

Assim como a camomila, este é um óleo essencial seguro para bebês com menos de seis meses. Porém, seu uso deve ser realizado com cautela como todo óleo essencial.

Com efeitos antisséptico e calmantes, a lavanda é uma planta ideal para as dores musculares, incluindo o nascer dos dentes.

Use o óleo essencial de lavanda diluído com 0,5% de óleo vegetal, aplique massageando a região da mandíbula do bebê.

Óleo essencial de gengibre

Para as crianças acima de 6 meses, o óleo essencial de gengibre da espécie Zingiber officinale também é indicado para dentes nascendo.

O gengibre é indicado em casos de dores musculares e inflamações. Por isso, pode ser usado em casos de dentição do bebê após os 6 meses completos.

É importante diluir o óleo essencial com óleo base vegetal em até 0,5% de porção. Depois é só massagear a região da mandíbula e gengiva do bebê.

Óleo essencial de manjerona

Já o óleo essencial de manjerona da espécie Origanum majorana auxilia na melhora das articulações, dores musculares e circulação sanguínea.

Por isso, essa é mais uma opção de óleo essencial para dente nascendo em crianças acima de 6 meses completos.

Assim como os demais óleos essenciais acima, o óleo essencial de manjerona também precisa ser diluído em uma proporção base de óleo vegetal de 0,5%. 

Só depois disso, você pode massagear a região dolorida na criança.

Óleo essencial de cravo-da-índia

Para os pequenos acima de 2 anos ou 24 meses completos, o óleo essencial de cravo-da-índia pode ser utilizado em caso de dentição.

Com um excelente poder analgésico e antisséptico, o óleo da espécie Eugenia caryophyllata é ideal para aliviar os sintomas da dentição das crianças.

Mesmo que este óleo seja mais seguro para crianças acima de dois anos, é preciso diluir o conteúdo antes de massagear o local.

Utilize a mesma medida dos demais óleos essenciais para dente nascendo e massageie a parte de fora da boca da criança. 

óleo natural para dente nascendo

Como aplicar o óleo essencial para dente nascendo no bebê?

Nos tópicos acima vimos a importância do óleo essencial ser diluído. Afinal, eles podem ser prejudiciais para a saúde se não usados corretamente.

Por isso, na hora de usar o óleo essencial como alternativa terapêutica, dilua o conteúdo em um óleo vegetal como semente de uva, abacate e amêndoa doce.

Lembre-se de usar a proporção máxima de 0,5% a 0,25% de óleo essencial por óleo transportador para evitar queimaduras.

A melhor forma de aplicação dos óleos essenciais para dentição é massageando pela parte de fora da gengiva ou através do uso em difusores para acalmar o ambiente.

Cuidados ao usar óleos essenciais para bebês

Confira também os cuidados ao usar óleos essenciais para bebês, tornando este um tratamento seguro quando atendida às recomendações.

Invista em um óleo essencial de qualidade

A primeira recomendação ao usar óleos essenciais no bebê é que você invista em um óleo de qualidade.

Pesquise pela pureza do óleo essencial, um aspecto consideravelmente importante que promove a qualidade do produto. 

Verifique a idade indicativa para uso do óleo

Como mostramos acima, existem recomendações de especialistas para o uso de óleos essenciais em crianças.

Diante disso, é sempre importante verificar a idade indicativa para uso do óleo essencial para dentição.

Sempre dilua os óleos essenciais com os vegetais

Todo óleo essencial deve ser diluído, seja com água no vaporizador ou um óleo de base vegetal como o gérmen de trigo e de abacate.

Esteja atento à quantidade de proporções máximas recomendadas, onde no caso de óleos essenciais para bebês a base máxima é de 0,25% em crianças acima de 2 anos.

Faça um teste de sensibilidade no bebê

Antes de aplicar o óleo essencial para dente nascendo no bebê, faça o teste de sensibilidade.

Use uma região da sola do pé, parte do braço ou perna para aplicar uma pequena quantidade de óleo essencial diluído em óleo vegetal.

Verifique se a região ficou avermelhada ou teve alguma alteração. Se não houver alterações, aplique o óleo essencial para a finalidade terapêutica e jamais ingira esses produtos naturais.

compre pelo whatsapp