• Comprar Detalhes
  • Sem estoque
    Detalhes

Óleo essencial de hortelã

O óleo essencial de hortelã é um dos produtos mais utilizados dentro da aromaterapia. Isso acontece pois ele tem efeitos refrescantes e resfriantes, ideais para relaxar o corpo e a mente dos pacientes.

Ele é altamente indicado para as pessoas que desejam encontrar alívio natural para a mente, relaxando após grandes estresses. Além disso, o óleo essencial de hortelã pode ser misturado junto aos óleos de alecrim e lavanda, aumentando seus benefícios.

Existe diferença entre o óleo essencial de hortelã e hortelã-pimenta?
Mesmo que exista muita confusão entre as duas opções de óleos essenciais, não existem grandes diferenças entre eles. Isso porque, ambos contam com a mesma espécie, além de apresentarem os mesmos benefícios para a saúde dos pacientes.

O motivo dos benefícios serem parecidos está no princípio ativo encontrado nas plantas, o mentol.

A única diferença que existe entre essas opções de óleos essenciais é que o de hortelã-pimenta é mais eficaz que o comum.

Mas mesmo assim, os benefícios são exatamente iguais, embora os resultados do óleo essencial de hortelã-pimenta sejam mais rápidos. Já o óleo essencial de hortelã trata condições amenas, indicado, principalmente, para as pessoas que são mais sensíveis a ervas e plantas.

Sendo assim, não importa qual tipo de óleo essencial de hortelã você escolher, o pimenta ou comum, todos os benefícios são os mesmos. Conhecer para que eles são utilizados também é importante, pois pode auxiliá-los a obter o tratamento eficaz em diferentes situações.

Veja também: óleo essencial de alecrim.

Benefícios do óleo essencial de hortelã

O óleo essencial de hortelã pode ser utilizado em diferentes situações, promovendo diversos benefícios. Alguns deles são:

  • Promove a melhora do humor;
  • Alivia os sintomas de alergia;
  • Ótimo estimulante para o metabolismo;
  • Auxilia a promover pensamentos mais fluidos e claros;
  • Ótimo para repelir mosquitos;
  • Auxilia a melhorar o estado de alerta;
  • Ótimo aliado para uma respiração melhor;

Além desses efeitos benéficos ao corpo humano, o óleo essencial de hortelã é muito utilizado para fazer chás.

Essa bebida promove uma melhora nos problemas relacionados a gastrointestinais, pois sua planta conta com propriedades que aliviam os gases, combatendo diferentes sintomas incômodos, como a diarreia e outros problemas.

Todos esses benefícios foram estudados, mas é importante levar em consideração que conversar com especialistas em aromaterapia é indicado em todos os casos.

Isso porque, nunca é indicado que um paciente inicie um tratamento por conta própria, sem conhecer suas propriedades e benefícios para a saúde. Assim como possíveis efeitos colaterais.

Veja também: óleo essencial de lavanda.

Como utilizar o óleo essencial de hortelã?

A forma que o óleo essencial de hortelã pode ser utilizado varia. Por isso, é indicado que os pacientes entrem em contato com um profissional para verificar as melhores formas. Mas é muito comum que os óleos essenciais sejam utilizados das seguintes maneiras:

  • Aromatização: Para promover a aromatização de seu ambiente, basta incluir gotas do óleo essencial de hortelã em um borrifador e utilizá-lo nos ambientes.
  • Massagem: Para utilizar o óleo essencial de hortelã e criar um produto para massagem, os pacientes devem incluir pequenas gotas do produto em uma base vegetal.
  • Banhos: Basta adicionar entre cinco a dez gotas do óleo essencial de hortelã em uma banheira com água morna. No caso das peles mais sensíveis, dilua esse produto em uma base vegetal.

Em todos os casos, lembre-se de entrar em contato com um especialista em aromaterapia, conhecendo o processo mais indicado para o seu caso.

Ir ao Topo