Para entender o que é óleo vegetal, precisamos entender de processos de extração e partes de uma planta. De maneira geral, os óleos vegetais são extratos de plantas ou sementes, de modo que o resultado desta extração seja um tipo de gordura. Esta gordura pode ser boa ou ruim e bom ser usada em diversos aspectos da nossa vida – desde a alimentação, até a o ramo cosmético.

Hoje em dia, o consumo de óleos vegetais naturais e orgânicos está cada vez mais em alta, principalmente por conta de seus benefícios para o corpo. E é justamente a partir destas condições que vamos explorar um pouco mais as características desta iguaria. Portanto, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o tema!

O que é óleo vegetal natural?

o que é óleo vegetal

Descubra o que é óleo vegetal.

Na introdução deste artigo já entendemos, brevemente, o que é óleo vegetal. E como você pôde perceber, trata-se de um tipo de gordura extraída de plantas ou sementes. Em outras palavras, podemos definir o que é óleo vegetal da seguinte maneira: são três ácidos graxos e uma molécula de glicerol que, juntos, formam um triglicerídeo. Ou seja, uma gordura.

O óleo vegetal não pode ser facilmente dissolvido em água, justamente por conta de sua combinação molecular. No entanto, ele é um excelente material para ser dissolvido em outras matérias orgânicas, como óleos essenciais, por exemplo.

É justamente por este motivo que os óleos vegetais são tão importantes para a cosmética e outros tratamentos relacionados a aromaterapia – ele trás inúmeros benefícios saudáveis e naturais, sem que haja agressão na pele ou no organismo de maneira geral.

No entanto, para que o produto seja definitivamente saudável, como os que você encontra aqui na nossa loja online, é preciso que haja uma extração correta do material. A prensagem a frio, que é um método bastante natural de extração do óleo, é muito melhor do que a extração por solventes. Vamos entender mais sobre isso logo abaixo. Continue lendo!

Prensagem a frio – Por que estes são os melhores óleos vegetais

Para que um produto natural e orgânico seja saudável, o seu processo de construção também precisa ser saudável, natural e com pouca agressividade em ingredientes e métodos. Hoje em dia, com a industrialização de muitas coisas, precisamos tomar cuidado para entender o rótulo do produto e, assim, garantir que não estamos comprando um produto negativo para nossa saúde.

No caso dos óleos vegetais, opte sempre por aqueles que são feitos com prensagem a frio. Este tipo de procedimento é mais seguro e saudável, pois não expõe as plantas ou sementes a solventes ou outros tipos de aditivos químicos ruins para o nosso corpo. A prensagem a frio é feita da seguinte forma:

  • A semente, planta ou folha é esmagada sob pressão;
  • O óleo começa a escorrer e, assim, é envasado para preparação;
  • Não há nenhum tipo de refinaria industrial neste processo, o que deixa tudo mais saudável;
  • Alguns vegetais necessitam de aquecimento para que o óleo seja recolhido;

Para que serve óleo vegetal natural?

para que serve óleo vegetal natural

Óleo vegetal serve para tratamentos, massagens, aromaterapia e até alimentação!

Até aqui, entendemos o que é óleo vegetal, como ele é feito e qual é o melhor tipo de prensagem para a extração do material. No entanto, depois de entender tudo isso, precisamos saber também para que serve o óleo vegetal. Afinal, um processo tão minucioso precisa resultar em benefícios práticos para o dia-a-dia, certo?

Certo! Os óleos vegetais são excelentes materiais para diversos tipos de necessidades orgânicas e naturais. Eles são ótimos para serem usados no corpo e também em tratamentos usando óleos essenciais. Por isso, se você está buscando uma maneira de usar seus óleos essenciais em casa, saiba que o óleo vegetal pode ser excelente para uma diluição!

Óleos vegetais servem para:

Óleo vegetal natural para diluir óleo essencial

Você pode usar seu OV (óleo vegetal) para diluições de óleo essencial. Afinal, os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele e, por isso, precisam de algum tipo de veículo. Este veículo pode ser um óleo vegetal natural e orgânico.

Inclusive, se você quiser, poderá fazer uma diluição de óleo vegetal + óleo essencial no seu aromatizador elétrico. Isto fará com que o aromatizador dure por mais tempo e, consequentemente, deixe o ambiente aromatizado por mais tempo.

Ótimos para fazer massagem e hidratar o corpo

Outra excelente forma de usar o óleo vegetal, é através de hidratações e massagens no corpo. Você pode usá-lo como um ótimo produto para gerar conforto e bem-estar para a pele. Além disso, você também pode usar os óleos no cabelo e para diversas outras finalidades – desde que hajam recomendações na embalagem.

Você sabia que alguns óleos vegetais podem ser usados, inclusive, na alimentação? Isso mesmo! O óleo de coco, por exemplo, é um ótimo agente para umedecer ou untar alimentos e panelas, sem que você precise usar gorduras ruins para o organismo.

Reduzem as chances de alergias na pele por cosméticos

Quando você usa óleos vegetais naturais e orgânicos no seu corpo, você reduz as chances de alergias e outros problemas causados por cosméticos industrializados. Ou seja, é uma excelente alternativa para quem não abre mão dos cuidados diários e quer fazer isso de uma forma muito mais saudável e natural.

A nível de exemplo, podemos comparar o óleo vegetal ao desodorante natural. Este, por sua vez, também garante muitos benefícios ao corpo, não agride as células e as deixa respirar, sem entupir os poros. E os óleos vegetais também não oferecem riscos neste sentido, desde que sejam prensados a frio, claro!

Transportam muitas vitaminas – A, D, E, K

E por fim, os óleos vegetais ainda servem para transportar vários tipos de vitaminas pelo nosso corpo. Como você sabe, o nosso corpo é um grande tecido que precisa ter contato entre todas as extremidades. As vitaminas precisam chegar em todos os pontos do nosso corpo e o óleo vegetal pode ajudar nisso.

Ele é ótimo para transportar vitaminas A, D E e K!

Qual é a diferença entre óleo vegetal e óleo essencial?

diferença entre óleo vegetal e óleo essencial

A diferença básica está na extração e na textura: Óleo essencial é mais líquido e óleo vegetal é mais espesso.

A diferença básica entre óleo vegetal e óleo essencial está na sua constituição. Vejamos algumas diferenças de ambos:

  • Óleos essenciais são mais líquidos;
  • Óleos vegetais são mais gordurosos e espessos;
  • Óleos essenciais evaporam rapidamente;
  • Óleos vegetais não evaporam rapidamente;
  • Óleos essenciais têm um aroma marcante e muito forte;
  • Óleos vegetais não têm aroma forte e você as vezes nem o sente;
  • Óleos essenciais são feitos para tratamentos de aromaterapia;
  • Óleos vegetais podem ser usados como veículos em tratamentos de aromaterapia;

Onde encontrar óleo vegetal natural para comprar?

Conte com a Atavie para comprar seus óleos vegetais naturais, 100% puros, orgânicos e veganos. Nós entregamos para todo Brasil e, se você estiver em BH, poderá receber seu óleo vegetal ainda mais rapidamente na sua casa. Clique aqui e veja a nossa loja online. Aguardamos seu pedido!