Os livros de meditação são ótimos guias para quem está iniciando ou, simplesmente, deseja conhecer mais sobre esse mundo para se aprofundar e adquirir mais experiência na meditação diária.

Há diversos livros disponíveis sobre o assunto, mas a Atavie selecionou uma lista com alguns dos mais recomendados, os quais têm fama mundial e são ótimas opções de leitura, confira!

Meditar não é fugir do mundo, mas conectar-se a ele de uma forma mais completa, relaxada, centrada. É aproximar-se dele para compreendê-lo, amá-lo e transformá-lo. Assim, uma maneira de fazer isso de forma eficaz é através de livros de meditação. Graças a eles, podemos aprender esta prática para aproveitar todos os benefícios desta antiga disciplina.

A meditação é uma técnica cada vez mais utilizada para gerenciar o estresse, controlar a atenção e esclarecer nossas ideias. Além disso, é uma ferramenta tremendamente eficaz para manter o corpo e a mente em perfeito equilíbrio. Além disso, há diversos estudos que relatam seu impacto na redução dos sintomas associados à depressão, ansiedade e estresse.

O cérebro se beneficia significativamente desse tipo de prática. Tudo isso explica, por exemplo, por que em muitas abordagens e terapias psicológicas o Mindfulness é usado como mais uma ferramenta na vida cotidiana.

Portanto, aprender a fazê-lo pode ser tão saudável quanto é recomendado. Meditar é uma forma de ouvir a voz da nossa alma.

Vejamos, portanto, quais são os melhores livros de meditação.

Livros de meditação

A seguir, confira quais as principais indicações de livros de meditação para que se aprofunde no tema e conheça mais sobre este universo:

1. Seja ninguém, de Ayya Khema

seja ninguém

É um dos grandes livros de meditação que é um clássico da literatura budista contemporânea. Ayya ​​Khema foi uma monja e professora budista, altamente comprometida com a inclusão das mulheres na prática do budismo.

Depois de fundar inúmeros centros ao redor do mundo, Khema faz este manual como resultado de anos e anos de ensino do caminho de Buda no Ocidente.

Neste livro  ele explica os princípios básicos do budismo de forma simples, moderna e atual.  Ele investiga o carma e expõe as dificuldades ao meditar ou como fazê-lo. Ao lê-lo, você poderá saber quais são os ensinamentos fundamentais da meditação.

2. Plenitude radiante, de Vicente Merlo

plenitude radiante

Vicente Merlo sabe fazer deste livro mais do que um extenso manual de meditação. O mais valioso é, sem dúvida, seu valor prático. Seu caráter didático é fruto dos cursos de dedicação e meditação ministrados por este escritor.

Por um lado, aprofunda-se exaustivamente nos aspectos mais básicos do budismo e do hinduísmo. Sempre mantendo a meditação como um fio condutor. Por outro lado, ele nos permite fazer uso de seus ensinamentos por meio de uma meditação autoguiada, que podemos encontrar ao final de cada capítulo.

3. Atenção plena para iniciantes – Jon Kabat-Zinn

atenção plena para iniciantes

Embora tenha se tornado um dos livros mais vendidos nos últimos tempos, o tema de atenção plena é praticado há anos como uma técnica de meditação análoga à concentração e foco. Nesse caso, Jon Kabat-Zinn nos dá uma série de “lições práticas de sabedoria e compaixão”.

Sem dúvida, este é um dos livros de meditação que você não pode perder se quiser cuidar de si mesmo. Suas diretrizes o ajudarão a embarcar no caminho de uma transformação integral, completa e curativa interna e externamente.

Da mesma forma, é importante referir-se ao seu autor. Jon Kabat-Zinn, professor emérito de medicina, é conhecido por seus estudos e trabalhos para introduzir práticas de meditação como Mindfulness no Ocidente. Além disso, ele criou criando a conhecida técnica de redução de estresse baseada em Mindfulness.

“Há pessoas que mostram alguma resistência à ideia de tirar um tempo para si. A ética puritana nos deixou com uma herança de culpa quando fazemos algo apenas para nós mesmos.” – Jon Kabat-Zinn.

4. Mindfulness: O Coração da Meditação Budista, de Nyanaponika Thera

Nyanaponika Thera publicou este trabalho para explicar o caminho da Atenção Plena de Buda (Satipatthana). Está protegido sob a convicção de que o único método para treinar e desenvolver a mente de forma simples, direta, profunda e eficaz é através da prática contínua da Atenção Correta.

O autor fornece um guia para pessoas que estão começando a entender todos esses ensinamentos budistas. E, além disso, inclui uma série de instruções práticas, para promover a aplicação da meditação na vida diária.

5. Aprenda a meditar: mais de 20 exercícios simples para paz, saúde e clareza mental, de Eric Harrison

aprenda a meditar

Embora para aprender esta arte seja necessário conhecer suas origens e suas fontes emocionais, se o que nos deixa preguiçosos é a literatura, recomendamos este livro. Nele, Eric Harrison incorpora uma série de exercícios muito básicos com explicações elementares, para alcançar o seu bem estar.

Parte da ideia de que se conseguirmos entender o que é meditação, é uma prática que se torna incrivelmente simples.

6. Livros de Meditação: Vivendo a catástrofe total, Jon Kabat-Zinn

viver a catástrofe total

Jon Kabat-Zinn nos ensina a encontrar equilíbrio emocional naqueles momentos em que pensamos que o nosso mundo está de pernas para o ar. Ele tenta nos transmitir como é possível viver bem mesmo nas situações mais delicadas e complicadas. Como?

Por exemplo, em casos extremos de estresse, ansiedade ou depressão, nos incita a usar certas práticas baseadas em meditação e ioga. Sua técnica é baseada em uma coordenação entre corpo e mente para neutralizar efeitos, restaurar o equilíbrio e estimular o bem-estar e a cura.

A variedade de livros de meditação é tão ampla quanto os benefícios oferecidos por essa prática. Meditar é descansar a mente, equilibrar a vida, relaxar a consciência, desprender-se da “realidade”, promover a autoconsciência, melhorar a concentração e alcançar a verdadeira felicidade.

Esta pequena lista mencionada acima, possui livros com conteúdos importantes e que podem revolucionar sua vida, através de práticas que o estimulam a desacelerar, compreender melhor sua própria personalidade, refletir diante de situações, além de realizar exercícios que podem ajudá-los a lidar com situações difíceis. 

Claro que, para começar, será preciso praticar os ensinamentos da meditação até atingir um nível em que consiga realizar o processo com facilidade.