CANUDO INOX: VOCÊ SABE POR QUE O SEU USO É O MAIS ADEQUADO? 

A HISTÓRIA DO USO DO CANUDO

Os primeiros canudos surgiram entre 3.000 a.C. Eles foram criados por mulheres sumérias para evitar os subprodutos sólidos da fermentação da cerveja, que ficavam no fundo do copo. O objeto era, basicamente, um tubo de ouro enfeitado com pedras preciosas.

No século XIX, o canudo de centeio se tornou popular por ser mais barato e maleável. A desvantagem é que se desfazia com muita facilidade quando em contato com a água e dava sabor de centeio às bebidas. Para resolver este problema, Marvin C. Stone, em 1888, criou o canudo de papel.

Com a invenção do plástico e o início dos maiores meios de produção em fábricas, o canudo passou a ser feito em larga escala.

MATÉRIA PRIMA, TEMPO DE VIDA ÚTIL E DECOMPOSIÇÃO

As matérias-primas dos canudos não são biodegradáveis (polipropileno e poliestireno) e podem levar de 400 a 1000 anos para se decompor. Ouvimos muitas vezes que “um canudinho só não prejudica nada”, mas será mesmo?  Um canudo de plástico, quando descartado na natureza, pode demorar 400 anos para se decompor. Agora, pense que você não utiliza um canudo nem por mais de uma hora. Sendo assim, por que não melhorar a sua qualidade de vida, a de pessoas ao seu redor e a de animais marinhos?

Pesquisas apontam que um canudo de aço inox, em seus anos de utilidade, faz com que você deixe de utilizar 1000 canudos de plástico.  

Se levarmos em conta que apenas o mínimo do plástico que utilizamos no dia a dia é efetivamente reciclado, uma grande quantidade é deslocada para aterros sanitários e outra parte é despejada nos corpos hídricos e os oceanos, ficaremos bem chocados em ver o quanto temos utilizado matérias cada vez mais prejudiciais à natureza. Os canudos compõem 4% de todo o lixo plástico a nível global, causando consequências. 

CONHEÇA O CANUDO EM INOX E SEUS BENEFÍCIOS

Talvez, você seja a pessoa que acha que a experiência de beber aquela água de coco com canudo seja muito melhor do que em um copo de vidro. Mas você sabia que o plástico é altamente tóxico? Ao consumir um canudo, você está entrando em contato direto com um produto derivado do petróleo. Ou seja, além de você contribuir para um mercado que prejudica o meio ambiente e toda a cadeia alimentar, você ainda está prejudicando sua própria saúde quando em contato com estas substâncias. 

Na maioria das vezes, os canudos oferecidos em bares e restaurantes não são higiênicos. Dependendo da sua forma de armazenamento e exposição, eles podem contribuir para infecções alimentares.

Para isso, há algum tempo, os canudos de inox começaram a ser desenvolvidos por pessoas que lutam pelas causas sustentáveis e se tornaram, instantaneamente, uma das melhores alternativas ao canudo plástico. 

Os canudos em inox duram por muito tempo e podem ser carregados para qualquer lugar. Após a sua higienização, você pode já deixá-lo dentro da bolsa, mochila, pasta para não esquecê-lo. É importante conservar o hábito de deixar avisado que você possui o seu canudo inox sempre que for consumir alguma bebida. Assim, você facilita a sua vida, a do garçom e a da natureza.

O canudo em inox também é muito útil para pessoas que possuem alguma limitação física ou problemas de saúde que necessitam utilizar canudo regularmente para o consumo de líquidos. 

O que mais se tem visto é que muitas cidades têm proibido o uso dos canudos plásticos em estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares e praias. O ideal é que estas restrições continuem até que o uso do canudo convencional seja banido oficialmente.

Há opções de canudos feitos com papel ou bambu, mas que não tem muito tempo de vida útil. Estes serão facilmente descartados causando um impacto ainda prejudicial e forçando uma corrente ainda grande de compra. O canudo de inox, por sua vez, é mais flexível e duram bem mais se os cuidados certos forem aplicados.

BENEFÍCIOS DO CANUDO EM INOX

Limpeza: um dos muitos benefícios dos canudos de inox é a sua limpeza. Ao comprar o seu canudo, ele vem com um limpador interno, o que te dá toda a autonomia e conhecimento sobre a procedência do canudos.

Estética e modernidade: além de seu benefício sustentável, o canudo de aço traz um perfil moderno e elegante. E, além disso, os canudos são feitos a partir de metal super nobre.

Benefícios para a saúde: os canudos tradicionais podem hospedar micro-organismos prejudiciais à saúde. Se mal armazenados ou expostos de maneira negligente, os canudos podem transmitir fortes doenças ligadas à alimentação, como já dito acima. Já o canudo em inox é feito de maneira asséptica, que ajuda a combater proliferações maléficas.

MODELOS DE CANUDOS EM INOX

Ficou interessado? Aqui vão amostras de como é o design desses canudos e do seu limpador:

Gostou de conhecer o canudo em inox e os seus benefícios? Assine a nossa newsletter e fique em contato com o máximo de informações sobre produtos sustentáveis!