Conheça para que serve óleo essencial de cravo, um óleo cheio de benefícios para sua saúde física, mental e também emocional.

Essa é uma alternativa de tratamento natural para combater doenças e trazer bem-estar para o seu dia a dia.

O óleo de cravo possui propriedades benéficas para o organismo, podendo ser usado complementando um tratamento de doença. Bem como, a fim de prevenir problemas como diabetes e doenças cardíacas.

Entre os componentes do óleo essencial de cravo estão suas funções: antibióticas, analgésicas, antioxidantes, antifúngicas, antivirais, antisépticas, carminativas, desinfectantes, energizantes, estimulantes e entre outras.

Se você tem dúvidas sobre para que serve óleo essencial de cravo, é só continuar a leitura deste artigo da Atavie para conhecer os 11 benefícios deste óleo essencial para seu organismo, saúde mental e autoestima.

Para que serve óleo essencial de cravo – Conheça os 11 benefícios

benefícios óleo essencial de cravo

Além de um aroma incrível, conhecer para que serve óleo essencial de cravo contribuirá com a sua saúde como um todo. Afinal, este é um óleo essencial poderoso com diversos componentes benéficos em sua fórmula.

1- Ajuda no fortalecimento das unhas

Com propriedades antioxidantes, o óleo essencial de cravo ajuda no fortalecimento das unhas, deixando elas bonitas e saudáveis.

Além disso, sua função antifúngica combate à micoses que possam estar prejudicando o crescimento das unhas.

Você pode pingar algumas gotinhas de óleo essencial de cravo em um frasco de esmalte misturado com outro óleo base, como o óleo de coco, por exemplo. Depois é só aplicar nas unhas para aproveitar seus efeitos.

2- Deixa os cabelos brilhosos e diminui a queda

O óleo essencial de cravo deixa os cabelos brilhantes e diminui a queda dos fios. Isso acontece devido sua ação antisséptica e antioxidante que melhora a aparência dos fios e auxilia na circulação sanguínea.

Esse óleo promove uma limpeza no couro cabeludo, fortalecendo o fio desde a raiz para que ele cresça bonito e sedoso.

Aplique de três a cinco gotas do óleo essencial de cravo no shampoo, condicionador ou máscara capilar de tratamento. 

como usar óleo essencial de cravo

3- Melhora a saúde da sua boca

Mais um benefício desse óleo essencial é sua função antibactericida, o que melhora a saúde da sua boca combatendo cáries e proliferação de microrganismos que possam prejudicar a saúde bucal. Trazendo, por exemplo, o mau hálito.

Para usar o óleo essencial de cravo, utilize poucas gotinhas do óleo diluído em água, depois faça o bochecho do conteúdo após todas as escovações.

4- Combate o envelhecimento precoce 

O combate ao envelhecimento precoce dos órgãos e cabelos pode ser feito a partir do uso da medicina natural. Mais precisamente, usando o óleo essencial de cravo.

Como ele é um importante antioxidante, atua combatendo os radicais livres que causam danos à pele, cabelos e nosso organismo.

5- Contribui para o bom humor

O excesso de radicais livres no organismo também causa desânimo. Por isso, saiba que o óleo essencial de cravo serve para contribuir positivamente para o bom humor.

No caso da aromaterapia, utilize o óleo de cravo em difusores e aromatizantes de ambiente para trazer bem-estar. Outra dica é aplicar uma gota do óleo em cada mão, esfregar e fazer a inalação quando necessário.

benefícios óleo essencial de cravo

6- Possui substâncias afrodisíacas

A função estimulante e energizante do óleo essencial de cravo é indicada para quem deseja dar um “up” na relação. Esse óleo possui substâncias afrodisíacas que promovem disposição e energia para o momento a dois.

O mais indicado é usar o óleo essencial diluído em óleo vegetal como de uva, coco ou amêndoas. Usufrua do óleo afrodisíaco de cravo em massagens, difusores de ambiente e velas aromáticas.

7- Auxilia no aumento da autoestima

A aromaterapia com óleo essencial de cravo auxilia no aumento da autoestima, causando sensações que afetam o modo como você vê a si mesmo. 

É um óleo que contribui na realização das suas buscas pessoais, ajuda na cura de traumas, sentimentos de abandono, vitimismo e demais feridas que afetam a autoestima.

Aproveite para usar o óleo essencial de cravo em um difusor colar, durante as práticas de meditação e em aromatizantes de ambiente.

8- Apoia o bom funcionamento do intestino

Com efeitos antioxidantes, antibióticos e antinflamatórios, outra função para que serve óleo essencial de cravo é no apoio do bom funcionamento do intestino. 

Esses efeitos também contribuem para o funcionamento do fígado, sistema digestivo e, consequentemente, melhorando o metabolismo.

para que serve óleo essencial de cravo

9- Ajuda a tratar doenças crônicas e tumores

Além do efeito antioxidante, o óleo de cravo serve para ajudar a tratar doenças crônicas e tumores graças aos minerais e vitaminas presentes na sua composição.

Como ele combate os radicais livres, contribui no tratamento do câncer de pele causado, principalmente, pelo excesso de exposição ao sol.

Age no combate a diabetes leve e no controle dos pacientes que são propensos a desenvolver a doença ou estão no estágio inicial da diabetes.

No caso de úlceras estomacais, o óleo de cravo ajuda a diminuir as feridas através do aumento da secreção do muco gástrico, camada protetora das paredes do estômago.

10- Pode ser utilizado como método antiviral

Como o óleo essencial de cravo contém propriedades antibióticas, antimicrobianas e imunológicas pode ser utilizado como método antiviral. Ele aumenta as defesas do corpo, prevenindo gripes e resfriados.

Além disso, o óleo também possui propriedades analgésicas agindo no organismo exposto aos vírus e bactérias.

Para usar o óleo essencial de cravo para essas finalidades, esquente um litro de água e despeje em uma bacia, pingue de 10 a 15 gotas e inale o vapor cobrindo a cabeça com uma toalha.

11- Combate às pragas como piolho e sarna

O combate às pragas como piolho e sarna são destinos para que serve óleo essencial de cravo, tornando eficaz no combate também ao mosquito da dengue e demais insetos por causa do seu efeito repelente. 

Ao passar o óleo de cravo sobre as superfícies você protege o ambiente e também desinfeta o local usando esse óleo essencial poderoso para sua saúde e bem-estar geral. 

Utilize o óleo essencial de cravo em difusores e aromatizantes de ambiente para perfumar a sua casa e manter ela protegida de pragas.

No caso do combate de piolhos, pingue algumas gotinhas em shampoos, condicionadores, creme para pentear e máscaras de cabelo.