Certamente você já ouviu falar ou até mesmo já usou algum tipo de desodorante natural. Principalmente por estar “em alta”, este tipo de produto sempre traz uma grande parcela de curiosidades e até algum grau de ceticismo por parte de algumas pessoas. E por isso, no texto de hoje, vamos entender um pouco melhor este tipo de produto e como ele pode ser útil no seu dia a dia, até para um estilo de vida mais leve e saudável.
Como você sabe, um estilo de vida equilibrado e saudável não é pautado apenas por uma dieta balanceada. É claro que isto é fundamental. Afinal, a gente é o que a gente come, já dizia aquele velho ditado. Porém, há muitos outros critérios e aspectos relacionados a nossa saúde que, as vezes, nem nos damos conta, mas que fazem toda a diferença.
E um exemplo claro disso, são os cosméticos. Estes produtos são cômodos e muitas vezes acabamos comprando o mais barato da prateleira do mercado. Com a falsa sensação de que estamos economizando, na verdade, estamos acumulando um gasto ainda maior com a saúde no futuro. Afinal, o barato muitas vezes pode sair muito caro.
Para que possamos entender melhor tudo isso, acompanhe o texto.
Desodorante natural – Vale a pena?
A resposta mais simples para esta pergunta seria: sim, desodorante natural vale muito a pena. Porém, simplesmente afirmar isso acaba sendo superficial. É preciso entender, de maneira mais ampla, os motivos pelos quais a utilização de desodorantes naturais é realmente vantajosa para o organismo do corpo humano.
Conforme mencionamos anteriormente, na grande maioria das vezes, as pessoas não estão interessadas em parar, pensar e refletir sobre o consumo de determinados produtos. E o consumo consciente acaba entrando justamente a partir deste ponto, uma vez que ele faz com que possamos refletir, de maneira racional e não emocional, sobre um simples produto.
No caso dos desodorantes, é muito simples ir até prateleira do mercado e comprar o mais barato. Afinal, desde que não haja cheiro de suor (ou transpiração em alguns casos), está tudo certo. Mas na verdade, pode não estar. E a Atavie quer ajudar você a entender isso.
Em um organismo vivo, tudo aquilo que for inserido de maneira química ou industrial, pode facilmente abalar ou corromper algum tipo de processo natural interno. A metabolização de alguns tipos de ingredientes industrializados pode ser muito difícil para nosso corpo, onde ele precisa fazer um esforço dobrado e até mesmo pode não conseguir absorver determinadas substâncias.
Por mais que pareça que estamos falando de alimentos, acredite: isto pode acontecer também com um simples cosmético. Afinal, uma receita pesada e que não está preocupada com a aceitação do corpo para aquilo pode comprometer nossa saúde no longo prazo.
Quais os benefícios do desodorante natural para o corpo humano? É melhor do que desodorante convencional?
Existem alguns pontos que podem ser levados em conta para considerar o desodorante natural como uma melhor opção do que o desodorante convencional. E um dos principais é a saúde e os cuidados com o corpo de uma maneira racional.
Afinal, consumir produtos de forma consciente, ou seja, saber o que se está consumindo, é o que poderá garantir uma melhor qualidade de vida lá na frente.
Para te ajudar a entender melhor isso, separamos dois tópicos que podem ilustrar o que um desodorante natural faz ou deixa de fazer. Veja:
- Você não proíbe seu corpo de transpirar – Apenas elimina os odores de maneira natural;
- Redução de ingredientes químicos potencialmente maléficos a saúde;
Vamos entender de forma mais detalhada os tópicos a partir de agora. Acompanhe.
Você não proíbe seu corpo de transpirar – Apenas elimina os odores de maneira natural
Quando usamos qualquer tipo de desodorante, sem ler o rótulo ou sem entender a procedência dos ingredientes, estamos deixando nas mãos de outras pessoas os cuidados que nós deveríamos ter com o nosso corpo. E, neste caso, ter o conhecimento do funcionamento de algumas das nossas células e processos orgânicos, é fundamental.
O corpo humano transpira. É natural e faz bem. Algumas pessoas vão sofrer mais e outras pessoas vão sofrer menos com a transpiração. Em alguns casos é um verdadeiro incômodo, uma vez que as camisas não são poupadas daquelas grandes manchas de suor – algo desconfortável do ponto de vista físico e mental.
No entanto, é importante a gente entender que a transpiração é normal. A gente não pode simplesmente proibir o nosso corpo de reagir de maneiras naturais em alguma situações. E proibir ele de transpirar pode ser muito maléfico, pois estaremos alterando um fluxo padrão com o uso de ingredientes duvidosos.
E aqui o desodorante natural ganha um espaço muito grande, pois ele simplesmente deixa o corpo fazer o trabalho natural dele, sem agredir ou bloquear os processos. Além disso, o cheiro ruim de suor acaba também não aparecendo. Ou seja, você une o útil ao agradável: não agride o processo natural do corpo e não se preocupa com mau cheiro.
Redução de ingredientes químicos potencialmente maléficos a saúde
E o segundo ponto interessante e importante referente ao desodorante natural, é a questão dos ingredientes na hora da produção. Da mesma forma que um alimento é muito mais saudável quando colhido e preparado na hora, com os cosméticos isto também acontece.
São incríveis os benefícios da redução da ingestão de alguns ingredientes pesados e danosos para a nossa saúde. E um exemplo prático disso, é o uso excessivo do alumínio. O nosso corpo tem alumínio e nós o consumimos de inúmeras outras maneiras (água, panelas, etc). E, claro, o excesso do uso dele não está “nos planos” do organismo, podendo levar a uma série de irregularidades.
Então, por que não evitar ou reduzir o consumo em produtos que nos oferecem esta possibilidade, como é o caso do desodorante natural, não é mesmo?
Desodorante natural e desodorante vegano é a mesma coisa?
Não, eles são diferentes. O desodorante vegano é feito a partir de matérias primas que não causam nenhum tipo de maus tratos em animais. Ou seja, eles são cruelty free. Já os desodorantes naturais possuem sua produção toda pautada em matérias orgânicas, como óleos essenciais. Eles também podem ser veganos, inclusive.
Aqui na Atavie, você encontra uma série de desodorantes veganos a base de matérias primas orgânicas e naturais. Tudo para que o seu corpo transpire de uma maneira saudável e sem deixar odores, que são realmente muito desconfortáveis.
Diferenças entre desodorante e antitranspirante – Eles fazem a mesma coisa? Qual é melhor?
Outra dúvida muito comum na hora de entender melhor o consumo de alguns tipos de produtos (consumo consciente), é a utilidade de um desodorante e um antitranspirante. Muitas pessoas acreditam que eles são a mesma coisa. Afinal, são usados no mesmo lugar. Porém, isto não é verdade. Eles são diferentes. Vamos entender.
O antitranspirante é um produto que bloqueia o corpo de agir naturalmente, não deixando ele transpirar. Enquanto o desodorante é um produto que deixa o corpo transpirar, mas que quebra o mau odor, agindo nas bactérias que causam ele. Ou seja, um bloqueia o processo natural e o outro deixa o processo acontecer, bloqueando o mau cheiro.
Escolher entre um e outro vai ser uma coisa muito pessoal. Afinal, há pessoas que transpiram demais e sentem-se incomodadas com as manchas de suor na camisa. Neste caso, não transpirar tanto seria uma ótima opção. Porém, o grande cuidado que precisa haver é justamente sobre os pontos mencionados anteriormente: segurança, ingredientes e saúde.
Quanto mais você interferir no fluxo normal e natural do seu corpo, mais desequilibrado ele pode ficar, causando radicais livres e uma série de outros problemas que, no futuro, podem gerar transtornos. Por isso, o mais importante é: equilíbrio e consciência.
Conte com a Atavie para encontrar os melhores desodorantes naturais e, qualquer dúvida, estamos a sua disposição, basta entrar em contato pelo WhatsApp.
Deixar um comentário