Veja aqui o óleo essencial de cânfora para que serve, como utilizá-lo e os cuidados na hora de manipular esse tipo de óleo essencial.

Afinal, o óleo essencial de cânfora é conhecido por suas propriedades purificadoras e energizantes. Também produz um efeito de relaxante muscular. 

Esse efeito relaxante ocorre devido às suas propriedades químicas que estimulam a circulação do sangue por todo o corpo. Por isso, quem usa o óleo de cânfora sente uma sensação de relaxamento físico e também mental.

Quer saber mais sobre o óleo essencial de cânfora para que serve? Então continue a leitura do artigo de hoje onde vamos trazer os principais benefícios e formas de usar este óleo com propriedades energizantes e purificadoras.

Veja também todos os óleos essenciais da Atavie.

Óleo essencial de cânfora para que serve

óleo essencial de cânfora para que serve

Antes de saber sobre o óleo essencial de cânfora para que serve, a Atavie vai te ajudar a conhecer um pouco sobre suas propriedades. 

A cânfora é encontrada em plantas, sendo produzida naturalmente. É extraída da árvore canforeira encontrada na China e Japão, sendo desenvolvida para fins terapêuticos por meio de síntese química em laboratório.

Quando transformada em óleo essencial, a cânfora tem funções terapêuticas. Como por exemplo, distribui ações anti-inflamatórias, analgésica, sedativa e propriedade repelente contra insetos.

Na Índia a cânfora é muito usada na culinária e cerimônias religiosas por causa dos seus benefícios para a saúde espiritual.

Óleo essencial de cânfora para que serve?

Agora que você já conhece um pouco da origem da cânfora, vamos conhecer o óleo essencial de cânfora para que serve.

Ajuda a aliviar as dores no corpo

As propriedades da cânfora envolvem benefícios para todo o corpo e a mente. Entre eles está o alívio das dores no corpo. 

Isso ocorre por causa dos seus efeitos anti-inflamatórios, atingindo a localidade da dor leve a moderada.

No caso de dores musculares depois de exercícios físicos, o óleo essencial de cânfora também poderá ser usado, inclusive, em quadros de dores por artrite.

Indicada para irritação da pele e queimaduras

A cânfora também é indicada para irritações na pele e queimaduras. Possui propriedades benéficas como efeitos antioxidantes, anti-inflamatória, antifúngica e antimicrobiana.

Por isso, é comum encontrar a cânfora em produtos como pomadas e cremes para usar na pele. Ela tem a função de aliviar coceira, tratamento para furúnculo e demais irritações na derme.

Uma das suas funções é melhorar a condição da pele, promovendo uma aparência mais jovial e viçosa para o rosto. O óleo de cânfora é indicado para tratamentos de acne e espinhas. Bem como, uma pele com rugas e manchas.

No caso de queimaduras, a cânfora age acalmando a pele e aumentando a rapidez na cicatrização do ferimento. Segundo o estudo da Universidade de Ciências Médicas do Irã.

onde usar óleo essencial de cânfora

Contribui para a melhora da respiração 

O óleo essencial de cânfora serve para melhorar a respiração. Isto é, suas propriedades terapêuticas agem como um descongestionante natural.

Quando liberada no ar, o óleo essencial de cânfora faz a purificação do ar, eliminando vírus e bactérias que possam estar no ambiente. 

É uma substância que alivia os sintomas da tosse e congestão nasal, muito comum em caso de gripes e resfriados.

Possui função repelente

Saiba que o óleo essencial de cânfora também serve como repelente natural de ambiente. Ele combate os mosquitos e pernilongos que venham incomodar nos dias mais quentes.

Sua propriedade afasta esses intrusos e protege o ambiente para uma noite mais tranquila, sem insônia por causa dos mosquitos.

Falando em insônia, um outro benefício do óleo de cânfora é seu efeito calmante que contribui para uma noite de sono com qualidade.

Apresenta benefícios para os cabelos

Entre os benefícios do óleo de cânfora também está a relação com a saúde dos cabelos. Ela promove uma maior hidratação do couro cabeludo e ainda combate as irritações no mesmo.

Com propriedades muito valiosas para o couro cabeludo, a cânfora pode ser encontrada em cosméticos como shampoos, cremes e demais produtos de tratamento para os cabelos. Como por exemplo, combate à caspa, piolho e coceira no couro cabeludo. 

Como usar o óleo de cânfora? 

Agora que você sabe a resposta para a pergunta: “óleo essencial de cânfora para que serve?”, vamos conhecer os modos de utilização da substância. Muito usada como óleo de massagem, inalante e também nos difusores de ambiente.

Massagem com óleo de cânfora 

A massagem com óleo de cânfora é indicada em casos em que a pele está dolorida, irritada e inchada. Basta passar uma pequena quantidade do produto sobre a região afetada e fazer massagens circulares.

Para fins de melhora da respiração e tratamento de doenças respiratórias, aplique algumas gotas de óleo de cânfora no peito e massageie suavemente.

Além de efeitos contra dores no corpo, o óleo também é indicado para tratar celulites e varizes quando aplicado durante as massagens.

Cânfora inalada à vapor 

Quanto a cânfora inalada à vapor, ela precisa ser diluída em água, aplicando algumas gotas do óleo essencial em uma bacia com água quente.

Depois é só colocar uma toalha na cabeça e fazer a inalação do conteúdo. Esse tratamento é indicado em casos de gripe, resfriados e crises de bronquite. Afinal, a cânfora melhora a respiração e a irritação na garganta.

benefícios do óleo essencial de cânfora

Difusores e aromatizantes de ambiente 

Quando colocado o óleo de cânfora em difusores e aromatizantes de ambientes os efeitos são incríveis. Principalmente, por suas propriedades anti-inflamatória, antifúngica e repelente contra insetos.

Através da inalação do óleo essencial de cânfora no ambiente, efeitos como bem-estar físico, mental e espiritual podem ser observados. Já que os benefícios da cânfora envolvem ação relaxante e purificação do ar.

Produtos de beleza e cosméticos 

Com todos esses benefícios do óleo essencial de cânfora ele pode ser encontrado em composições de produtos de beleza e cosméticos. Como por exemplo, em pomada, cremes, repelentes e loções.

Os produtos capilares também podem conter cânfora na composição, já que os seus efeitos são destinados ao tratamento de coceira no couro cabeludo, combate aos piolho e caspas.

Cuidados ao usar o óleo de cânfora

Existem alguns cuidados ao usar o óleo essencial de cânfora na pele, sendo indicado não usar muitas vezes na mesma região. Os efeitos de uso em excesso da cânfora podem estar relacionados à coceira e irritações.

O uso excessivo de óleo essencial de cânfora no peito também poderá resultar em efeitos colaterais como vômitos, náuseas e dores no estômago. Portanto, toma cuidado com os excessos.

Compre óleos essenciais aqui na Atavie.

Compre óleo essencial de cânfora online.

Entregamos para todo Brasil com frete rápido e seguro.