Você já se perguntou sobre terapia integrativa e complementar o que faz? Quer entender melhor essa área de atuação que cresce a cada dia? Saiba que você não é o único com essas dúvidas!

Como essa é uma área em expansão, é natural que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o seu funcionamento, benefícios, forma de atuar, etc.

Por isso, preparamos este guia completo sobre esse assunto. Além disso, também queremos te convidar para conhecer o curso de terapia integrativa clicando no link abaixo

botão

Assim, você poderá aprofundar ainda mais os seus conhecimentos nessa área tão importante da saúde, concorda?

Agora, vamos ao conteúdo de hoje!

Terapia integrativa e complementar o que faz?

terapia integrativa e complementar o que faz

Mas afinal, terapia integrativa e complementar o que faz? Na realidade, essa área de atuação tem diversas responsabilidades dentro da saúde. Ela atua de diferentes formas, ainda mais se considerarmos que diferentes técnicas, como acupuntura, aromaterapia, reiki, entre outras, podem ser aplicadas.

Nos tópicos abaixo, apresentamos uma visão geral dessa área, para que você possa compreender um pouco mais sobre ela. Dê só uma olhada:

Abordagem holística

A abordagem holística na terapia integrativa e complementar trata a pessoa como um todo, levando em consideração os sintomas físicos, os aspectos emocionais, mentais e espirituais. 

Esse método reconhece que a saúde e o bem-estar são influenciados por uma combinação de fatores e busca equilibrar todas essas áreas para alcançar uma cura mais completa.

Como o ser humano não pode ser dividido em partes, a terapia integrativa garante que ele seja visto de maneira integral, como o próprio nome da prática nos sugere.

Veja também: Quem pode ser terapeuta integrativo?

Diferentes técnicas aplicadas

Como mencionamos anteriormente, as terapias integrativas e complementares utilizam uma ampla variedade de técnicas para tratar os pacientes. 

É o caso de práticas convencionais da medicina até terapias alternativas como acupuntura, fitoterapia, quiropraxia, homeopatia, meditação, yoga, reiki e terapias nutricionais. 

A diversidade de métodos permite lidar com diferentes aspectos da saúde e personalizar os tratamentos para as necessidades específicas de cada indivíduo.

Isso porque, cada tipo de terapia pode promover benefícios específicos, o que faz com que seja necessário escolher as abordagens de uma maneira mais personalizada para cada caso.

Se você quer saber mais sobre terapia integrativa e complementar o que faz, clique no botão abaixo e conheça o curso completo!

botão

Personalização do tratamento

Na terapia integrativa e complementar, os tratamentos são personalizados para atender às necessidades específicas de cada paciente. 

Ou seja, os profissionais de saúde consideram o histórico médico, as preferências pessoais e o estilo de vida do paciente ao elaborar um plano de tratamento. 

Essa abordagem aumenta as chances de eficácia do tratamento, pois leva em conta as particularidades de cada caso.

Afinal, como cada ser humano é completamente único, não podemos repetir protocolos em dois casos diferentes, pois os resultados não seriam efetivamente os mesmos. 

Promove a participação ativa do paciente

A terapia integrativa e complementar incentiva os pacientes a serem participantes ativos em seu próprio cuidado e bem-estar. 

É o caso de educá-los sobre suas condições de saúde, opções de tratamento e estilo de vida saudável. 

Quando os pacientes se tornam mais envolvidos, eles são mais propensos a seguir os tratamentos recomendados e fazer mudanças positivas em suas vidas, o que pode melhorar os resultados de saúde.

Ou seja, eles têm a clareza do poder que têm sobre a própria saúde, agindo como verdadeiros protagonistas de suas histórias.

Veja também: Quanto tempo dura um curso de radiestesia?

Previne e promove a saúde, além da cura

Além de tratar doenças existentes, a terapia integrativa e complementar também trabalha com a prevenção de doenças e a promoção da saúde geral. 

Para isso, utiliza práticas que fortalecem o sistema imunológico, reduzem o estresse, melhoram a nutrição e promovem um estilo de vida saudável. 

Ao focar na prevenção e na promoção do bem-estar, essas terapias ajudam a evitar o surgimento de doenças e a manter a saúde a longo prazo, além de tratar as condições já existentes.

Onde aprender mais sobre terapia integrativa e complementar o que faz?

Agora que você sabe mais sobre terapia integrativa e complementar o que faz, chegou a hora de se aprofundar um pouco mais nessa área importante!

Que tal iniciar o seu curso completo hoje mesmo? Clique no botão abaixo e conheça essa oportunidade!

botão