Você, possivelmente, já se perguntou o que são terapias integrativas, não é mesmo? Isso porque, cada vez mais ouvimos falar desse tipo de terapia e vemos pessoas dando depoimentos do quanto obtiveram resultados extraordinários. Mas, afinal, o que elas são? Quais os tipos?

Neste artigo, vamos te ajudar a entender tudo desse assunto. Acompanhe para ficar por dentro de tudo!

Caso você queira ir além, clique no botão abaixo e conheça o curso de terapias integrativas!

botão

O que são terapias integrativas?

O que são terapias integrativas

Em linhas gerais, podemos dizer que as terapias integrativas são atuações focadas no cuidado à saúde que combinam o uso da medicina tradicional com tratamentos complementares e considerados alternativos, como Reiki e Aromaterapia, por exemplo.

O foco dessas terapias é ir além do que o corpo sente, dando atenção também à saúde mental, espiritual, emocional e até mesmo social. Isto é, as terapias integrativas, como o próprio nome dá a entender, nos ajuda a tratar o ser humano como um ser integral, como um todo, e não partes ou sintomas.

Esse tipo de técnica também atua de maneira totalmente personalizada. Como cada pessoa é única e possui necessidades que são irreplicáveis, cada indivíduo recebe um tratamento com combinações completamente personalizadas. Assim, torna-se possível atuar na dor e nas dificuldades daquela pessoa, de forma profunda, dando a ela um maior equilíbrio e bem-estar.

Vale ressaltar que, além de tratar doenças, as terapias integrativas também atuam no âmbito da prevenção e da promoção da saúde, a fim de proporcionar às pessoas uma rotina que priorize o bem-estar de forma global e em diferentes momentos da vida.

Lembrando, ainda, que as terapias integrativas não tratam o paciente como um coadjuvante, mas, sim, como um protagonista de sua história. Isso quer dizer que os pacientes são incentivados a participar ativamente do processo de cura e de equilíbrio da sua saúde.

Para saber mais sobre as terapias integrativas, confira o curso completo clicando no botão abaixo!

botão

Quais os tipos de terapias integrativas?

O que são terapias integrativas

Entendido o que são terapias integrativas, surge outra dúvida: quais são os tipos que existem? Como elas funcionam? 

São diversas terapias que podem ser usadas em um trabalho focado em cuidados integrativos. Cada uma delas possui seus efeitos positivos, e podem ser combinadas para potencializar os resultados do indivíduo.

A seguir, descrevemos algumas delas, mas lembre-se de que você pode acessar o link abaixo para poder conhecer o curso de terapias integrativas e ficar por dentro de tudo!

botão

 

Agora, vamos às principais práticas:

Numerologia

Quando pensamos sobre o que são terapias integrativas, podemos pensar em práticas alternativas que englobam diferentes fatores de vida de uma pessoa. E em se tratando da numerologia, isso fica bem claro.

Baseada na crença de que os números têm significados especiais, essa prática é utilizada para entender melhor a personalidade, as tendências de vida e os desafios de uma pessoa. Os números são gerados pela data de nascimento, nome, etc.

Veja também: Terapeuta integrativo: Como se tornar?

Mesa radiônica

A mesa radiônica é uma técnica que tem como foco promover a harmonização energética. Para isso, ela utiliza gráficos, símbolos e instrumentos radiônicos para identificar e equilibrar energias.

Ao ser operada por um terapeuta, a mesa radiônica atua em diferentes níveis – físico, emocional, mental e espiritual -, com o propósito de ajudar a desbloquear padrões negativos e promover a cura e o bem-estar. 

Cristaloterapia

A cristaloterapia nada mais é do que uma técnica que faz uso de cristais e pedras preciosas para promover a cura e o equilíbrio energético. 

Cada cristal possui propriedades específicas que podem influenciar diferentes aspectos do bem-estar, como a saúde física, a estabilidade emocional e a clareza mental.

Ao colocar os cristais em pontos específicos do corpo ou no ambiente, é possível promover a cura e a saúde da pessoa.

No botão abaixo você pode acessar o curso de terapias integrativas e saber mais sobre esse tipo de assunto.

botão

Florais de Bach

Os florais de Bach também chamam muito a atenção de quem busca o que são terapias integrativas, pois é uma técnica constantemente comentada.

Os florais desenvolvidos por Bach são usados para tratar estados emocionais negativos e promover o equilíbrio mental e emocional dos pacientes, aumentando, dessa forma, a qualidade de vida e o bem-estar geral. 

Ele também pode ser combinado com outros tipos de terapias integrativas que citamos no decorrer deste conteúdo.

Veja também: Quem pode ser terapeuta integrativo?

Reiki

O reiki também é considerado uma técnica de cura energética que envolve a imposição das mãos para canalizar a energia vital universal. 

Desenvolvida no Japão pelo Dr. Mikao Usui, essa prática tem como objetivo conseguir equilibrar e restaurar a energia do corpo, promovendo a cura física, emocional e espiritual. 

O praticante de reiki, no caso, o terapeuta em si, atua como um canal para a energia, permitindo que ela flua para o paciente, ajudando a aliviar dores, reduzir o estresse e promover uma sensação de bem-estar intenso.

Pode ser feito quinzenalmente, mas tudo depende das questões específicas do paciente.

Quer saber mais sobre as terapias integrativas? Confira o curso clicando no botão abaixo!

botão

Aromaterapia

Por fim, há também a aromaterapia, sendo uma das mais conhecidas. Essa técnica utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover a saúde física e mental.

Ela pode ser aplicada de diferentes formas, como por meio da inalação, massagens, banhos, etc. 

Como efeito, pode desencadear relaxamento, alívio do estresse, melhora do humor, aumento da concentração, entre outros.

Vale lembrar que existem técnicas específicas para atendimento infantil e adulto, pois em cada caso a aromaterapia agirá de forma diferente e as dosagens também podem variar.

Comece a estudar terapias integrativas hoje mesmo!

O que são terapias integrativas

Agora que você entendeu o que são terapias integrativas e pôde conhecer um pouco mais cada uma delas, considere a possibilidade de começar a estudar hoje mesmo!

Você já deve ter notado que essas práticas têm trazido muitos benefícios para a vida das pessoas, e que você pode ser o provedor desses benefícios.

Para iniciar os seus estudos, clique no botão abaixo e adquira o seu curso sobre o assunto. Dê esse passo rumo à aquisição de um conhecimento que muda vidas!

botão