Talvez você já tenha ouvido falar em assistência holística ao paciente, mas você sabe como esse tipo de assistência realmente funciona?
Neste conteúdo, vamos te explicar os principais pilares de um tratamento holístico, e você poderá entender melhor esse assunto.
Assim, você poderá solicitar esse tipo de atendimento na área da saúde, quando oportuno, bem como poderá iniciar uma carreira no ramo, ao fazer o seu curso de terapeuta holístico.
Para saber mais sobre o curso, acesse o link abaixo!
Como funciona a assistência holística ao paciente?
Podemos dizer que a assistência holística ao paciente enxerga a pessoa como um ser inteiro, com diferentes esferas que se interligam.
Isto é, não se vê apenas um corpo que precisa ser tratado, mas, sim, vê-se uma pessoa que vive neste corpo, que tem uma alma, emoções, pensamentos e aspectos sociais envolvidos em seu jeito de ser e ver a vida.
A seguir, explicamos detalhadamente cada um desses pilares da terapia holística, para que você possa compreender melhor esse assunto e, quem sabe, se aprofundar nele fazendo o seu curso!
Veja também: O que é abordagem holística?
Aspectos físicos
Os aspectos físicos, como o próprio nome nos dá a entender, dizem respeito aos sintomas que são sentidos e percebidos no corpo. Uma assistência holística ao paciente irá dar atenção a esses sintomas, buscando formas de aliviar a dor, o desconforto, dentre outros sintomas.
Entretanto, não os verá apenas como um sintoma corporal que deve ser curado. Mas, sim, como uma dor vivida por alguém que tem emoções – emoções essas que podem estar influenciando nessas sensações vividas pelo paciente.
Aspectos emocionais
A assistência holística ao paciente reconhece as emoções da pessoa, oferecendo apoio emocional, aconselhamento e estratégias para lidar com o estresse, ansiedade, depressão ou outros problemas emocionais.
Afinal, quando um profissional da saúde dá um diagnóstico a uma pessoa, muitas questões emocionais podem ser desencadeadas, e uma visão holística irá acolher esses aspectos, dando atenção às emoções ali vividas, para auxiliar no manejo de cada uma delas.
Aspectos mentais
Neste pilar, é considerado a saúde mental do paciente, avaliando e tratando distúrbios mentais, como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, entre outros, e promovendo o bem-estar psicológico.
Aqui, trabalha-se com os sintomas mentais, mas sem excluir as emoções e os aspectos físicos que estão correlacionados com esses aspectos.
Isso porque, como estamos vendo desde o começo deste artigo, o ser humano é um ser inteiro, não em partes, e a assistência holística deve enxergá-lo dessa maneira.
Aspectos sociais
Além dos pilares que vimos até aqui, a assistência holística também leva em conta o contexto social do paciente, como a sua família, comunidade, trabalho e ambiente social, e como esses fatores afetam sua saúde e bem-estar.
Esse aspecto pode estar relacionado com apoio social, serviços de assistência social e intervenções para lidar com problemas sociais.
Como somos seres sociais, ter esse pilar bem estabelecido pode fazer toda a diferença. Não ter esse suporte social pode nos deixar mais abalados, dificultando o dia a dia frente aos aspectos mentais, emocionais e físicos.
Uma rede de apoio fortalece nossas emoções positivas, nos ajuda com os sintomas físicos e nos acolhe frente aos sintomas mentais. Por isso, a assistência holística deve considerar estratégias para fortalecer a sociabilidade do paciente.
Inclusive, se você deseja aprender mais sobre esse tipo de terapia, não deixe de conferir o curso completo no link abaixo!
Aspectos espirituais
Outro pilar muito importante na vida de uma pessoa, e que é considerado pela assistência holística, é o aspecto espiritual. A alma e a espiritualidade da pessoa têm muito impacto em sua vida e no dia a dia, inclusive na saúde.
Assim sendo, a visão holística reconhece e enaltece a dimensão espiritual da vida do paciente, independentemente de sua afiliação religiosa específica, e busca promover um senso de significado, propósito, conexão e paz interior.
Afinal, nossa conexão com a espiritualidade não é apenas a conexão com um ser divino, mas, sim, diz respeito à conexão que temos com a vida, com o valor da vida, com o sentido do mundo e das coisas, entre outros pontos.
Veja também: Formação em terapia holística: Como funciona?
Qual a importância da assistência holística ao paciente?
Certamente você já deve ter compreendido o que é a assistência holística ao paciente e quais são os principais pilares por trás dessa abordagem de atendimento.
Além disso, pode até já ter percebido a importância dessa assistência. No entanto, se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, veja a lista de fatores que fizemos a seguir, que dizem respeito aos motivos pelos quais é cada vez mais importante oferecer uma assistência holística:
- Humanização: A assistência holística percebe o paciente como um ser inteiro, que merece respeito, e não um conjunto de sintomas.
- Cura como um todo: A assistência holística visa promover a cura em todos os níveis do ser. Tudo isso pode resultar em melhores resultados de saúde e bem-estar geral para o paciente.
- Participação ativa do paciente: Nesse tipo de abordagem, o paciente é colocado como parceiro ativo em seu próprio cuidado. Esse tipo de ação pode ajudar os pacientes a se sentirem mais capacitados e engajados em seu processo de cura, e não tão passivos, como pode acontecer em alguns tipos de tratamentos medicinais mais convencionais.
- Respeito à história e às vontades: Por fim, essa assistência também respeita as crenças, ideias, história e vontades do paciente, colocando-o como protagonista de sua própria história e reduzindo abordagens, tratamentos e medicamentos que vão contra os princípios e valores daquela pessoa.
Por conta desses fatores, essa abordagem vem sendo cada vez mais utilizada na área da saúde em todo o mundo.
Se você deseja se aprofundar nesse tipo de assunto, e até mesmo fazer da terapia holística uma nova carreira em sua vida, não deixe de visitar a página do curso completo sobre esse assunto!
No link abaixo, você encontra um curso que pode ser o primeiro passo para uma carreira promissora. Se você, assim como nós, gosta de cuidar das outras pessoas, oferecendo saúde e bem-estar, dê esse passo e comece hoje mesmo a sua formação.
Acesse o link e dê esse passo!
Deixar um comentário