Provavelmente você já deve ter se perguntado o que significa a sigla PIC e o que ela pode representar na saúde, não é mesmo? Afinal, essa sigla vem sendo cada vez mais utilizada, especialmente porque as pessoas têm compreendido o poder das práticas integrativas na saúde.

Se você deseja saber mais sobre essa sigla e sobre essas terapias, não deixe de conferir este guia completo que elaboramos hoje. Inclusive, se você quiser ir além na sua aprendizagem, dê só uma olhada no curso de terapias integrativas que separamos para você. É só clicar no link abaixo para conhecer!

botão

O que significa a sigla PIC?

Afinal, o que significa a sigla PIC? No contexto de saúde, essa sigla significa “Prática Integrativa e Complementar”. Essas práticas são técnicas terapêuticas que complementam os tratamentos convencionais, oferecendo alternativas que promovem o bem-estar físico, mental e emocional das pessoas. 

As PICS englobam uma variedade de métodos, desde técnicas milenares como a acupuntura e a homeopatia, até técnicas mais contemporâneas como a meditação e a terapia floral. 

Essas práticas têm como objetivo principal tratar o indivíduo de forma completa, levando em consideração os sintomas e, além disso, o ser humano em sua totalidade e considerando todas as suas esferas, digamos. 

Elas são reconhecidas e recomendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, estando relacionadas ao cuidado oferecido na rede pública de saúde. Ou seja, profissionais formados em terapias integrativas também podem atuar no setor público. Mas, para isso, é necessário ter o conhecimento adequado.

Se você quer aprender mais sobre essas terapias e até mesmo se especializar nelas, clique no botão abaixo e conheça o curso de terapias integrativas!

botão

Quais as principais PICS?

o que significa a sigla PIC

Agora que você já sabe o que significa a sigla PIC, pôde entender que essas práticas têm mudado a vida de muitas pessoas, não é mesmo? Mas, quer ir além?

A seguir, destacamos algumas das principais PICS para que você possa conhecer um pouco mais sobre elas e, assim, conseguir entender melhor esse assunto. Veja só:

Acupuntura

A acupuntura é uma prática terapêutica originária da Medicina Tradicional Chinesa que envolve a inserção de agulhas no corpo, de acordo com os pontos específicos de cada pessoa. 

Esses pontos são escolhidos com base em um sistema de meridianos energéticos, por meio dos quais o fluxo de “qi” (energia vital) é balanceado. 

A técnica é utilizada para tratar uma variedade de condições, como dores crônicas, ansiedade, insônia e distúrbios digestivos. 

A acupuntura busca restaurar o equilíbrio energético do corpo, promovendo a saúde e o bem-estar geral. 

Meditação

A meditação é uma prática milenar que visa acalmar a mente, aumentar a concentração e promover o relaxamento. 

Originária de várias tradições espirituais e religiosas, a meditação consiste, basicamente, em focar a atenção em um objeto, pensamento ou atividade específica, como a respiração, para alcançar um estado de consciência plena e de clareza mental. 

Na saúde, a meditação é usada para reduzir o estresse, controlar a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e promover um senso geral de bem-estar. 

Reiki

O Reiki é uma terapia energética que se baseia na canalização da energia universal para promover a cura e o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito. 

O terapeuta de Reiki utiliza as mãos para transmitir essa energia ao paciente, visando desbloquear e harmonizar os centros energéticos do corpo, conhecidos como chakras.

Essa prática pode ser aplicada tanto para aliviar sintomas físicos quanto para promover o bem-estar emocional e mental.

Aromaterapia

A aromaterapia é uma prática que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover a saúde física, mental e emocional.

 Esses óleos podem ser inalados, aplicados na pele por meio de massagens ou adicionados a banhos e compressas. 

Cada óleo essencial tem propriedades específicas, como efeitos calmantes, estimulantes ou anti-inflamatórios, que são usados para tratar uma variedade de condições.

Eles devem ser usados apenas por quem tem conhecimento profundo, pois podem causar efeitos colaterais. 

Veja também: Terapias integrativas e complementares é reconhecido pelo MEC?

Aprenda tudo sobre as terapias integrativas!

o que significa a sigla PIC

Entender o que significa a sigla PIC ajuda muito na hora de compreender a importância desse tipo de terapia no dia a dia das pessoas, concorda?

Então, por que não iniciar uma carreira nessa área capaz de mudar a vida de tanta gente? Pois é!

Por isso, convidamos você para conhecer o curso de terapias integrativas que selecionamos especialmente para você. Clique no botão abaixo e conheça todos os detalhes!

botão