Você sabe o que é abordagem holística? Quer entender melhor essa área e, quem sabe, até se tornar um terapeuta holístico?
Neste conteúdo, vamos te explicar o que significa uma abordagem holística e quais os benefícios que ela pode promover para as pessoas.
Acompanhe e aproveite para tirar todas as suas dúvidas.
Aproveite e clique no link abaixo para se tornar um terapeuta holístico!
O que é abordagem holística?
Podemos dizer que uma abordagem holística é aquela que considera o ser humano como um todo. Ao invés de tratar as questões de saúde focando apenas no físico, na abordagem holística são considerados fatores relacionados à mente e à alma.
Assim, entende-se que o ser humano é um ser inteiro, com tudo interligado. Suas energias, pensamentos e seu corpo atuam em harmonia, e quando algo não vai bem em uma instância, pode afetar outra.
Por exemplo, se uma pessoa começa a ter muita ansiedade, essa ansiedade pode acabar impactando a sua mente e a sua alma, de maneiras diversas.
Por meio do acompanhamento holístico, torna-se possível tratar o ser humano em sua completude, analisando as causas mais profundas de suas dores e dissabores, e proporcionando um tratamento qualificado e alinhado às suas necessidades.
Por isso, é uma área de atuação que pode proporcionar muitos benefícios para os pacientes, conectando-os com eles mesmos e aumentando a qualidade de vida.
Veja também: Formação em terapia holística: Como funciona?
Quais os benefícios da abordagem holística?
Entendido o que é abordagem holística, é hora de compreendermos os benefícios que estão por trás desse tipo de prática.
É importante considerar que existem muitas abordagens diferentes, como reiki, aromaterapia, hipnoterapia, entre outras. Todas elas focam nessa visão profunda do ser humano, e podem proporcionar diferentes benefícios.
Na lista abaixo, descrevemos os benefícios gerais que todas essas práticas podem, em muitas situações, proporcionar.
Entretanto, cabe a você escolher qual é a área que mais chama a sua atenção, buscando um tratamento alinhado às suas necessidades.
Além disso, se quiser se tornar um terapeuta holístico, também deverá avaliar as diversas áreas para obter uma carreira sólida.
Com isso tudo em mente, vamos agora aos benefícios:
1. Promove o bem-estar geral
Como o foco da abordagem holística é tratar o ser humano como um todo, dando atenção às emoções, questões espirituais e aspectos do corpo físico, há o benefício de atingir um possível bem-estar geral com a prática.
Por exemplo, a aromaterapia pode trazer mais relaxamento para a mente e para o corpo, proporcionando mais leveza no dia a dia, bem-estar e qualidade de vida.
Por isso, cada vez mais pessoas têm buscado esses tipos de tratamentos e até mesmo se especializado para atuar na área.
Se você deseja aprimorar os seus conhecimentos sobre terapia holística, confira o curso no link abaixo!
2. Aborda as causas dos problemas
As causas dos problemas, que temos ao longo de nossas vidas, podem estar associadas a muitos fatores. Alguns deles têm relação com nossa história de vida, emoções, pensamentos e aspectos espirituais.
Sendo assim, quando pensamos no que é abordagem holística, estamos pensando em uma prática que aborda as causas dessas questões.
Ao invés de apenas tratar uma tontura, por exemplo, analisa-se até que ponto essa tontura física pode estar associada com alguma questão espiritual ou emocional.
Desse modo, é possível investigar mais a fundo o que pode estar abalando a nossa vida.
Veja também: Terapeuta holístico o que é: Saiba mais aqui!
3. Considera a interconexão entre mente, corpo e espírito
Como vimos até aqui, a abordagem holística também é conhecida por considerar a conexão entre as diferentes partes interligadas de um ser humano: sua mente, corpo e espírito.
Essa terapia entende que não podemos ser separados em partes. Não há como ter um corpo livre da mente ou do espírito.
Os três pilares caminham juntos, lado a lado, formando quem somos, nossas dores e alegrias, sonhos e desafetos, e assim por diante.
Essa visão interconectada pode proporcionar mais saúde, ao entender que nenhum problema possui apenas uma causa e um efeito, mas sim, uma interligação com diferentes esferas de um mesmo ser humano.
Se você quer oferecer isso aos seus pacientes, tornando-se um terapeuta holístico, acesse o link abaixo e conheça o curso.
4. Foca na pessoa como um todo
Focar na pessoa como um todo, não a reduzindo a um mero sintoma, é importantíssimo para validar qualquer problema pessoal.
Um desafeto, por exemplo, não será apenas um desentendimento com uma pessoa. Ele pode ter relação com o passado, com a visão de mundo, com aspectos espirituais e assim por diante.
Ver a pessoa como um todo reduz as chances de invalidarmos as pessoas que estão à nossa volta. Nós podemos entendê-las melhor.
5. Encoraja a autodescoberta e o autoconhecimento
A abordagem holística também é conhecida por ser uma prática focada na autodescoberta e no autoconhecimento.
Analisar a forma como sentimos, o que sentimos e quando sentimos, nos ajuda a enfrentar esses sentimentos com mais sabedoria.
Também contribui para um equilíbrio interno melhor. Se sabemos melhor o que sentimos, as emoções tendem a ser mais controladas e não irão nos abalar tanto quanto não tivéssemos esses conhecimentos.
Conhecer a si mesmo, como um todo, pode ser libertador. Por isso, um curso de terapia holística pode ser um caminho muito promissor!
Acesse o link abaixo e veja o curso que pode te proporcionar muitos conhecimentos valiosos.
6. Promove a harmonia e o equilíbrio
Por fim, a abordagem holística também pode nos ajudar a atingir um maior equilíbrio e uma maior harmonia em nossas vidas.
Isso porque, todos os benefícios citados até aqui nos levam para esse caminho. O autoconhecimento, o entendimento de nós como um todo, a abordagem dos nossos problemas e a promoção do bem-estar podem proporcionar uma vida mais harmoniosa.
Por isso, cada vez mais profissionais têm buscado se formar em terapia holística, tanto para transformar a si mesmo quanto para levar essa bela e incrível transformação para mais pessoas à sua volta.
Assim, quem sabe, podemos atingir um maior equilíbrio para a nossa comunidade como um todo, concorda?
Se você deseja saber mais sobre o curso de abordagem holística, acesse o link abaixo e confira detalhes.
Deixar um comentário