Se você já se perguntou se terapia holística é pecado e tem dúvidas sobre o assunto, hoje vamos te esclarecer essa questão e você vai poder conhecer mais sobre a terapia holística.
Desde que o mundo é mundo, os seres humanos buscam maneiras de cuidarem da sua saúde. Ultimamente, além da saúde física, as pessoas têm priorizado muito a saúde mental e espiritual, que são muito importantes para o bem-estar humano.
Com isso, com o passar dos anos nós começamos a buscar novos tipos de cuidados. As pessoas passaram a fazer mais exercícios, cuidar da pele, fazer psicoterapia e buscar outros tipos de terapia que as ajudassem de alguma maneira.
A terapia holística surgiu como vários outros tipos alternativos de cuidado com o nosso bem estar. Mas, afinal, o que é terapia holística? Será que é pecado? Vamos entender!
Veja também: Quanto tempo dura o curso de terapia holística?
O que é a terapia holística?
Tirando o foco de sintomas causadores de doenças, a terapia holística consiste em ajudar o paciente a conquistar um bem-estar completo, ou seja, que tudo nele esteja em equilíbrio.
O corpo e mente devem estar saudáveis para que o paciente esteja saudável.
Essa terapia pode ser utilizada para tratar diversas doenças, tanto do corpo quanto da mente. Pode também ser utilizada como complementação dos modos convencionais de tratar as doenças.
Dentre essas doenças, ela trata ansiedade, o medo, os chamados bloqueios energéticos, entre outros. Pode também contribuir com o tratamento de dores físicas.
No caso, você pode buscar um terapeuta holístico caso sinta a necessidade de complementar seu tratamento.
Além disso, antes a terapia holística era apenas um tipo alternativo de tratamento, mas, hoje em dia, alguns tipos de terapia têm reconhecimento médico e podem ser feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Quais são os tipos de terapia holística?
Dentro da terapia holística, existem alguns tipos que são bem conhecidos. Alguns deles não são reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina, outros são.
Contudo, muitas pessoas ainda têm preconceito com esse tipo de medicina alternativa. Vale a pena conhecer antes de julgar, pois você pode se beneficiar muito se optar por tratamentos conectados, ou seja, a terapia junto com os tratamentos solicitados pela medicina tradicional.
Conheça agora os tipos de terapia holística:
- Aromaterapia: utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para contribuir com a saúde tanto da mente quanto do corpo;
- Acupuntura: agulhas são colocadas em partes específicas do corpo. Pode auxiliar com alívio de dores e tensão.
- Reiki: se baseia em transferir energias a fim de curar o paciente;
- Reflexologia: ajuda com problemas físicos e mentais por meio de pressão em pontos específicos do pé;
Esses são alguns tipos de terapia. Elas são aplicadas desde muito antigamente, muitos povos acreditavam em seus benefícios e hoje são aplicadas como alternativas.
Não se deixe vencer pelo preconceito, é sempre bom experimentar novos tipos de terapia para relacionar com tratamentos para diversas doenças.
O foco e a concentração que esse tipo de terapia promove pode ser muito benéfico para o seu processo de cura.
No link abaixo você poderá conhecer um curso sobre terapia holística.
Terapia holística é pecado?
O mundo é rodeado de crenças diferentes e muitas delas nos levam a crer que alguns tipos alternativos de tratamento são pecado. Vamos te contar mais sobre o X da questão.
Dentro de algumas religiões, os tratamentos psicológicos não são bem aceitos, por isso, vale pensar que a terapia holística também não seja bem aceita.
Contudo, é importante lembrar que cada pessoa deve seguir as crenças que lhe fazem bem, mas nunca excluir uma ideia sem conhecê-la.
A terapia holística pode não ser bem vista por alguns religiosos. Apesar de ser apenas uma forma de tratar corpo e alma por meio do equilíbrio com o universo, isso pode ser mal visto por algumas pessoas.
Mas, então, afinal, terapia holística é pecado? A resposta vai depender da religião que você se encontra e se esse tipo de terapia é bem visto por ela.
É importante respeitar sempre as crenças e conhecimentos espirituais de cada pessoa. Se dentro de sua crença ou religião as práticas holísticas são consideradas pecado, você tem total direito de não praticá-las.
Em contrapartida, você também pode optar pelo tratamento de terapia holística mesmo que isso vá contra sua religião, pois essa escolha é totalmente sua.
Busque orientação espiritual para compreender melhor seus sentimentos perante a questão.
Contudo, se você está doente e necessita de algum cuidado fora do tratamento receitado pelo médico tradicional, você pode buscar um profissional holístico para te contar mais sobre a prática.
Se preferir, pode fazer o seu curso de terapia holística para conhecer mais sobre a prática. Clique no link abaixo.
Entendendo os profissionais holísticos
Os terapeutas holísticos são profissionais formados na área que estuda diversos aspectos do corpo e da mente humana.
Eles devem ter uma formação em cursos especializados para garantir a funcionalidade de seu tratamento.
Os profissionais da área devem sempre estar atentos ao ser humano e às suas necessidades. Assim como um médico da medicina tradicional, ele deve manter o profissionalismo e ter responsabilidade perante o seu paciente.
Assim sendo, o profissional holístico deve sempre buscar se aperfeiçoar em sua profissão para obter destaque e ajudar muitos pacientes que precisam da terapia alternativa.
De acordo com a região que o terapeuta reside, também é importante que ele esteja ciente dos regulamentos de sua profissão no local, quais tipos de terapia podem ser aplicadas ali, etc. É sempre bom estar atento a essas questões.
Se você se interessa sobre o assunto e deseja ser terapeuta holístico clique no link para conhecer cursos na área.
Terapia holística em expansão
A terapia holística é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no mundo. Muitas pessoas buscam alternativas de tratamento, principalmente as meditações e a acupuntura. Esses tipos de tratamento são bem famosos.
Sobre a pergunta em questão “terapia holística é pecado?”, é importante que você entenda que essa questão vai variar de pessoa para pessoa. Cada ser humano é único e tem noção das forças que o movem.
Por isso, de acordo com as suas crenças, busque orientações sobre essa forma de tratamento, converse com um profissional capacitado da área para você ficar por dentro.
Muitas questões que envolvem religião e espiritualidade podem chegar a considerar a terapia um pecado, mas cabe somente a você decidir se segundo suas crenças você estará pecando.
O respeito com as crenças é importante, por isso ressaltamos a importância de conhecer os tipos de terapia e se você se sente confortável perante elas para realizar a terapia holística.
Veja também: Quanto ganha um terapeuta holístico no SUS?
Deixar um comentário