Se você está se perguntando quanto ganha um terapeuta holístico no SUS, nesse conteúdo nós te mostraremos as principais informações sobre os ganhos desse profissional.
Sendo uma das profissões tendência para 2024 e que mais vem crescendo no mercado de terapia, se tornar um terapeuta holístico está dentre os principais desejos de quem tem afinidade com a área holística.
No entanto, será que no quesito financeiro, vale a pena trabalhar diretamente no SUS ou é mais vantajoso empreender/trabalhar para terceiros? Por mais que muitos profissionais busquem essa área pela afinidade e o desejo de ajudar, não podemos negar que os ganhos também são importantes.
Entenda a seguir os principais detalhes sobre quando ganha um terapeuta holístico no SUS e veja se financeiramente falando é um ramo que vale a pena.
Veja também: Qual o valor de uma sessão de terapia holística?
Quanto ganha um terapeuta holístico no SUS?
Inicialmente, vale citar que um terapeuta holístico no SUS pode ter um salário variado, este conforme algumas características como tempo de atuação, especializações, órgão que está trabalhando e outros.
Mesmo que hoje a terapia holística já seja uma profissão reconhecida oficialmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ainda não existe um piso ou teto salarial para essa profissão.
Ou seja, afirmar exatamente quanto um profissional ganha pode ser um desafio, por não existir nenhum padrão ou regulamentação que prevê isso.
Em média, segundo o site Quero Bolsa, a média salarial de um terapeuta holístico pelo SUS é de R$ 2.451,65.
Além disso, ainda segundo a fonte, confirma-se que os melhores estados hoje para ganhar dinheiro como profissional de terapia holística pelo SUS, são os estados de Goiás, Distrito Federal e Tocantins, possuindo as melhores faixas salariais.
Veja também: Quanto tempo dura o curso de terapia holística?
Terapeuta holístico pelo SUS ou em clínica privada?
Tendo conhecimento de quanto ganha um terapeuta holístico no SUS, você pode ficar em dúvida se compensa se tornar um profissional do Sistema Único de Saúde, nesse caso, atuando como funcionário público, ou indo direto para rede privada.
E, a escolha da melhor opção deve ser feita levando em consideração uma série de fatores, especialmente as vantagens únicas que você como profissional pode obter em ambos os casos.
Algumas das vantagens que podemos citar em cada um dos casos, são:
Terapeuta holístico pelo SUS:
- Oportunidade de alcançar um maior número de pessoas, atendendo principalmente aqueles pacientes que não conseguem ter acesso ao serviço privado;
- Atividade com foco maior no propósito social, alinhando seus princípios mais em relação a contribuições sociais;
- Possibilidade de ascensão salarial e ganho de cargos comissionados;
- Estabilidade financeira e de cargo.
Terapeuta holístico em clínicas privadas:
- Maior autonomia profissional, possuindo assim maior liberdade para definição de suas práticas, métodos terapêuticos e estilo de trabalho;
- Potencial financeiro, podendo começar profissionalmente ganhando maiores salários;
- Valorização da experiência e especializações, possibilitando salários mais elevados;
- Possível flexibilização de jornadas de trabalho com personalização de horários.
A escolha deve ser feita com base nos seus desejos e foco como profissional no ramo da terapia holística.
Como trabalhar como terapeuta holístico no SUS?
Ao saber quanto ganha um terapeuta holístico no SUS, se o salário se mostrou atrativo para o seu foco profissional, vale a pena entender como se tornar um profissional dessa área.
Hoje, existem algumas formas principais pelo qual você pode se tornar um terapeuta holístico no sistema de saúde pública, sendo as principais formas de ingresso:
- Concurso público;
- Contrato público;
- De forma voluntária.
Concurso público
Essa é hoje uma das principais formas de ingressar em um cargo público, sendo a melhor opção para você que deseja estabilidade na carreira como terapeuta holístico pelo SUS.
No concurso público, você precisará fazer uma prova, concorrendo a vaga diretamente com outros participantes da mesma área.
Os concursos públicos costumam abrir para os mais diversos órgãos públicos, onde você pode atuar em diversas repartições públicas, como em hospitais, clínicas, postos de saúde e muito mais.
Cada concurso possui suas particularidades individuais, onde você deve ficar atento a quando for lançada as vagas, se preparando para a prova e conseguindo ser aprovado.
Atualmente, os cargos públicos são os que mais pagam no ramo da terapia holística, ideal para quem busca as melhores condições salariais.
Contrato público
Constantemente, diversas repartições públicas que utilizam do SUS, abrem vagas para profissionais no ramo da terapia holística.
No contrato público, você atuará como um funcionário público contratado, geralmente em regime CLT.
O contrato público geralmente possui um prazo de atuação do profissional no cargo, ou seja, não sendo uma atuação por tempo indeterminado.
Voluntário
Inicialmente sem remuneração, muitas pessoas no ramo da terapia holística, especialmente iniciantes, podem ingressar no SUS de forma voluntária.
Dessa forma, por vontade própria, o terapeuta pode oferecer os seus serviços para população em geral, adquirindo experiência na área.
A atuação voluntária é semelhante a um estágio, ideal especialmente para iniciantes que desejam atuar na prática.
Veja também: Quanto tempo dura um curso de terapeuta holístico?
Deixar um comentário