Descrição

Sendo buscado como uma opção natural para o tratamento de diversos problemas, o óleo vegetal de calêndula vem sendo um dos mais procurados nos últimos tempos.

Porém, mesmo possuindo uma origem orgânica e a princípio sem contra indicativos que possam vir a prejudicar a saúde humana, muitos têm dúvidas sobre esse composto e se realmente vale a pena.

Por fim, para entender melhor, veja a seguir tudo sobre o óleo vegetal de calêndula e veja se realmente vale a pena investir.

flor de calêndula

Óleo de calêndula puro pode ajudar em inúmeros problemas de saúde, desde que usado corretamente.

Para que serve o óleo vegetal de calêndula?

O óleo vegetal de calêndula é um composto orgânico extraído de forma natural da Calêndula officinalis L., possuindo diversas propriedades em sua composição que ajudam a tratamentos na região capilar, corporal e facial.

Ele é um composto puro, geralmente usado em conjunto com óleos essenciais e outros componentes, onde juntos conseguem trazer ativos que colaboram com ação anti-inflamatória, emoliente, anti-séptica, calmante, cicatrizante e de regeneração celular.

Você pode usar esse óleo para os seguintes tratamentos:

  • Queimaduras;
  • Assaduras;
  • Hidratação e rejuvenescimento de peles ásperas, rachadas, cansadas e acneicas;
  • Cicatrização de feridas;
  • Regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Tratamento de problemas estomacais;
  • Redução de sintomas como TPM, menopausa e climatério;
  • Inflamações;
  • Ressecamento (após banho de sol, por exemplo);
  • E dentre outros.

Qual a função da calêndula na pele?

Na região da pele, principal uso hoje do óleo de calêndula puro para maioria das pessoas, ele é usado como um composto principalmente para infecções e inflamações na pele.

Isso porque o óleo ajuda diretamente no processo de cicatrização, estimulando o próprio processo natural do corpo, acelerando esse processo.

Sua absorção em regiões cutâneas é bem mais rápida que alguns outros componentes, conseguindo garantir melhores resultados nesta região.

Além disso, devido a sua ação antimicrobiana, o óleo é capaz de eliminar fungos, bactérias e parasitas que podem vir a se instalar na pele e tecidos, sendo muito usado para limpar feridas, garantindo uma regeneração e cicatrização mais rápida e eficiente.

No entanto, além disso, o óleo vegetal de calêndula hoje é bastante procurado para acne e eczema, conseguindo fazer a limpeza e hidratação da pele.

Óleo Vegetal de Calêndula

Óleo vegetal de calêndula é 100% natural e puro.

Pode passar óleo de calêndula no rosto?

Sim, você pode usar o óleo de calêndula no rosto, sendo ele indicado para o tratamento de acne e limpeza da pele.

Suas propriedades conseguem garantir uma pele macia e hidratada, favorecendo o processo de cicatrização da pele.

Além disso, vale citar que o óleo é indicado para todos os tipos de pele, sendo um produto 100% natural.

Você ainda pode usar o óleo de calêndula no rosto com máscaras faciais ou hidratantes apropriados para pele, potencializando os resultados.

Como usar calêndula para pele?

O óleo de calêndula puro é bastante procurado para pele, devido aos seus benefícios oferecidos. O seu uso é bem simples, e você pode fazer da seguinte forma:

  1.   Após o banho, coloque algumas gotas de olhos em algumas regiões do seu corpo, e em seguida esfregue lentamente em movimentos compassados;
  2.   Caso você queira passar no rosto, coloque algumas gotas de óleo na sua mão e passe pela face até cobrir todas as áreas.
  3.   Por fim, deixe secar por contra própria e repita o processo diariamente, de preferência antes de dormir, aproveitando a ação relaxante do produto.

Além disso, você também pode usar em locais específicos como no bico dos seios após amamentar, em assaduras de bebês e outros.

Qual a contraindicação da calêndula?

Atualmente, o uso do óleo vegetal de calêndula pode ser feito por praticamente todas as pessoas, onde devido ser natural, ele se mostra bastante seguro.

No entanto, alguns médicos e especialistas não indicam esse produto, sem antes o paciente passar por avaliação em grávidas e lactantes.

Além disso, pessoas que são alérgicas ou sensíveis à substância devem suspender o uso imediatamente.

Crianças também não devem usar sem a supervisão dos pais ou responsáveis e de especialistas.

Por fim, são raros os casos de reações ao uso, sendo um produto amplamente consumido por homens e mulheres por todo o mundo.

Óleo Vegetal de Calêndula

Ideal para queimaduras, assaduras e hidratação.

Quais os efeitos colaterais do óleo de calêndula puro?

O óleo de calêndula puro é um produto natural e de origem 100% orgânica, não existindo efeitos colaterais expressivos durante o seu uso.

Porém, vale citar que pessoas que têm alergia à substância, em alguns casos podem apresentar sintomas alérgicos como coceira, vermelhidão ou coceira no local aplicado.

Nesse caso, é recomendado remover imediatamente o óleo da pele com água fria corrente e suspender o uso do óleo.

O uso exagerado do produto no cabelo também pode deixá-lo oleoso, sendo recomendado o uso somente de 1 a 2 vezes por semana.

Óleo de calêndula puro é seguro?

Sim, o óleo de calêndula é um composto natural, sem composição química agressiva que possa oferecer efeitos colaterais à pele ou saúde humana.

Além disso, o óleo é seguro e certificado para uso e comercialização, sendo testado e aprovado os benefícios oferecidos.

Pode ingerir óleo de calêndula?

Sendo o seu principal uso recomendado em áreas externas, como pele e cabelo, o óleo de calêndula até então não apresentou benefícios expressivos no uso oral.

Porém, alguns usuários afirmam que o uso dele junto com óleos essenciais de forma oral oferece benefícios principalmente para tratamentos de problemas no estômago.

Além disso, sintomas causados pela TPM e menopausa também foram aliviados com o uso.

O óleo puro também mostrou resultados satisfatórios na regulagem dos níveis de açúcar no sangue, como também no fortalecimento do sistema imune.

Para ingerir o óleo de calêndula, não é recomendado você fazer a ingestão direta do óleo, devendo aplicar algumas gotas na água e tomar na forma de tintura e chá.

O uso geralmente é realizado 3 vezes ao dia.